A Embratur marcou presença na ABAV Expo 2025 com uma série de ações voltadas para o fortalecimento da promoção do Afroturismo e da equidade racial no setor.
Um dos destaques da participação foi a apresentação do “Guia Prático de Equidade Racial no Turismo”, feito em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que promove o segmento com o objetivo de valorizar a identidade, a história e o protagonismo negro nas atividades turísticas.
A apresentação do guia ocorreu nessa quinta-feira (9), durante o ABAV Talks na Arena Urca. A Embratur foi representada pela coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres.
O documento propõe uma abordagem ativa de antirracismo, oferecendo um roteiro detalhado para que empresas do setor possam enfrentar práticas racistas e valorizar a identidade e o protagonismo negro no turismo.
No painel, foi discutida a importância do Afroturismo como um segmento que celebra a cultura, a história e as vivências da população afrodescendente. Participaram do painel também as especialistas no tema Natália Oliveira e Vitória Camilo, além do CEO e fundador do Afroturismo HUB, Hubber Clemente.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “é histórico o que está acontecendo na ABAV Expo 2025.”
“Estamos mostrando que o Afroturismo é valorização da diversidade e também é potente enquanto negócio, que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta. Tudo isso mostra a força desse segmento”, afirmou.
“O afroturismo é, ao mesmo tempo, um movimento cultural e uma oportunidade de negócios que fortalece a economia com base na diversidade.
Ao lado da Embratur, o CAF apoia a internacionalização de empreendimentos afrobrasileiros, amplia sua inserção em cadeias globais e promove um turismo que combate práticas racistas.
Com iniciativas como este guia, avançamos na construção de um setor mais inclusivo, competitivo e representativo”, salienta Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil. A iniciativa faz parte de uma aliança estratégica firmada entre a Embratur e o CAF em 2024, para impulsionar o desenvolvimento e a internacionalização de empreendimentos de Afroturismo no Brasil.
O acordo inclui a criação de um Mapa de Afroturismo no país e a capacitação de empresários para fortalecer sua inserção no mercado global. ParceriaA programação dedicada ao Afroturismo incluiu ainda workshops e um painel para debater os avanços da cooperação técnica entre a Embratur e o CAF.
O evento de encerramento, nesta sexta-feira (10), será dedicado à apresentação dos resultados da parceria. Consultores que participam do projeto vão compartilhar os produtos desenvolvidos e suas contribuições.
Haverá, ainda, o painel institucional “Afroturismo em Expansão: Desafios e Oportunidades para o Futuro”, com a presença de Eddi Marcelin, diretor de Diversidade do CAF, e de Estefanía Laterza, representante País CAF Brasil, sobre os aprendizados e os próximos passos para o fortalecimento do turismo com foco em equidade racial.
Com essas ações, a Embratur tem o objetivo de reforçar seu compromisso com a promoção da diversidade e com a construção de um turismo mais inclusivo e representativo no cenário internacional.
“A parceria com o CAF tem sido essencial para fortalecer empreendimentos afrobrasileiros e ampliar sua inserção nas cadeias internacionais do turismo, consolidando o Brasil como destino de valorização da cultura, da história e das identidades negras”, destaca Marcelo Freixo.
Rodada de negócios exclusivaPor iniciativa da Embratur, pela primeira vez o Afroturismo ganhou destaque como negócio durante a ABAV Expo 2025.
No primeiro dia de evento, 8 de outubro, 15 empreendedores do Afroturismo do Brasil participaram de rodadas de negócios com compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá.