Com a Itália como 4º maior emissor europeu e em crescimento, Embratur foca na diversidade da Amazônia Nordeste e Sudeste e apresenta vivências do Feel Brasil na TTG Travel Experience.
Em um momento em que o mercado turístico italiano se aproxima cada vez mais dos destinos brasileiros, a Embratur, em parceria com o Sebrae, participa, até esta sexta-feira (10), da TTG Travel Experience 2025, que acontece em Rimini, na Itália.
A Agência leva para a feira internacional a diversidade do Brasil representado pela Amazônia e destinos que vão dos estados do Nordeste ao Sudeste. Um dos mais importantes encontros globais do setor, a TTG reúne tendências, inovação e inspiração para profissionais e o público final.
Para se ter uma ideia, em 2024, a feira italiana recebeu representantes de 75 países, atraiu 70 mil visitantes, 1 mil compradores internacionais e 2,7 mil expositores, consolidando-se como uma das plataformas mais estratégicas de promoção turística da Europa.
A Itália é hoje o 4º maior emissor europeu de viajantes para o Brasil e atravessa um período de crescimento notável.
Apenas entre janeiro e agosto de 2025, o fluxo de italianos aumentou 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior, dando continuidade ao avanço de 19,4% registrado em 2024 sobre 2023.
A afinidade dos italianos com o Brasil é clara: três em cada quatro pretendem visitar o país nos próximos dois anos e 21% já o escolheram ao menos uma vez. Entre os principais interesses estão sol e praia (38%), cultura (37%) e natureza (28%). Além disso, 17% destacam a hospitalidade brasileira como fator decisivo, confirmando que é o acolhimento humano que transforma cada viagem em uma lembrança especial.
“O Brasil é reconhecido mundialmente pela hospitalidade de seu povo, e é justamente esse calor humano que transforma cada viagem em algo memorável. Estamos vivendo um momento histórico, com a chegada de estrangeiros crescendo como nunca. Isso significa mais oportunidades, empregos e renda para as comunidades que fazem do turismo brasileiro um motor de desenvolvimento.
Participar da TTG Travel Experience é mostrar ao trade italiano que o Brasil é diverso, vibrante, comprometido e sustentável, um destino capaz de emocionar em cada encontro e surpreender em cada descoberta”, ressalta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade para mostrar que a sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta.
O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo; desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.
A nossa parceria com a Embratur busca ampliar as oportunidades para que o segmento possa continuar gerando mais emprego e inclusão”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Estande Brasil Com 14 coexpositores e destinos como Amazonas, Rio Grande do Norte, Salvador, São Luís, Rio de Janeiro e São Paulo, o espaço brasileiro será um convite para sentir a energia e os sabores do país.
O estande será palco para rodadas de negócios e encontros estratégicos com o trade italiano.
O Rio Grande do Norte, em parceria com o Consórcio Nordeste, apresentará a nova Marca Nordeste, que reposiciona a região como um bloco turístico integrado, com identidade própria e preparado para atrair ainda mais visitantes internacionais.
A ativação contará com degustação da tradicional caipirinha de caju e um sorteio exclusivo de viagem ao estado, em parceria com a TAP Air Portugal.
Feel Brasil Os italianos também terão contato com a curadoria do Feel Brasil, que reúne 101 vivências turísticas.
Disponível em seis idiomas, o Feel Brasil é uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, construída para atender aos novos desejos do viajante global: sustentabilidade, diversidade e conexão humana.
Hoje, 70% das experiências são conduzidas por micro e pequenos empreendedores, 59% lideradas por mulheres e mais de 80% com foco em inclusão e responsabilidade social.
Finalista do Skift IDEA Awards 2025, o projeto reafirma o Brasil como destino vibrante, sustentável e inesquecível. No Amazonas, por exemplo, é possível explorar igarapés no Parque Nacional de Anavilhanas e conhecer comunidades indígenas no Rio Negro.
No Rio Grande do Norte, caminhar pela trilha à beira-mar ou conviver com o povo Potiguara revela a força da tradição local. Em Salvador, a herança afro-brasileira pulsa em aulas de culinária, no Caminho dos Orixás e em experiências que celebram ritmos e cores.
Já São Luís conecta ancestralidade e paisagens únicas, entre o Quilombo Urbano da Liberdade e o espetáculo dos Lençóis Maranhenses.
No Rio de Janeiro, a energia da cidade se mistura à natureza em experiências como o nascer do sol em Copacabana e trilhas pelas cachoeiras da Tijuca.
E em São Paulo, o visitante encontra roteiros gastronômicos, arte urbana e percursos que revelam a história da comunidade negra.
Brasil em alta O país é líder em chegadas internacionais na América do Sul e ocupa a quinta posição entre os destinos mais visitados das Américas, segundo a ONU Turismo.
Nos oito primeiros meses de 2025, a entrada de viajantes estrangeiros no Brasil cresceu 46,6%, o maior acumulado da história.
A Europa mantém seu papel estratégico nesse crescimento: no mesmo período, o volume de turistas europeus aumentou 20,24%, consolidando o continente como o segundo maior emissor internacional de visitantes ao Brasil.
Conectividade aérea Parte fundamental desse avanço está na malha aérea cada vez mais robusta. Em 2025, estão previstos 1.548 voos diretos entre Itália e Brasil, com mais de 531 mil assentos disponíveis.
As rotas conectam Roma a São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro, além de Milão a Guarulhos. Lisboa também se consolida como principal hub europeu para o Brasil, com 5.681 voos programados ao longo do ano, conectando a capital portuguesa a 12 cidades brasileiras, em um total de 1,56 milhão de assentos.
Esse aumento da conectividade é fruto de articulação entre setor público e privado, fortalecendo hubs internacionais e criando novas rotas que tornam o país mais acessível e competitivo.
Plano Brasis Todas essas iniciativas estão integradas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sucessor do Plano Aquarela, o Brasis define as diretrizes da promoção global do país até 2027, em sintonia com o Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
Construído de forma participativa, com contribuições de estados, municípios, entidades do setor e sociedade civil, o documento projeta o Brasil como destino reconhecido internacionalmente pela pluralidade cultural, hospitalidade e compromisso com a sustentabilidade.
O espetáculo de Natal do Allegro, a Vila dos Desejos, encantou crianças, jovens e adultos com fadas, bailarinas, guardiões e soldadinhos em uma jornada para reacender a luz do Natal e entregar cartinhas ao Papai Noel. Uma apresentação cheia de magia, amor, amizade, perdão e esperança. O Natal é o momento de renascer a fé e a esperança na humanidade.
Pesquisa revela que o brasileiro tem, em média, 43 anos da vida ocupados pela rotina, e imóveis passam a oferecer experiências completas para reduzir o estresse urbano
A rotina do brasileiro está cada vez mais comprimida. Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada com o Nubank, mostra que 74% do tempo ao longo da vida é ocupado com os trabalhos externo e doméstico, estudos, além de deslocamento – o equivalente a 43 anos, conforme a idade média nacional. A mesma pesquisa revela que o trânsito é motivo de desagrado para mais de 40% dos entrevistados. Em Goiânia, essa realidade aparece de forma evidente, um sintoma da extensa frota de veículos que circulam pela capital.
A pesquisa Viver nas Cidades, também realizada pela Ipsos, revelou que 51% dos goianienses se locomovem diariamente com o uso de veículos particulares ou de aplicativos, o que ultrapassa a estatística de pessoas que usam o transporte coletivo. “O desgaste provocado pelo deslocamento entre destinos é um dos fatores que eleva a necessidade do goiano de encontrar o que é essencial a poucos metros de distância, e isso está provocando grandes mudanças na oferta de imóveis atual”, explica Victor Albuquerque, sócio da Legado Incorporadora.
Victor Albuquerque, sócio da Legado Incorporadora, explica como a demanda do goiano provoca diferentes formatos de moradia e nova fase do mercado imobiliário Eduarda Leite
*Espaços comuns cada vez mais valorizados*
Com essa rotina cada vez mais acelerada e o desgaste de estar refém de grandes trajetos para viver o dia a dia, os goianos estão valorizando imóveis que ofereçam experiências completas sem sair da porta de entrada, ou seja: a casa deixa de ser dormitório e se torna um destino. “Hoje em dia, é difícil encontrar ambientes de lazer de qualidade, espaços para atividades físicas, e até para o trabalho perto de casa. Então, imóveis que já oferecem tudo isso estão sendo mais procurados, e o mercado dos imóveis está investindo nesse novo padrão de comportamento”, explica Victor.
A exemplo disso, Legado Incorporadora, em parceria com o Grupo Custódio, lança o Biografia Parque Flamboyant, o novo empreendimento do Jardim Goiás que será lançado ao público neste dia 13 de dezembro, com atributos inéditos não apenas para o bairro, mas também para a cidade. Localizado a 500 metros do Parque Flamboyant e somente a 200 metros da Praça das Artes, o condomínio residencial terá uma área de lazer com 2.600 m², composta pelo SPA Beach Club, no primeiro pavimento, e pelo Rooftop 360°, no topo.
