Connect with us

Vinhos

Encontro estreia com um público de quase mil pessoas

Publicado

on

Enologia aproximou profissionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai para falar da viticultura nos diferentes terroirs da América Latina

Numa iniciativa inédita, um grupo de técnicos de Viticultura e Enologia da América Latina se uniram para falar da qualidade e da diversidade da safra e dos vinhos elaborados nesses terroirs. A distância de até 3 mil quilômetros entre eles, não impediu que enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai se encontrassem de modo on-line para compartilhar suas experiências e conhecimento. O encontro ‘Directo del Viñedo Vendimia 2021 en Latinoamerica’ aconteceu nesta quarta-feira, 14 de julho, no Canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, que participou da ação direto de Bento Gonçalves, destaca a importância de ter sido o primeiro movimento em comum dos profissionais do setor da América Latina. “Há muito tempo queríamos promover este tipo de discussão na busca de avanços para o setor. Discutíamos essa possibilidade no G4, que integra Associações de Enólogos da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. E foi justamente após um ano de pandemia, onde as pessoas se privaram dos contatos presenciais, que encontramos formas de estarmos próximos, mesmo que distantes. Demos o primeiro passo. Agora, esperamos que o projeto ganhe força e prossiga nos próximos anos, seja ele virtual ou presencial”, comentou.

Para o coordenador do Grupo de Associações da América Latina, enólogo uruguaio Fernando Pettenuzzo, que mediou o encontro, o evento atingiu repercussão internacional, oferecendo uma grande oportunidade de saber como foi a vindima de 2021 nesses seis países; “Estou muito contente. Estamos falando de um evento sem precedentes, que marca a história da vitivinicultura da América Latina, assumindo um compromisso de trabalhar para que a segunda edição aconteça em 2022. Agradeço o trabalho de equipe de todos os envolvidos no comitê organizador, que ajudaram a realizar um sonho. Que mais países venham a participar deste grande projeto, expressando o que a vindima é em cada lugar”, comemorou.

Quase mil pessoas acessaram a live, que foi aberta ao público, tendo, inclusive, espectadores de outros países, como Portugal, por exemplo, além de técnicos de diversas regiões brasileiras e dos demais países participantes. O conteúdo está disponível no canal, podendo ser acessado a qualquer momento. Foram 12 profissionais, dois de cada país, mediados por Pettenuzzo. Um estúdio montado em Bento Gonçalves, cidade sede da ABE, reuniu o presidente, enólogo André Gasperin, e o conselheiro Juliano Perin, centralizando o controle técnico da operação. Os demais participaram direto de seus países.

O evento contou com o patrocínio da Fermentis by Lesaffre, que desenvolve, produz e comercializa leveduras inovadoras enológicas, além do apoio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

PARTICIPANTES:

ARGENTINA

ABEL FURLÁN – Presidente da Associação de Profissionais em Enologia e Alimentos da Argentina (Apeaa)

MIGUEL CODATTO – Diretor da Apeaa

BOLÍVIA

GERARDO AGUIRRE ULLOA – Presidente da Associação Nacional de Enólogos da Bolívia (ANEB)

FERNANDO GALARZA CASTELLANOS – Gerente da Associação Nacional de Indústrias Vitivinícolas (ANIV)

BRASIL

ANDRÉ GASPERIN – Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

JULIANO PERIN – Diretor e Conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

CHILE

ADRIANA CERÓN ARAYA – Presidente da Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos Enólogos de Chile

SERGIO HORMAZÁBAL – Criador do grupo colaborativo Maiporigen do Vale del Maipo

PERU

JOSÉ CARLOS FALCONÍ MOYANO – 1º Membro da Associação Peruana de Enólogos

ALAN WATKIN SEJURO – Presidente do Comitê Vitivinícola da Câmara de Comércio e Indústria de Ica

 

URUGUAI

RICARDO CABRERA – Presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura – Vinhos do Uruguai (Inavi)

EDUARDO BOIDO – Doutor em Enologia, professor da Escola de Vitivinicultura do Uruguai e diretor técnico da Bodega Bouza

Mediação: FERNANDO PETTENUZZO, enólogo uruguaio Coordenador do Grupo de Associações da América Latina

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Vinícula

Publicado

on

Os casais Adriano Donzelli e Laís e Sérgio Azevedo e Rosa Donzelli sendo recebido pelo enólogo Leonardo Valduga na Vinícola Marco Luigi que agora conta com também com um espaço de eventos MARCO LUIGI,  indescritível para realização de casamentos, festas e outros acontecimentos.


CONTINUE LENDO

Notícias

Confraria

Publicado

on

Que evento incrível!

Parece que a Confraria da Gina fez uma ótima escolha para começar o ano! Cabernet Sauvignon é realmente uma uva que agrada muitos paladares, especialmente em uma ocasião especial como essa. E o ambiente da Reserva 35, com certeza, deve ter completado a experiência de forma incrível! As amigas Márcia Villela, Linda Bessa e Chris Maia, juntas, devem ter formado uma ótima companhia para essa reunião, não é? Deve ter sido uma noite cheia de boas conversas e vinho de qualidade!

CONTINUE LENDO

Notícias

Festival Despertar do Vale confirma quarta edição para o dia 12 de abril

Publicado

on

Encontro enogastronômico convida a experimentar atrativos do Vale dos Vinhedos

Emoldurado pelas paisagens únicas do Vale dos Vinhedos, o Festival Despertar do Vale reúne vinícolas, restaurantes, empórios, agroindústrias e estabelecimentos locais para celebrar, em clima de encontro cultural e enogastronômico, os vinhos e espumantes proporcionados pelo fruto símbolo da região. Em 2025, esse momento já ganhou data para ser festejado: dia 12 de abril.
 

Sua quarta edição é um convite para (re)descobrir o Vale dos Vinhedos sob outra ótica. O encontro ocorre no outono, quando novas cores dão lugar ao verde exuberante do verão, enchendo o Vale de nuances e mostrando que, não importa a época do ano, o destino sempre tem atrativos para serem visitados. Os estabelecimentos participantes, assim como a programação artística, serão conhecidos nas próximas semanas, mas parte da agenda está definida. Ela terá início com a realização de uma missa, às 10h30min, celebrada na emblemática Capela das Almas, primeiro templo erigido no Vale, em 1880 – a atual estrutura data de 1928.
 

Em 2024, mais de 5 mil pessoas aproveitaram para degustar os mundialmente reconhecidos vinhos e espumantes de dezenas de vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), promotora do evento, enquanto saboreavam a culinária local ao ar livre, curtindo a natureza em meio a apresentações musicais durante todo o dia. A edição marcou a retomada da programação, realizada também nos anos de 2017 e 2018. “Em 2025, reafirmamos a condição diferenciada do Vale dos Vinhedos como local de experiências enogastronômicas. O Despertar do Vale faz da região destino também de interesse cultural, aproximando visitantes de saberes e ofícios centenários que moldaram a vida no lugar e seguem sendo reproduzidos pelas gerações atuais, que mantêm a essência do Vale viva”, explica Tiago Crestani, Diretor de Marketing e Eventos da Aprovale.
 

O Vale dos Vinhedos, cuja história remonta a 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, também é um dos distritos de Bento Gonçalves, sendo criado oficialmente em 1990. Na época, algumas atividades de turismo já aconteciam na região, e o processo se iniciou naturalmente. A rota turística começou a ser estruturada quando a Aprovale foi fundada, em 1995, transformando a região no maior destino enoturístico do país e em uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos e espumantes do mundo. Portanto, a realização da 4ª edição do Festival Despertar do Vale será ainda mais especial, pois, além de destacar as atrações do destino turístico, comemora os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e os 30 anos de fundação da Aprovale.  

Serviço

O quê: 4º Festival Despertar do Vale

Quando: dia 12 de abril, das 10h às 22h

Onde: Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, Capela das Almas (Linha 6 da Leopoldina).

Quanto: Acesso gratuito. Taça oficial do evento – R$ 15.

Viviane Somacal
Exata Comunicação
54. 99972-1940

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias