*Crescimento profissional e carreira gratificante atrai jovens para área de técnico em segurança do trabalho.
Conheça histórias inspiradoras de pessoas que amam a profissão e realizaram sonhos por meio dela.
Trabalhar na área de saúde e segurança do trabalho (SST) vai além de cobrar uso de equipamento de proteção e orientar sobre normas do trabalho, é uma área complexa, completa e muito humana, avaliam profissionais atuantes no mercado de trabalho, em especial na construção civil, segmento que oferece muitas oportunidades de crescimento.
A rotina requer muito profissionalismo e responsabilidade, mas também é muito dinâmica, gratificante e cheia de aprendizado.
Com a celebração do Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, em 27 de novembro, a profissão ganha destaque e ouvimos experiências de alguns profissionais que cresceram no segmento e se sentem realizados.
Um exemplo é a Técnica em Segurança do Trabalho da Emisa Incorporadora, Isabela Ribeiro Mesquita Novais.
Natural de Brasília/DF, ela veio muito pequena para Anápolis, onde reside até hoje e onde realizou sua formação profissional.
Com nove anos de profissão e dois na incorporadora, ela lembra que o que a motivou a iniciar nesta profissão foi a vontade de cuidar das pessoas, prevenir acidentes e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro.
“Sempre me identifiquei com uma profissão que faz diferença direta na vida dos trabalhadores”, afirma ela que entrou na Emisa como Técnica Júnior e hoje é Técnica Sênior.
“Vejo a Segurança do Trabalho como uma área essencial e que exige responsabilidade e conhecimento.
Tenho satisfação em ver o quanto cresci profissionalmente, construindo uma trajetória sólida, adquirindo experiência, aplicando meus conhecimentos e buscando aprender mais a cada dia”, destaca a profissional que tem muito a celebrar.
Por meio do resultado de seu trabalho está realizando um grande sonho: construir sua casa e sair do aluguel.
“É muito gratificante conquistar algo que é meu, fruto do meu esforço e do meu trabalho”, enfatizou.
A técnica em SST Vanessa Dalbello Damasceno também tem uma história de conquista e realização por meio da profissão.
A goiana, que também mora em Anápolis, conta que buscou sua qualificação na área por curiosidade e por saber da importância do uso de EPIs.
“Em 2023 concluí o curso Técnico em Segurança do Trabalho e iniciei meu estágio em uma indústria de papel, onde permaneci por aproximadamente seis meses.
Posteriormente, por indicação, fui direcionada para a área da construção civil, ingressando na Emisa.
Na empresa, iniciei minhas atividades como auxiliar, progredi para assistente e, por fim, alcancei a posição de Técnico em Segurança do Trabalho,” conta ela, que avalia a profissão como muito humana não sendo somente uma área que busca implantação de normas.
“Nosso grande desafio está na conscientização e ampliação da cultura da prevenção”, destaca.
Vanessa Damasceno celebra ter construído uma vida mais estável e realizado objetivos importantes por meio de sua profissão.
“Conquistei independência financeira, organizei minha vida econômica, alcancei metas pessoais que havia planejado e consegui investir em melhorias como moradia, viagens e desenvolvimento pessoal”, compartilha.
*Jornada de sucesso*
Deyd Carlos de Araújo Ferreira é um exemplo de crescimento e superação na carreira de segurança do trabalho, com 17 anos de profissão, Deyd tem muito a se orgulhar.
O amazonense que veio para Goiânia em busca de oportunidades de trabalho, encontrou seu lugar.
Ele realizou seu curso de técnico em segurança no trabalho no ano de 2008 por indicação de um amigo, conciliando com muita dificuldade o curso e o emprego de porteiro em um condomínio para pagar as mensalidades do curso, mas o esforço valeu a pena.
Após algumas experiência conheceu a Toctao Soluções em Engenharia, empresa do Grupo Mauá, onde trabalhou por diversos anos como técnico.
Ávido por crescer ainda mais, saiu da construtora e abriu sua própria empresa de consultoria na área e, em 2024, foi convidado a retornar à empresa para ser coordenador da área de segurança.
Aceitou o convite e hoje coordena toda a equipe com mais de 1.000 pessoas e continua crescendo.
Em breve Deyd irá concluir sua graduação em engenharia de segurança no trabalho.
Com o exercício da profissão e apoio da Toctao, o coordenador de SST venceu muitos desafios e realizou muitas conquistas, como perder o receio de falar em público.
“Tudo que tenho hoje foi por meio de meus esforços e da profissão de técnico em segurança do trabalho, como casa própria, veículo, filhas em boas escolas, viagens e já estou planejando daqui a algum tempo diminuir o ritmo, para aproveitar mais o tempo comigo mesmo, com familiares e amigos”, conta o profissional realizado.
*Ascensão*Olhando pelo retrovisor o, agora, engenheiro em segurança do trabalho da CINQ, Gabriel da Cruz Melo, avalia a própria jornada profissional como surpreendente.
“Eu iria fazer radiologia porque queria acompanhar minha namorada que estava fazendo enfermagem, mas as inscrições tinham acabado.
Dei um google, li superficialmente, e entrei no curso de segurança do trabalho”, explicou.
De lá para cá, passou pelo sistema de estágio, foi contratado como técnico em segurança do trabalho pela CINQ Inteligência Urbana.
Depois de uma, duas, várias obras contadas nos últimos seis anos, cursou também engenharia de produção e pós-graduação em segurança do trabalho. Neste ano, foi contratado como engenheiro em segurança do trabalho.
“Eu sou muito grato pela confiança depositada em mim.
Hoje estou em um cargo da mais alta confiança, graças a minha capacidade técnica e também pelos diretores que acreditaram no meu potencial”, ressalta.
Junto com a caminhada, Gabriel foi conseguindo bater as metas dos sonhos.
“Eu e minha esposa carregamos os fardos juntos, mas hoje temos nossos carros, minha moto, viagens bacanas e melhorando a questão salarial a gente conseguiu planejar termos nosso filho, que a gente sabe que é um desafio vitalício”, resume o futuro papai.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.