Com curadoria de Ana Carolina Ralston, exposição gratuita apresenta obras de Ayrson Heráclito, Leandra Espírito Santo, Leandro Lima, Licida Vidal, Luiz Zerbini e Rafa Bqueer.
A 14ª Mostra 3M de Arte ocupa pela primeira vez o Parque da Luz, no centro de São Paulo, até 26 de outubro. Sob o tema Biomorfos: a Reinvenção do Ser, a exposição, gratuita, idealizada e produzida pela Elo3, reúne obras site-specific de seis artistas de diferentes localidades do país e que, em comum, tratam do universo híbrido e metamórfico. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, tem a participação de Ayrson Heráclito, Leandra Espírito Santo, Luiz Zerbini e Rafa Bqueer. Pelo edital foram selecionados Licida Vidal e Leandro Lima. As obrasAyrson Heráclito exibe Juntó, trabalho que instiga as relações entre os orixás no contexto da ancestralidade afro-brasileira. A instalação é composta por três esculturas de dois metros em aço inox, que simbolizam a fusão entre tradição e tecnologia ligadas ao afrofuturismo. O projeto inclui, ao redor das esculturas, desenhos e poemas que representam as 256 possíveis combinações entre os 16 orixás, revelando a complexidade dos terreiros como espaços de encontro espiritual e cultural.
Leandra Espírito Santo, Ultra Movements convida os visitantes a repensarem os limites do corpo e da máquina em um tempo marcado pela fusão entre o físico e o digital. A artista, inspirada em pesquisas desenvolvidas desde a Bienal do Mercosul, com especial atenção à figura do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, leva ao público a reprodução literal de corpos para tensionar a noção de humanidade na era da automação. Em cena, dois movimentos opostos materializam essa fricção: um braço que se ergue e desce lentamente e uma cabeça que gira em alta velocidade sobre um trilho, compondo uma coreografia mecânica que questiona o controle, o ritmo e os limites do próprio corpo.
Leandro Lima apresenta Artéria, instalação composta por uma estrutura metálica central da qual se expandem fitas de LED que pulsam nas cores vermelho e azul.
As luzes vermelhas evocam o movimento da lava, energia que irrompe de dentro para fora, enquanto o azul representa o retorno ao centro. A obra é inspirada também na circulação sanguínea e traz referência ao exame Doppler, que distingue o fluxo do sangue pelas cores.
Entre o orgânico e o tecnológico, Artéria pulsa como um organismo vivo, conectando corpo e planeta. Obra Artéria, de Leandro Lima, para 14ª Mostra 3M de Arte / Créditos: Karina Bacci Licida Vidal criou a Neosymbiota Lucens – Unidade Autônoma de Despoluição: Tentativa 1, Campo de Guaré.
O trabalho propõe a criação de um organismo híbrido e totalmente autônomo, ativado por placas de energia solar, capaz de captar e filtrar a água da chuva por meio de elementos filtrantes, como argila e carvão ativado.
Um segundo dispositivo detecta a umidade do ar, bombeia e pulveriza a água para devolvê-la limpa ao ambiente.
A obra foi concebida para funcionar como uma verdadeira unidade de despoluição e evidencia a intersecção entre arte, tecnologia e sustentabilidade, promovendo uma reflexão sobre o uso consciente dos recursos naturais. Neosymbiota Lucens – Unidade autônoma de despoluição: Tentativa 1, campo de Guaré/ Créditos: Karina Bacci
O artista Luiz Zerbini participa com a obra sensorial e contemplativa É proibido pisar na grama.
O jeito é deitar e rolar. A instalação convida o público a se reconectar com a natureza em um espaço de pausa e reflexão. Bancos de madeira foram instalados sob uma das maiores figueiras do parque, e parte do terreno recebeu uma camada de areia, ressaltando a importância do tempo, da escuta e da presença.
Ao redor da árvore bicentenária, estão dispostos objetos que integram uma curadoria pessoal do artista, peças devolvidas a ele pelo mar em praias brasileiras, compondo uma narrativa sobre a relação entre o homem e a natureza.
O título da obra faz referência a um poema do poeta carioca Chacal. É proibido pisar na grama. O jeito é deitar e rolar, de Luiz Zerbini / Créditos: Karina BacciJá Rafa Bqueer criou a Boiúna, inspirada nos rios e mitos da Amazônia.
Produzida com tecido e espuma, a instalação abriga em seu interior caixas de som de onde emanam hierogritos, forma sensorial de comunicação entre a artista, a natureza e suas práticas performativas ligadas ao movimento LGBTQIA+ das Themônias, do Pará.
Em seu processo criativo, ela reutiliza resíduos têxteis de fantasias de escolas de samba de São Paulo, conectando arte, corpo e sustentabilidade.
Serviço em São Paulo14ª Mostra 3M de Arte no Parque da Luz
Gratuita
Data: Até 26 de outubro
Horário de funcionamento do Parque: de terça a domingo, das 6 às 18 horas
Praça da Luz, s/n – Bom Retiro, São Paulo – SP
Mais informações: Link Sobre a 3MA 3M acredita que a ciência ajuda a criar um mundo mais brilhante para todos.
Ao liberar o poder das pessoas, ideias e ciência para reimaginar o que é possível, nossa equipe global aborda de forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, comunidades e planeta.
Saiba como estamos trabalhando para melhorar vidas e o que está por vir em news.3m.com.br.
No Brasil, a 3M conta com cerca de 3.000 funcionários, e possui três fábricas no estado de São Paulo, que compõem a 3M Brasil, além da 3M Manaus, localizada no estado do Amazonas.
Em 2024, a 3M alcançou vendas brutas de R$ 5,2 bilhões no país.Sobre a Elo3Há mais de 21 anos a Elo3 tem sido líder na transformação social, democratizando o acesso à arte e à cultura em 179 cidades brasileiras.
Com projetos inovadores em exposições, fotografia, literatura e educação, a organização alcançou mais de 6 milhões de pessoas e distribuiu 138 mil livros.
Destacam-se eventos como a exposição Santos — Dumont Designer e a Mostra 3M de Arte, juntamente com iniciativas educativas como Retratos da Terra e a Jornada Sabiá de Leitura.
A Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte.
Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.
PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.
WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.
A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.
O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.
WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.
“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.
Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.
Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.
A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.
De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.
“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.
Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.
A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.
“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.
A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.
Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.
Participações confirmadas e estrutura do projeto.
O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.
Também participam vários DJs presentes na cena goiana.
A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.
Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.
“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.
O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.
WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.
“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.
Serviço
Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”
Artista: WL – O Caipira Estourado
Data: 17 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.