Connect with us

Notícias

Brasil ocupa 4ª posição global em número absoluto de casos de diabetes tipo 1 infantil.

Publicado

on

Atlas 2025 da Federação Internacional de Diabetes (IDF) liga sinal de alerta sobre a prevalência da doença em crianças e a necessidade de diagnóstico precoce .

O novo relatório da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o IDF Diabetes Atlas 11ª Edição – 2025, reforça a urgência de atenção ao diabetes na infância.

O Brasil figura entre os países mais afetados, ocupando a quarta posição no ranking mundial em número absoluto de crianças e jovens (0 a 19 anos) vivendo com diabetes tipo 1 (DM1), ficando atrás apenas de Índia, Estados Unidos e China. 

De acordo com o Atlas, aproximadamente 99 mil crianças e adolescentes brasileiros vivem com a condição.

Globalmente, o diabetes tipo 1 afeta cerca de 1,81 milhão de indivíduos com menos de 20 anos, um dado que sublinha a magnitude do desafio de saúde pública. 

ĶA endocrinologista pediátrica Marília Barbosa destaca a importância do diagnóstico precoce e do controle rigoroso da doença para evitar complicações graves a longo prazo.

“Ser o quarto país com mais casos de diabetes tipo 1 em jovens é um dado alarmante que exige maior conscientização.

O DM1 é uma doença cujos sinais e sintomas iniciais são frequentemente negligenciados ou confundidos com outras enfermidades.

Estamos falando de uma condição que exige tratamento contínuo com insulina”, sublinha.

A médica enfatiza que o atraso no diagnóstico pode levar a quadros de cetoacidose diabética (CAD), uma emergência médica que pode ser fatal.

Os principais sinais de alerta que pais e educadores devem observar são: aumento da frequência urinária (poliúria), sede excessiva e constante (polidipsia), fome exagerada (polifagia), perda de peso sem motivo aparente, e cansaço e fadiga extremos. 

O Atlas da IDF projeta que a prevalência global do diabetes (todos os tipos) continue em ascensão, o que inclui a vigilância sobre o tipo 2 em adolescentes, cada vez mais associado a fatores de risco como obesidade e sedentarismo.

No entanto, o tipo 1 segue como a forma predominante na infância e exige uma abordagem especializada.

Marília Barbosa explica que o tratamento do DM1 vai muito além da aplicação de insulina. “Ele envolve educação em diabetes para a família e a escola, acompanhamento nutricional e apoio psicossocial. É uma jornada que precisa ser bem gerenciada para garantir que essas crianças tenham uma vida plena e saudável”, conclui.

Carolina PessoniPessoni Comunicação

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lançamneto

Minotauro Energy

Publicado

on

A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.

A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.

O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.

CONTINUE LENDO

Eventos

Inauguração do Instituto Integrado do Cérebro

Publicado

on

Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna

Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.

Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias

Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.

Mara Suassuna e Paula Paiva.

Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.

Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto

O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.

Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura

CONTINUE LENDO

Notícias

Comemoração

Publicado

on

Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).

O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias