Connect with us

Notícias

Camelo, came on

Publicado

on

JB Alencastro especial para o D9 Notícias

Recebi um convite inusitado. Ser o organizador da festa de despedida de solteiro do Furlanetto. Uma grande aventura. A proposta era reta e direta, como ele. “- Quero conhecer a Mongólia.” Topei e fiz apenas duas exigências: vamos também escalar uma montanha na Rússia e levar o meu filho.

O Monte Elbrus, considerada a maior montanha da Europa, foi conquistado por cinco de nós, antes de chegarmos ao destino principal. O que já é outra história. Mas somente o trio prosseguiu para a quase desconhecida capital Ulaanbaathar, da Mongólia. Lugar alto, seco e frio. Cenário cinematográfico. Alugamos um 4×4 com a intérprete e o guia-motorista-cozinheiro.

Iríamos mais adiante, para a região central dos lagos e depois a travessia pelas bordas do gelado deserto de Gobi. A estrada asfaltada tinha exatos 90km de extensão. Depois uma pavimentação precária e então: o nada. E não é que o carro quebrou logo após passados uns 20km percorridos na vastidão infinita? Ainda pelo rádio, o motorista pediu um novo veículo. Mas o que mais chamou atenção foi ele reclamar de que não tinha nenhum camelo por perto. Mais tarde descobri o porquê.

Próximos a nós havia uma yurta, grande tenda redonda e móvel, onde vivem os nômades mongóis. Pegamos os cavalos e fomos para o conforto e segurança contra o frio e os lobos. Lá fora um gigantesco mastim tibetano vigiava a paisagem e tudo o mais. Muito bom todos saberem montar e os cavalos terem uma mobilidade e força incríveis. Eles carregam cargas também.

A noite de vento e uivos foi acalentada com airag. O estranho leite de égua fermentado. Meu filho bebeu contrariado, mas depois gostou. Furlanetto “botou pra dentro” e vibrou. E eu, apenas degustei. Mas estava com tanta fome e cansaço que até fiquei tonto de tanto ingerir essa iguaria. Logo estaríamos com o carro novo, que era um jipe russo pré-histórico, em direção ao deserto e ao lago.

Camelos têm duas corcovas, são muito peludos e mansinhos. Não são ariscos como os dromedários. Andam de lado. Ou seja, primeiro o lado direito e depois o esquerdo. Suas patas são imensas e os cílios também. Vistos de perto e convivendo com eles, chega-se a conclusão de que é um animal encantador.

O problema é que eles não falam português e nem inglês. Ou seja, os comandos são em mongol. Por incrível que pareça, demoramos a perceber isso. Para levantar é “- Bos!” , muito parecido com “chefe” em inglês. Caminhando em frente é “Uragsh!” . Falou com um, falou com todos. A cáfila obedece em uníssono e vai junto. O maior problema foi que o João Mário (o filho) adorou a palavra “Züün!” que significa ir para a esquerda e o danado do Humberto (o quase-filho Furlanetto) gostou de “Baruun!” que é ir para a direita. Aí ficou essa conversa de “zum-barum” e a camelada andando em zigue-e-zague por culpa da camelagem dos dois.

O lago era lindo e logo acostumamos com a logística de deslocamento. Perdemos o jipe no atoleiro. Necessário mais cavalos e camelos. Noites frias e estreladas. Os camelos são carinhosos e solícitos. Tenho saudades. Outro dia encontrei com o Furlanetto e corremos juntos e ele gritou de repente: – Zogs! Que significa parar. Já cansado eu respondi: – Амар бай! Que seria mais ou menos “fica frio, fica calmo, tranquilo”.

Quem dera as nossas vidas fossem comandos em mongol, como levantar, ir em frente, parar e refletir. E talvez seja isso mesmo e os camelos bactrianos é que estão certos e felizes.

JB Alencastro, médico e escritor.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO

Negocios

Programa “PCD GWM Navesa” foi lançado durante o “Mobility Day”!

Publicado

on

O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras 800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600

Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.

Redes sociais: https://www.instagram.com/gwmnavesa/ & https://navesagwm.com.br/

Para mais informações e agendamento de test drive: (62) (62) 3413-0600 / WhatsApp, com condições especiais para PCD.

Contato: Isadora Beltrão – (62) 98277-5167 (Supervisora de Marketing)

Vigência do Programa PCD GWM: Permanente.

Crédito: Fabrício Barreto

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Cuidados no verão.

Publicado

on

O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias