Connect with us

Notícias

A importância do sono de qualidade

Publicado

on

Em 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, data que chama a atenção para a importância do sono para a saúde

Especialistas apontam que são três os pilares para manter uma boa saúde: alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e sono de qualidade. Entretanto, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população mundial sofrem com algum distúrbio do sono.

Entre os incômodos estão episódios como passar a noite em claro, ter o sono fracionado ou mesmo insônia. A qualidade do sono impacta diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. Acordar cansado, indisposto ou desanimado para desempenhar atividades diárias é sinal de que a qualidade do sono pode estar prejudicada.

Para chamar a atenção para este tema, foi criado o Dia Mundial do Sono, celebrado em 15 de março, uma iniciativa da Associação Mundial do Sono, em 2008, com o objetivo sensibilizar a população mundial para a importância deste indispensável estado fisiológico para a saúde física e mental.

De acordo com a médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta, o sono é uma necessidade básica, assim como a higiene e a alimentação, porém devido a alguns estigmas de normalização dos sintomas muitas pessoas acabam ignorando o problema e sofrendo por anos. A medicina do sono faz parte da formação do otorrinolaringologista.

“A pessoa percebe que tem um sono muito leve, que acorda várias vezes à noite, principalmente para ir ao banheiro, mas acha normal. Na verdade, a pessoa acorda por conta da apneia ou da insônia, mas não procura ajuda profissional”, esclarece.

Juliana Caixeta explica que dormir bem melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro. “Durante o sono o organismo exerce funções restauradoras do corpo, como síntese de proteínas, reparo dos tecidos e descanso para o cérebro”, explica a médica.

A data faz um alerta para os altos índices de doenças do sono em todo mundo. Juliana Caixeta destaca algumas delas. “Existem diversos problemas relacionados ao sono e que fazem parte do dia a dia do otorrinolaringologista, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), a síndrome das pernas inquieta, a insônia e a narcolepsia, que se configura em sonolência bastante excessiva e pode levar a pessoa a adormecer em vários momentos do dia”, destaca a especialista.

Higiene do sono

A preocupação com a insônia fez surgir a expressão ‘Higiene do Sono’, criada em 1977, pelo pesquisador norte-americano Peter Hauri, para auxiliar no tratamento da insônia. Ela é utilizada para indicar um conjunto de estratégias formadas por hábitos simples que aumentam a qualidade do sono. A médica Juliana Caixeta destaca que existem algumas táticas para evitar noites de sono mal dormidas.

“A pessoa deve ir deitar apenas quando estiver com sono, para evitar ficar rolando na cama, evitar bebidas estimulantes e, por último, mas não menos importante, abandonar o uso de aparelhos celulares ou telas até uma hora antes de dormir”, orienta a otorrinolaringologista. Ela também destaca que se não houver melhoras a partir da aplicação desses protocolos, é preciso ir ao médico para averiguar a situação e diagnosticar o problema.

A negligência em tratamentos pode desencadear problemas graves. Juliana Caixeta destaca que em estágio avançado, os transtornos do sono podem elevar o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, ocasionando episódios de infarto e o derrame, que podem levar à morte do indivíduo.

Por isso, para que os tratamentos para recuperar a qualidade do sono sejam eficazes é necessário que haja colaboração entre médico e paciente, ou seja, os procedimentos recomendados pelo profissional sejam seguidos com disciplina pelo indivíduo em tratamento.

Roncar não é normal

De acordo com a médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, percebida por meio do ronco, é uma das doenças mais sérias. “Ela resulta numa qualidade de sono muito ruim, o que vai interferir em todas as atividades do indivíduo como o trabalho e as relações interpessoais”, destaca. A especialista também alerta para o aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas que podem levar à morte, em pacientes com (SAOS).

Segundo Juliana Caixeta, os problemas noturnos não terminam quando o dia amanhece. “A principal queixa da pessoa com apneia é, sem dúvida nenhuma, o cansaço de diurno que acarreta dificuldades para realizar atividades diárias, perda de concentração e de memória, facilidade para cochilar, ansiedade e irritabilidade, explica a médica”. Os tratamentos de apneia variam de simples mudanças de hábito como dormir de lado, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Serviço:
Dia Mundial do Sono
Quando: 15 de março
Fonte: Médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta

Assessoria de imprensa:
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Mater Dei Goiânia passa a contar com assessoria da Palavra Comunicação

Publicado

on

O Hospital Mater Dei Goiânia – um dos primeiros centros de atendimento médico-hospitalar da capital a oferecer tratamentos de média e alta complexidade – passa a contar com os serviços da nova agência de assessoria de comunicação: a Palavra, comandada pelas jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan. Sob a direção-geral do médico-cirurgião José Carlos Teixeira Júnior, a unidade de saúde dispõe de um corpo clínico de referência e superespecializado, maternidade de alto padrão, centro médico com diversas especialidades, medicina diagnóstica de precisão e pronto-socorro 24 horas. Tudo isso pode ser conferido na nova página digital do Mater Dei Goiânia: https://www.materdeigoiania.com.br .

Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Nova Veneza: um pedacinho saboroso da Itália no interior de Goiás

Publicado

on

Com mais de 60% de sua população formada por descendentes de italianos, o município que fica há 29 quilômetros de Goiânia preserva a cultura dos seus fundadores por meio da arquitetura e da culinária, que é um dos destaques do 19 Festival Italiano da cidade, que neste ano acontece de 5 a 8 de junho

O Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo, segundo o último “Rapporto Italiani nel Mondo” [Relatório Italiano no Mundo] feito pela Fondazione Migrantes. São cerca de 30 milhões de brasileiros com origens familiares na Itália. O número corresponde à metade do total das pessoas com ascendência italiana do mundo — excluídos os nascidos em solo italiano, evidentemente. A maioria desses descendentes, que ainda hoje mantém uma forte influência cultural vinda daquele país, concentra-se no sul e sudeste brasileiro.

Mas em Goiás, a 29 quilômetros da capital Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil, a pequena cidade de Nova Veneza guarda um saboroso pedaço da bella Italia. Com cerca de 60%  de sua população formada por descendentes italianos, o município é uma das 15 cidades que integram o Circuito Gastronômico de Goiás, onde acontece o Festival Italiano de Nova Veneza.

Neste ano,  o evento já chega a sua 19ª edição e acontece entre os dias 5 e 8 de junho. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO-462 ou GO-222.

Reduto dos colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, Nova Veneza  é símbolo da imigração no Estado.  Stival, Bisinoto, Faquim e Bosco foram as primeiras famílias vindas da Itália e que se fixaram na região por volta de 1912, unindo-se aos Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto e Constantino.  “Já listei 36 sobrenomes italianos diferentes de famílias imigrantes que aqui se fixaram”, diz Marlene Stival, moradora da cidade e descendente de italianos. A localidade, por anos, ficou conhecida como “Colônia dos Italianos”, mas em 1958, tornou-se município e foi batizada de Nova Veneza.

O Festival Italiano

E foi justamente essa influência dos imigrantes italianos que vieram para Goiás que se deu origem a um dos mais tradicionais festivais do Estado, que chega à 19 edição em 2025. Com data agendada para os dias 5 a 8 de junho e tema  “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a Nossa História, em Português), a festa oferece muita gastronomia, danças típicas e música típica.

“Esta se tornou a maior festa gastronômica e cultural do calendário oficial do Estado de Goiás”, diz a coordenadora do evento, Maria do Carmo Basílio. No ano passado, a cidade mais italiana de Goiás recebeu 130 mil pessoas nos quatro dias de festa, um recorde. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO 462 ou GO 222.

Para servir este grande público, os insumos são em números impressionantes.  Só a Cantina da Nonna, restaurante oficial do evento, irá preparar 15 mil pratos e, para isso, irá utilizar quatro toneladas de molho, 2,5 toneladas de frango e 25 vacas. Para as tradicionais polentas fritas, o petisco mais procurado durante a festa, uma tonelada de fubá foi adquirida. “Nossa produção total irá crescer em 20%”, diz Maria do Carmo. 

O Festival Italiano de Nova Veneza também mexe com a rotina dos moradores que participam ativamente da organização e realização da festa. Só na Cantina da Nonna, serão 100 cozinheiras durante o evento. De acordo com a organização do evento, toda a mão de obra contratada é preferencialmente de Nova Veneza. “Buscamos valorizar nossos conterrâneos e oportunizar criação de emprego e renda aqui”, finaliza Maria do Carmo. 

CONTINUE LENDO

Notícias

Manhã de autocuidado e boas energias no Bapi Ricardo Paranhos

Publicado

on

No último sábado (26), quem passou pelo Bapi Ricardo Paranhos pôde desfrutar de uma manhã especial dedicada ao bem-estar. Em uma parceria entre o Restaurante Bapi e a Fast Massagem, os convidados viveram uma experiência completa, com café da manhã saudável e uma massagem relaxante pós-treino. O clima leve, a boa energia e o cuidado com cada detalhe transformaram o início do dia em um verdadeiro momento de pausa e autocuidado. Um convite carinhoso para começar o final de semana com mais leveza — e corpo e mente renovados.@bapirestaurante@fastmassagem

TARG COMUNICAÇÃO @targcomunicacaoBIANKA MUNIZ

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias