3° Estação Mundo do Mel, evento de apicultura e derivados das abelhas, acontece no Shopping Estação Goiânia entre os dias 3 e 4 de outubro, em Goiânia.
O evento, que será entre as 09h às 18h, terá 12 expositores com novo produtos como mel cremoso, além do chocomel, diversos sabores de hidromel, conserva de castanhas com mel, cosméticos, produtos fitoterápicos e receitas feitas a partir do famoso adoçante natural. A entrada é gratuita, e o evento acontece na praça de eventos do centro de compras.
Eduarda Leite – Assessoria de Imprensa Estação Goiânia
A 52ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, considerada a maior feira do setor na América Latina, reuniu os principais players do trade nacional entre os dias 8 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro. Presente pela 11ª vez, o Grupo Bancorbrás participou do evento com representantes das principais empresas do seu ecossistema de turismo: Operadora Bancorbrás, Bancorbrás Corporativo, Clube Bancorbrás e Zarpo. Durante os três dias de evento, a equipe de 30 especialistas em turismo atendeu cerca de 2 mil pessoas, entre agentes de viagens, companhias aéreas, receptivos, locadoras e meios de hospedagem.
Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Operadora Bancorbrás, destaca que o evento é um espaço valioso para estreitar relacionamentos, fortalecer parcerias com agências, agentes de viagens e empresas do setor. “Foram três dias intensos e de muito trabalho e oportunidades para trocar experiências, alinhar estratégias e identificar novas possibilidades de atuação conjunta que beneficiem tanto os nossos parceiros quanto os nossos clientes”, comenta Pereira.
Para apresentar seus produtos e serviços, o Grupo Bancorbrás apostou em um estande moderno e interativo, localizado em uma área estratégica da feira. A estrutura contou com pontos fixos de atendimento, lounge, carrinho de pipoca e uma cabine de prêmios exclusiva para os agentes de viagem. “Estar na ABAV Expo com o posicionamento integrado de Grupo reforça a amplitude da nossa atuação no turismo e a relevância do nosso ecossistema de marcas. Ficamos muito satisfeitos com a visibilidade e a repercussão da Bancorbrás nesta edição, que reafirma nossa presença sólida e estratégica no setor. Seguimos comprometidos em fortalecer conexões e já nos preparamos para estar na próxima edição, em São Paulo, com ainda mais novidades”, afirma Bruno Casanova, Head de marketing do Grupo Bancorbrás. Além disso, diversas reuniões foram realizadas na sala exclusiva que a empresa preparou aonde os profissionais do Grupo puderam receber parceiros com privacidade e conforto.
A participação na ABAV Expo reforça o posicionamento do Grupo Bancorbrás em eventos relevantes da cadeia turística nacional. “Com uma atuação diversificada, seguimos buscando caminhos para fortalecer conexões e contribuir com o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil”, comenta Carlos Eduardo. “Os resultados positivos que temos acumulado em todas as empresas do Grupo, são frutos de um trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido e consolidado ao longo dos anos”.
Evento contará com produtores regionais, palestras e workshops sobre o mundo dos negócios, gastronomia e turismo
Da moda ao artesanato, da alta gastronomia à agricultura familiar, a 4ª edição do Bahia Origem Week vai oportunizar centenas de produtores e empreendedores de diversas categorias durante quatro dias, em Salvador. A Feira de Origem e Negócios, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de abril, no Centro de Convenções, terá uma vasta programação que vai visibilizar e discutir os principais agentes que movem a economia do estado.
Com mais de 200 expositores e 400 marcas, o evento vai receber atividades formativas e comerciais no setor, como palestras e workshops com representantes públicos e privados, oficinas, cursos e lançamentos de produtos.
Entre os empreendedores em destaque, está José Antônio Monteiro, fundador de uma das maiores fábricas de charutos do Brasil. A empresa, que nasceu em Alagoinhas, se expandiu e atualmente é uma das maiores exportadoras nacionais do produto. Atuando no segmento de manufatura, a charutaria promete levar ao público do Origem Week a experiência de entender como funciona o processo artesanal de produção.
