Connect with us

Vinhos

A vida é como o vinho: se a quisermos apreciar bem, preservemos a liberdade

Publicado

on

Eu inicio o meu artigo com um trecho da música do Milton Nascimento: “Eles não falam do mar e dos peixes/ Nem deixam ver a moça, pura canção/ Nem ver nascer a flor, nem ver nascer o sol/ E eu apenas sou um a mais, um a mais/ A falar dessa dor, a nossa dor. Lembrei desta música “Milagre dos peixes” de Milton Nascimento. Eu estive em Brasília. Os atos de 7 de setembro pediam por liberdade, ao mesmo tempo em que pediam pela intervenção militar aos moldes da ditadura. A incoerência ficou evidenciada, já que o período foi marcado pela censura e as privações de direitos. “Pela liberdade de não ter liberdade”. Bolsonaro  intensificou seus ataques às instituições democráticas do Brasil. Que triste! O povo brasileiro tem lutado durante décadas para garantir a democracia contra o domínio militar. Que tempos sombrios estamos vivendo, ver a multidão em Brasília  de verde amarelo que exalta a morte, a divisão, a intolerância, o negacionismo e o recesso institucional. Independência é avanço, não retrocesso. Independência é democracia,e não podemos deixar as portas abrirem-se para o retrocesso que aí vem. Um brinde a um regresso de cores da nossa bandeira de esperança de viver em um Brasil livre. Que triste ver o verde e o amarelo que não combinam com a democracia. 

 

Antes da lenda romana, Dionísio era o Deus grego do vinho e um dos mais obscuros deuses da mitologia grega.Me lembrei de um artigo da agência francesa Coravin que examinou os hábitos de consumo de vinho de 2 mil enófilos dos Estados Unidos, a fim de entender melhor suas características.

Enquanto um homem nega a ciência, diz que a terra é plana, não consegue perceber que os vinhedos da vida tem seus caminhos de luz  à sua disposição, ele não consegue resistir muito tempo sem a nobreza e leveza de viver. A vida é como o vinho: se a quisermos apreciar bem, não devemos ultrapassar duas taças da bebida. O que estamos vivenciando no Brasil, é como abrir uma garrafa de vinho, e um pouco como abrir um livro. Nunca teremos a certeza do que iremos encontrar amanhã. E para denominar o “Mito”, eu achei um adjetivo mas não consegui achar uma uva que combinasse com a sua personalidade..

“Impossível” 

Se tem uma característica forte nos aventureiros é a habilidade da loucura. Esse perfil consegue olhar as situações criteriosamente e desvendá-las, sem se preocupar com a causa e o efeito das coisas.

Por isso, a dificuldade de achar uma casta para o  “Mito”. Mas ele já tem um vinho. Proprietário de uma vinícola, fez um vinho para o Presidente. O nome da bebida lembra como os apoiadores do “mito” gritam quando estão próximos: Bolsonaro “il Mito”. O Carmenere do Mito tem uma cor intensa,com muita acidez, álcool no nariz, expressão pífia na boca, com muita intensidade e sem equilíbrio.

A bebida, de acordo com a empresa, é um produto histórico para marcar este momento especial da história do Brasil. As uvas são: Cabernet Sauvignon ou Carmenere, e para os amantes da pátria, um troféu para demonstrar todo o orgulho de fazer parte deste momento antidemocrático. 

Há dois modelos de vinho tinto oferecidos pelo “Vinho Bolsonaro”. O primeiro é feito com a uva cabernet sauvignon, que é o “poderoso”, de acordo com a empresa. O segundo é produzido com a uva carmenere, descrito como “elegante”. Mas, afinal, o que é um vinho “elegante”? Pelo dicionário, elegância pode ser definida como: “um substantivo feminino que significa graça, distinção nas formas, nas maneiras, arte de escolher as palavras: falar, escrever com elegância; elegância de estilo.” Será que combina com “il mito”? Uma das definições que mais se aproxima da ideal, no meu ponto de vista, e de uma jornalista e sommelier: “Um vinho elegante tem, obrigatoriamente, de ter frescor, boa acidez, equilíbrio, leveza, educação com seu paladar e na alma. Atitude sem exagero para não esconder as outras características do vinho. Sua taça? Nunca dividida com a insensatez. Não podemos estar perdidos em um vinhedo, temos que estar sempre no lugar certo.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Vinícula

Publicado

on

Os casais Adriano Donzelli e Laís e Sérgio Azevedo e Rosa Donzelli sendo recebido pelo enólogo Leonardo Valduga na Vinícola Marco Luigi que agora conta com também com um espaço de eventos MARCO LUIGI,  indescritível para realização de casamentos, festas e outros acontecimentos.


CONTINUE LENDO

Notícias

Confraria

Publicado

on

Que evento incrível!

Parece que a Confraria da Gina fez uma ótima escolha para começar o ano! Cabernet Sauvignon é realmente uma uva que agrada muitos paladares, especialmente em uma ocasião especial como essa. E o ambiente da Reserva 35, com certeza, deve ter completado a experiência de forma incrível! As amigas Márcia Villela, Linda Bessa e Chris Maia, juntas, devem ter formado uma ótima companhia para essa reunião, não é? Deve ter sido uma noite cheia de boas conversas e vinho de qualidade!

CONTINUE LENDO

Notícias

Festival Despertar do Vale confirma quarta edição para o dia 12 de abril

Publicado

on

Encontro enogastronômico convida a experimentar atrativos do Vale dos Vinhedos

Emoldurado pelas paisagens únicas do Vale dos Vinhedos, o Festival Despertar do Vale reúne vinícolas, restaurantes, empórios, agroindústrias e estabelecimentos locais para celebrar, em clima de encontro cultural e enogastronômico, os vinhos e espumantes proporcionados pelo fruto símbolo da região. Em 2025, esse momento já ganhou data para ser festejado: dia 12 de abril.
 

Sua quarta edição é um convite para (re)descobrir o Vale dos Vinhedos sob outra ótica. O encontro ocorre no outono, quando novas cores dão lugar ao verde exuberante do verão, enchendo o Vale de nuances e mostrando que, não importa a época do ano, o destino sempre tem atrativos para serem visitados. Os estabelecimentos participantes, assim como a programação artística, serão conhecidos nas próximas semanas, mas parte da agenda está definida. Ela terá início com a realização de uma missa, às 10h30min, celebrada na emblemática Capela das Almas, primeiro templo erigido no Vale, em 1880 – a atual estrutura data de 1928.
 

Em 2024, mais de 5 mil pessoas aproveitaram para degustar os mundialmente reconhecidos vinhos e espumantes de dezenas de vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), promotora do evento, enquanto saboreavam a culinária local ao ar livre, curtindo a natureza em meio a apresentações musicais durante todo o dia. A edição marcou a retomada da programação, realizada também nos anos de 2017 e 2018. “Em 2025, reafirmamos a condição diferenciada do Vale dos Vinhedos como local de experiências enogastronômicas. O Despertar do Vale faz da região destino também de interesse cultural, aproximando visitantes de saberes e ofícios centenários que moldaram a vida no lugar e seguem sendo reproduzidos pelas gerações atuais, que mantêm a essência do Vale viva”, explica Tiago Crestani, Diretor de Marketing e Eventos da Aprovale.
 

O Vale dos Vinhedos, cuja história remonta a 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, também é um dos distritos de Bento Gonçalves, sendo criado oficialmente em 1990. Na época, algumas atividades de turismo já aconteciam na região, e o processo se iniciou naturalmente. A rota turística começou a ser estruturada quando a Aprovale foi fundada, em 1995, transformando a região no maior destino enoturístico do país e em uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos e espumantes do mundo. Portanto, a realização da 4ª edição do Festival Despertar do Vale será ainda mais especial, pois, além de destacar as atrações do destino turístico, comemora os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e os 30 anos de fundação da Aprovale.  

Serviço

O quê: 4º Festival Despertar do Vale

Quando: dia 12 de abril, das 10h às 22h

Onde: Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, Capela das Almas (Linha 6 da Leopoldina).

Quanto: Acesso gratuito. Taça oficial do evento – R$ 15.

Viviane Somacal
Exata Comunicação
54. 99972-1940

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias