Exposição Estação Mundo do Mel, que acontece no Shopping Estação Goiânia entre os dias 4 e 5 de julho, das 09h às 18h, mostra os diversos derivados da abelha produzidos a partir até mesmo de seu veneno.
Estandes educativos também farão parte do evento.
Entrada é gratuita
Embora as abelhas sejam frequentemente associadas ao mel, as abelhas produzem a cera, o própolis, a geleia real e o pólen apícola.
Algumas espécies como a Apis mellifera produzem a apitoxina, veneno localizado no ferrão das operárias, usado em sua defesa, que oferece notáveis benefícios devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
O evento contará com uma variedade de produtos 100% naturais à base de mel, como bolachas de mel e de aveia, velas de cera de abelha e até mesmo materiais apícolas
Todos estas aplicações estarão sendo apresentadas no evento Estação do Mel, realizado no Shopping Estação Goiânia, nos dias 4 e 5 de julho, das 09h às 18h.
Na exposição, cuja entrada é gratuita, expositores trarão para o público mel de diversas floradas e derivados como própolis, velas de cera de abelha, dermocosméticos e delícias como conserva de castanha com mel, a bebida hidromel e quitandas artesanais com mel em sua composição.
Granola doce com mel
Acervo pessoal/Cássio Cezare
Fornecedores de equipamentos para apicultores também participam do evento, cuja entrada é 100% gratuita.
“Queremos mostrar as diversas faces do mundo das abelhas, indo além do tradicional mel na bisnaga ou garrafa, e destacando a diversidade de produtos de origem apícola”, diz o organizador do evento e tecnólogo em apicultura, Alexandre Januário Pereira.
Mel em sachê
Acervo pessoal/Cássio Cezare
A Estação Mundo do Mel, que acontece em sua segunda edição, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), Instituto SENAI, Sebrae, loja de produtos agrícolas Apimatec e o Coroa Real.
Veneno?
Dentre as facetas pouco conhecidas das abelhas apontadas por ele está a apitoxina, uma complexa substância química utilizada na apiterapia.
“A apitoxina é empregada em formulações farmacêuticas para o tratamento de diversas condições, como artrite, nevrite, tendinite e bursite.
Além disso, é utilizada em afecções cutâneas, doenças oftalmológicas e no processo de cicatrização”, revela.
Segundo o tecnólogo, além de conter aminoácidos, água, açúcares, histamina, proteínas, enzimas, lipídios e carboidratos, o veneno de defesa da espécie conta ainda com a melitina – substância com potente efeito anti-inflamatório – em sua composição.
Neusa Bandeira será uma das expositoras que levará uma linha de produtos feitos com a apitoxina, que inclui sérum de melitina e pomada para alívio da dor.
“A melitina proporciona benefícios dermatológicos significativos, tais como a diminuição de rugas e linhas de expressão, o aumento da firmeza e elasticidade da pele, e propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes”, explica.
A produção do dermocosmético é feita por ela, que lembra que levará também os instrumentos utilizados para a extração da apitoxina.
“As abelhas são estimuladas a ferroar uma membrana, permitindo a separação do ferrão e a coleta do veneno em um recipiente”, explica.
O apicultor Cássio Cezare, que possui um apiário com 25 colméias em Caldazinha, também estará na exposição com uma variedade de produtos inovadores e saborosos, como pão de mel com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite, granola doce com mel e uma intrigante granola salgada com mel e mostarda, produzidos pela sua esposa.
“Além disso, a praticidade estará presente com o mel em sachê, ideal para consumo individual e rápido, em apresentações que revelam os múltiplos terroir dos méis do cerrado goiano, com suas floradas e sabores únicos”, revela
Outra participante é Gisana Cristina, apicultora e ativista ambiental, que levará para a exposição sua conserva de castanhas com mel e mel no favo.
Proprietária da Favo Brasil junto com o marido Guilherme Martini, a marca oferece extrato de própolis 70% verde de alta concentração e uma conserva que combina mel com castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas, avelã e lascas de coco.
“Ao comprar da Favo Brasil, você contribui para a salvação das abelhas, a instalação de meliponários e a promoção da educação ambiental”, afirma Gisana.
Educação
Além da exposição de produtos, a Estação Mundo do Mel também se destaca pelo seu caráter educativo.
Além da exposição dos produtos, os participantes conhecerão a importância das abelhas para o meio ambiente.
“Nossa intenção é ir além do comércio de produtos e realmente educar as pessoas sobre o papel fundamental das abelhas na polinização e na manutenção da biodiversidade”, explica Alexandre Januário Pereira.
Serviço:
Estação Mundo do Mel
Data: sexta-feira e sábado, 4 e 5 de julho
Horário: das 9h às 18h
Local: praça de eventos do Shopping Estação Goiânia, Av. Goiás, 2151 – Centro
PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.
WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.
A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.
O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.
WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.
“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.
Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.
Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.
A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.
De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.
“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.
Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.
A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.
“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.
A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.
Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.
Participações confirmadas e estrutura do projeto.
O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.
Também participam vários DJs presentes na cena goiana.
A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.
Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.
“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.
O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.
WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.
“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.
Serviço
Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”
Artista: WL – O Caipira Estourado
Data: 17 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.