“A participação da Jamm Cigar no Origem Week vai ser uma grande satisfação. Vai ter muita gente importante do nosso segmento e vamos ter a oportunidade de, além de apresentar e vender os nossos produtos, mostrar o processo de produção, que é 100% manual. Nós estamos envolvidos da plantação à produção dos charutos na fábrica. Para o evento vamos levar equipamentos para fazer charutos ao vivo, mostrando aos visitantes e clientes um pouco da nossa história e como trabalhamos para nos tornar essa empresa de excelência“, disse o proprietário.
Em mais uma edição do evento, a empresária Helenilda Ribeiro, de Valença, litoral sul da Bahia, produz derivados do cacau dentro dos métodos ‘bean-to-bar’ e ‘tree-to-bar’ – processo no qual o fabricante controla toda a produção, desde a colheita do grão até o produto final. Ela acredita que o evento impulsionará as vendas da sua marca.
“Esse já é o meu segundo ano participando do Bahia Origem Week e o resultado é muito positivo. Trouxe visibilidade para a minha empresa, a HR Cultivares, além de proporcionar negociações e vendas. Nós funcionamos dentro de um sistema agroecológico, onde produzimos chocolate, mel de cacau, entre outros produtos. Aqui fazemos todo o processo: plantação, colheita, torra, até chegar na barra de chocolate“, disse a empreendedora que estará expondo os seus produtos nos quatro dias do evento.
Também oriunda da agricultura familiar, a empreendedora Fatima Novaes encara a Feira de Negócios do Origem Week como uma ‘grande vitrine’. Natural de Iguaí, interior do estado, ela terá a oportunidade de, neste ano, comercializar seus produtos e ministrar uma palestra sobre a sua trajetória pessoal e profissional.
“Hoje a Delícias da Nina não só celebra a gastronomia típica do sudoeste baiano, mas também o poder de sonhar e realizar em qualquer fase da vida. O meu objetivo no Origem Week é mostrar que empreender não tem limite de idade”, afirmou.
Dentro desse segmento, a grade do evento também vai contar com uma mesa redonda sobre o tema “Turismo Gastronômico na Bahia – Sabores da Terra da Sociobiodiversidade“. O debate será comandado pelo pesquisador de Geociências da UFBA Alberto Viana; Ednilson da Silva Andrade, doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano, pela UNIFACS; a nutróloga Euzelia Lima e Uerisleda Moreira, mestre em História Regional e Local pela UNEB.
“Vamos abordar como a sociobiodiversidade baiana influencia a experiência gastronômica e turística, destacando outros produtos emblemáticos e a conexão entre o campo e a mesa. Além disso, serão discutidas iniciativas de turismo rural e gastronômico que promovem o desenvolvimento das comunidades e a valorização dos saberes ancestrais“, disseram os palestrantes.
Com expectativa de que a Feira receba cerca de 30 mil visitantes e movimenta mais de R$15 milhões em negócios diretos e indiretos, o idealizador do Origem Week e CEO do Grupo M21, Marco Lessa, explica que além de promover oportunidades comerciais, o evento geral um impacto sociocultural no estado.
“A Feira transversaliza a cultura da Bahia trazendo produtos e produtores de várias regiões. Temos a agricultura familiar, produção de carnes, peixes, artesanato, moda, queijos, vinhos, chocolates, cacau, ações institucionais do estado, experiência sensorial, palestras riquíssimas com diversos conteúdos, aulas shows com renomados chefs de cozinha. Sendo assim, o Bahia Origem Week, em mais uma edição, reafirma como uma grande celebração à diversidade baiana“, pontuou.
O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.
SERVIÇO
Bahia Origem Week – Chocolat Festival – Expo Pesca e Aquicultura
Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio)
Quando: 03 a 06 de abril de 2025
Horário: das 14h às 22h
Entrada: Gratuita, mediante entrega de 1Kg de alimento não perecível para a campanha Bahia Sem Fome