“A ideia do Spa Beach Club é, realmente, trazer um resort para dentro de casa”, pontua Victor Albuquerque. No ambiente, haverá uma estrutura de lazer completa com quadra de beach tennis, banheira de gelo para recovery, sauna a vapor, sala de massagem, fitness outdoor e indoor, sala de reuniões, estúdio de coworking e mercado compacto, além de uma adega exclusiva para moradores.
No Rooftop 360°, um dos principais diferenciais é o observatório espacial. O empreendimento será entregue com telescópios nesta área de lazer para observação das estrelas e do skyline, em conjunto com um sky bar, pista de cooper nas alturas e ambientes de descompressão.
Os futuros moradores do empreendimento serão presenteados com um livro autobiográfico, segundo o legado do Biografia Parque Cascavel, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2025, que vendeu 100% de suas unidades após somente quatro horas desde o lançamento. O novo Biografia se ergue em uma zona de desaceleração, mas a partir de um projeto aprovado anteriormente, o que reabre as portas para quem ainda sonha em residir em um dos bairros mais bem localizados de Goiânia. O residencial terá 200 apartamentos, com duas suítes (65 m²) e três suítes (82 m²).
“Essa tipologia é um grande atrativo para quem sempre sonhou em morar na região do Jardim Goiás, pois lá há uma concentração de um público com poder aquisitivo mais elevado, e uma oferta de apartamentos a partir de 100 m², no mínimo. Trazemos no Biografia Parque Flamboyant um acabamento de primeira linha, mas com o metro quadrado mais acessível. Então, tem tudo para ser mais um sucesso de vendas”, continua Victor.
O lançamento no Jardim Goiás segue a linha do Biografia Parque Cascavel, também da Legado Incorporadora, que vendeu 100% das unidades em apenas 4 horas após o lançamento e ganhou o Prêmio Master Imobiliário 2025.
Biografia Parque Flamboyant é um exemplo de como o mercado se adaptou às novas demandas de comportamento do morador de grandes centros urbanos Divulgação
Evento acontece no dia 13 de dezembro, das 16h às 21h, na Praça T-23, com programação cultural para todas as idades.
O Instituto Consciente – braço socioambiental da Consciente Construtora e Incorporadora realiza no dia 13 de dezembro, sábado, das 16h às 21h, a 20ª edição do Circuito Arte Consciente, um dos eventos culturais mais tradicionais da capital. A programação acontece, como de costume, na Praça T-23, no Setor Bueno, reunindo apresentações artísticas, atividades infantis, música ao vivo e ações voltadas à comunidade.
O evento, aberto ao público, reforça o compromisso do Instituto com a democratização da cultura, o incentivo à economia criativa e a promoção de experiências acessíveis para famílias de todas as idades. Entre as atrações, estão show musical, cantata de Natal, espetáculo de mágica, teatro, personagens vivos e a aguardada chegada do Papai Noel, momento que tradicionalmente reúne grande público.
A edição também contará com espaços fixos de gastronomia, artesanato, escultura de balões, pintura facial para as crianças e atividades distribuídas por toda a praça.
Campanha Solidária
Como em todos os anos, o Circuito também incentiva a solidariedade. Nesta edição, o público é convidado a contribuir com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. A contribuição dá direito ao passeio no trenzinho, uma das atrações mais queridas pelas crianças.
A participação na campanha é voluntária e não impede a entrada de quem não puder doar. Para o presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio, o evento reafirma o papel social da instituição. “Chegarmos à 20ª edição demonstra a força dessa iniciativa e o quanto ela já faz parte do calendário cultural da cidade. Nosso objetivo é proporcionar acesso à arte, reforçar os vínculos comunitários e incentivar a solidariedade, especialmente neste período do ano”, destaca.
Sobre o Instituto Consciente
O Instituto Consciente tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para a sociedade. Na prática, o Instituto promove projetos e iniciativas que proporcionam a conscientização e a capacitação das pessoas sobre a importância das causas sociais e ambientais, em busca de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras.
Serviço
20º Circuito Arte Consciente
Data: 13 de dezembro (sábado)
Horário: 16h às 21h
Local: Praça T-23, Setor Bueno
Doação sugerida: 2 kg de alimentos (doação dá direito ao passeio no trenzinho)