Connect with us

Vinhos

VINHOS PARA HARMONIZAR COM CARNES, PEIXES E QUEIJOS

Publicado

on

Com as baixas temperaturas, a sommelière e embaixadora do Oba Hortifruti, Cecília Aldaz, indica harmonizações de vinhos com carne, peixes e queijos

As baixas temperaturas possibilitam a degustação de bons vinhos. A harmonização ainda ganha espaço na gastronomia, em pratos com carne, peixes e queijos, que são sucesso nessa época. Dessa forma, Cecília Aldaz, sommelière e embaixadora do Oba Hortifruti, indica harmonizações incríveis para aproveitar cada gota de sabor.
Para beber vinho, não precisa de muitas regras. Porém, a escolha certa dos acompanhamentos pode deixar o momento inesquecível, a fim de saborear ao máximo a comida e o rótulo escolhido. “Os vinhos precisam de uma boa companhia para a experiência ser ainda melhor”, ressalta a sommelière.

3 vinhos da Adega Oba para harmonizar em casa:

Pinot Noir com salmão ou queijos
Diretamente do Chile, o Pinot Noir consegue ser muito versátil, sendo um vinho que vai muito bem com peixes, como o salmão, por exemplo. Já para quem gosta de uma harmonização um pouco mais brasileira, Cecília indica o queijo prato ou o queijo minas curado – o maasdam é uma opção mais apimentada.
Porém, sempre com um toque bem moderado de sal para o sabor do vinho não competir com o queijo na boca. “Isso é o que chamamos de harmonização por lógica: combinamos as características do vinho com as da comida, o que garante o equilíbrio perfeito”, explica.

Lopez de Haro com presunto cru ou cordeiro

Dentro das harmonizações, temos também a regional, que são vinhos acompanhados de comidas típicas do lugar. Lopez de Haro é um vinho elaborado com a uva Tempranillo, com a sua origem na Espanha, que produz vinhos redondos com taninos macios, que combinam muito bem com queijo manchego, típico da região. “Ficam ótimos com presunto cru ainda, um prato salgado, mas que, com o vinho macio, ele consegue acompanhar e limpar toda a gordura da boca”, conta Cecília. E, por fim, o cordeiro, que é um clássico do local e acaba trazendo toda a sua suculência. A tradição e os anos comprovam que, para quem não quer errar, essa harmonização é um sucesso!
Titular

Para a harmonização clássica, o vinho Titular, da região do Dão, possui uvas como a Touriga nacional, com toques mais florais, e a Alfrochedo, um pouco mais robusta. Portanto, combina muito bem com carnes. “A picanha é uma carne suculenta com gordura e, por isso, precisamos de um vinho que consiga limpar a boca, e ele é uma excelente opção”. São vinhos mais intensos, porém não agressivos, para que não haja contraste com o sal da carne. “Com o filet mignon também funciona, pois é menos gorduroso e tem muito sabor, deixando a harmonização ainda melhor”, completa.

Todos os rótulos indicados estão disponíveis nas mais de 60 lojas do Oba Hortifruti. A Adega Oba também conta com mais de 600 rótulos de vinhos, vindos dos países de maior prestígio mundial. Para quem quiser conferir o 9o episódio da websérie “Momentos”, apresentada por Cecília Aldaz, basta acessar o link: https://obahortifruti.com.br/momentos/

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Vinícula

Publicado

on

Os casais Adriano Donzelli e Laís e Sérgio Azevedo e Rosa Donzelli sendo recebido pelo enólogo Leonardo Valduga na Vinícola Marco Luigi que agora conta com também com um espaço de eventos MARCO LUIGI,  indescritível para realização de casamentos, festas e outros acontecimentos.


CONTINUE LENDO

Notícias

Confraria

Publicado

on

Que evento incrível!

Parece que a Confraria da Gina fez uma ótima escolha para começar o ano! Cabernet Sauvignon é realmente uma uva que agrada muitos paladares, especialmente em uma ocasião especial como essa. E o ambiente da Reserva 35, com certeza, deve ter completado a experiência de forma incrível! As amigas Márcia Villela, Linda Bessa e Chris Maia, juntas, devem ter formado uma ótima companhia para essa reunião, não é? Deve ter sido uma noite cheia de boas conversas e vinho de qualidade!

CONTINUE LENDO

Notícias

Festival Despertar do Vale confirma quarta edição para o dia 12 de abril

Publicado

on

Encontro enogastronômico convida a experimentar atrativos do Vale dos Vinhedos

Emoldurado pelas paisagens únicas do Vale dos Vinhedos, o Festival Despertar do Vale reúne vinícolas, restaurantes, empórios, agroindústrias e estabelecimentos locais para celebrar, em clima de encontro cultural e enogastronômico, os vinhos e espumantes proporcionados pelo fruto símbolo da região. Em 2025, esse momento já ganhou data para ser festejado: dia 12 de abril.
 

Sua quarta edição é um convite para (re)descobrir o Vale dos Vinhedos sob outra ótica. O encontro ocorre no outono, quando novas cores dão lugar ao verde exuberante do verão, enchendo o Vale de nuances e mostrando que, não importa a época do ano, o destino sempre tem atrativos para serem visitados. Os estabelecimentos participantes, assim como a programação artística, serão conhecidos nas próximas semanas, mas parte da agenda está definida. Ela terá início com a realização de uma missa, às 10h30min, celebrada na emblemática Capela das Almas, primeiro templo erigido no Vale, em 1880 – a atual estrutura data de 1928.
 

Em 2024, mais de 5 mil pessoas aproveitaram para degustar os mundialmente reconhecidos vinhos e espumantes de dezenas de vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), promotora do evento, enquanto saboreavam a culinária local ao ar livre, curtindo a natureza em meio a apresentações musicais durante todo o dia. A edição marcou a retomada da programação, realizada também nos anos de 2017 e 2018. “Em 2025, reafirmamos a condição diferenciada do Vale dos Vinhedos como local de experiências enogastronômicas. O Despertar do Vale faz da região destino também de interesse cultural, aproximando visitantes de saberes e ofícios centenários que moldaram a vida no lugar e seguem sendo reproduzidos pelas gerações atuais, que mantêm a essência do Vale viva”, explica Tiago Crestani, Diretor de Marketing e Eventos da Aprovale.
 

O Vale dos Vinhedos, cuja história remonta a 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, também é um dos distritos de Bento Gonçalves, sendo criado oficialmente em 1990. Na época, algumas atividades de turismo já aconteciam na região, e o processo se iniciou naturalmente. A rota turística começou a ser estruturada quando a Aprovale foi fundada, em 1995, transformando a região no maior destino enoturístico do país e em uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos e espumantes do mundo. Portanto, a realização da 4ª edição do Festival Despertar do Vale será ainda mais especial, pois, além de destacar as atrações do destino turístico, comemora os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e os 30 anos de fundação da Aprovale.  

Serviço

O quê: 4º Festival Despertar do Vale

Quando: dia 12 de abril, das 10h às 22h

Onde: Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, Capela das Almas (Linha 6 da Leopoldina).

Quanto: Acesso gratuito. Taça oficial do evento – R$ 15.

Viviane Somacal
Exata Comunicação
54. 99972-1940

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias