Valterli Guedes, Tadeu Câmara, Sebastião Arantes, Gabriel Nascente, Júnior Câmara, Beth Caldeira, Jales Naves e Iuri Godinho.
Sempre ousando, uma característica que o acompanha desde jovem, quando publicou seu primeiro livro, “Os gatos”, aos 16 anos de idade, o poeta goiano Gabriel Nascente agora decidiu arriscar mais: quer ser o segundo goiano a chegar à fechada e distante Academia Brasileira de Letras. Já se inscreveu como candidato à Cadeira nº 5 da ABL, vaga com o recente falecimento do acadêmico e cientista político José Murilo de Carvalho.
A Associação Goiana de Imprensa, que firmou o documento das entidades culturais apoiando e incentivando essa candidatura de Gabriel Nascente à ABL, desde os anos 1980, quando o jornalista Jales Naves presidiu a entidade, tem lutado pela união dos goianos em torno de causas comuns, que chamou de “Goianidade”. Como essa pretensão do poeta goiano, de vencer as barreiras e ocupar espaço, mostrando a literatura brasileira produzida em Goiás e seus autores.
Na tarde desta quinta-feira, dia 14, Gabriel Nascente esteve na Organização J. Câmara com o empresário Jaime Câmara Júnior, presidente do grupo, que tem, dentre outros veículos de comunicação, o jornal “O Popular” e a TV Anhanguera, repetidora da TV Globo. Anunciou a sua candidatura, disse da repercussão positiva e das mais diversas manifestações de apoio e incentivo por onde tem passado, desde que formalizou essa decisão, o que foi registrado pelo jornal e pela emissora de televisão.
Foi uma visita cordial e animada, com elogios à candidatura e o visível entusiasmo de todos pela ousadia.
Gabriel Nascente estava acompanhado dos presidentes da AGI, Valterli Guedes, e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Beth Caldeira, do jornalista e acadêmico Iuri Godinho, representando a Academia Goiana de Letras, do jornalista Jales Naves, e do escritor Sebastião Arantes. Presente, também, o empresário Marcos Tadeu Câmara, que integra a direção do grupo de comunicação.
A eleição está marcada para o próximo dia 5 de outubro, na sede da ABL no Rio de Janeiro.