Connect with us

Notícias

“Cora do Rio Vermelho”

Publicado

on

Espetáculo “Cora do Rio Vermelho” cumpre temporada por cidades do estado de Goiás

Sucesso de público e de crítica, o monólogo com Raquel Penner passeia pela vida e a obra da poetisa, contista e doceira Cora Coralina

Após levar centenas de pessoas ao teatro em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a atriz Raquel Penner chega a terras goianas com o monólogo “Cora do Rio Vermelho”. Com dramaturgia de Leonardo Simões e direção de Isaac Bernat, a peça reúne textos e poemas que falam sobre a força feminina e a alma da mulher brasileira. O espetáculo cumpre temporada na Cidade de Goiás, Goiânia e  Anápolis. A montagem faz parte do projeto cultural Lei Goyazes “Cora do Rio Vermelho Visita Goiás”.

A primeira apresentação será realizada no local onde tudo começou! A Cidade de Goiás recebe o monólogo no dia 18 de agosto, às 20h30, no Teatro São Joaquim. Já no dia 19, às 20h30 é a vez da Capital receber a apresentação no Teatro Goiânia e para encerrar com “chave de ouro” Anápolis recebe “Cora do Rio Vermelho”, no dia 20, às 20h30 no Centro de Convenções de Anápolis. Os ingressos são limitados e para fazer o resgate é só entrar no site ( www.ingressodigital.com ) e levar um quilo de alimento não perecível do dia da apresentação da cidade escolhida.

Com vontade de montar seu primeiro monólogo, a atriz Raquel Penner começou a anotar frases, desejos e pensamentos soltos que, frequentemente, falavam sobre a força feminina e da alma da mulher brasileira. Ao reencontrar a obra de Cora Coralina, percebeu que a poesia e os contos da escritora e doceira goiana iam justamente de encontro à sua inquietação artística. Este foi o início do monólogo “Cora do Rio Vermelho”, que tem ganhado elogios de público e crítica especializada após apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro.

A atriz diz que esse se trata de um trabalho “forte e delicado”, assim como a escrita da poeta. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres. Há 10 anos, tive meu primeiro encontro com ela, em uma exposição no CCBB RJ. Fiquei encantada por aquela senhora do interior do Brasil que falava firme e cantado, fazia doces e escrevia poesia, celebrava a vida e a simplicidade. Quando a reencontrei, a partir de um livro do Drummond, percebi que tudo o que eu queria dizer no palco estava ali”, lembra Raquel.

Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina (1889 – 1985) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na cidade de Goiás, ela viveu mais de quatro décadas em São Paulo. Apesar de escrever seus versos desde a adolescência, ganhava a vida como doceira, e seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando tinha quase 76 anos de idade. Escreveu sobre oslugares onde viveu, as pessoas com as quais se relacionou e a natureza que observava.

“Quando Raquel me convidou para dirigir “Cora”, meu coração se encheu de alegria. Há anos, uma das célebres frases da poeta conduz o meu comportamento artístico e profissional: ‘Todo trabalho é digno de ser bem-feito.’ E esta mesma frase também orienta o que espero e procuro oferecer às pessoas. Como bem disse Carlos Drummond de Andrade: ‘Na estrada que é Cora Coralina passam o Brasil Velho e o atual, passam as crianças e os miseráveis de hoje. O verso é simples, mas abrange a realidade vária’”, celebra o diretor Isaac Bernat. Após todas as apresentações haverá um bate papo com a platéia com a atriz e o diretor.

A dramaturgia reúne passagens de sua vida e diversos poemas retirados dos livros “Vintém de cobre – meias confissões de Aninha”; “Meu Livro de Cordel”; “Villa Boa de Goyaz”; e “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”. “A partir de um recorte sensível de obras feito pela Raquel e com a toada poética de Cora, busquei nessa abordagem teatral uma geografia de sensibilidade e memórias, uma paisagem sonora que a atriz observa e traduz a partir do simbólico quarto de escrita, mesclada aos seus fazeres de doçura”, explica o autor Leonardo Simões.

Ao longo da encenação, aparecem algumas músicas populares, unindo vozes femininas de cantoras-atrizes do cenário teatral brasileiro: Aline Peixoto, Chiara Santoro, Clara Santhana, Cyda Moreno e Soraya Ravenle. Em “Cora do Rio Vermelho” (o título se refere ao rio que banha Goiás), a atriz se torna uma contadora de histórias atravessada pelo amor e pela entrega que Cora dedicou a sua tradição e a sua gente. Em todas as apresentações haverá intérprete de libras e notas introdutórias com informações para ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.

Serviço:

Fotos Bianca Oliveira

Espetáculo – Cora do Rio Vermelho

Local: Cidade de Goiás – Teatro São Joaquim (Endereço: Rua Moretti Foggia)

Data: 18/08/2023 – (Sexta-feira)

Horário: 20h30
Valor: 1 quilo de alimento não perecível
Resgate do ingresso: https://bit.ly/44sRY7Q

Local: Goiânia -Teatro Goiânia (Rua 23, nº 252 – Setor Central)

Data: 19/08/2023 – (Sábado)

Horário: 20h30

Valor: 1 quilo de alimento não perecível
Resgate do ingressohttps://bit.ly/44xhlpb

Local: Anápolis – Centro de Convenções de Anápolis (Rodovia Transbrasiliana, 208 – Viviam Parque 2A Etapa)

Data: 20/08/2023 – (Domingo)

Horário: 20h30

Valor: 1 quilo de alimento não perecível
Resgate do ingresso: https://bit.ly/44QbISx

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

Registro Profissional nº GO 02807

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negocios

Evento discute como construir empresas que crescem e marcam gerações 

Publicado

on

KBL Contabilidade foi uma das apoiadoras do CNP Hub Goiânia e encontro reúne cerca de 100 pessoas com empreendedores de diversas partes do Brasil

Evento que gera troca de experiências entre empreendedores brasileiros interessados em aplicar práticas de cultura organizacional em seus negócios, o CNP Hub, chega em Goiânia. O encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, contou com um bate-papo sobre “Como construir empresas que crescem e marcam gerações” com os empresários Pedro da Matta, investidor e CEO da Audax Capital, e Rubens Inácio, diretor executivo na TXC e Texas Center. A mediação foi conduzida pela Co-fundadora da 4C Digital, Marcela Bello, que tem mais de 20 anos de experiência em crédito, cobrança e automação.

“Com o apoio dos nossos mantenedores, Stay, 4C Digital, Hub4Pay, VPX Company, DZSA Advogados Associados, Solides e Kaptas, promovemos acesso a ferramentas práticas e soluções estratégicas para formar líderes preparados para moldar culturas fortes, capazes de transformar o intangível em comportamento.”, explica a fundadora da CNP, Marcela Zaidem. Ela que foi sócia e diretora de pessoas na G4 Educação, ajudou a construir a cultura e o relacionamento em empresas como Disney, Fox Sports, Cosan Lubrificantes e Thyssenkrupp. Marcela explica que, como apoiador local, o evento contou com o apoio da KBL Contabilidade, o que foi fundamental para gerar conexões estratégicas.

Dora Teruel
Jornalista MTB. 60643/SP

CONTINUE LENDO

Notícias

ABC prepara migração AM-FM da Rádio Brasil Central

Publicado

on

A Agência Brasil Central (ABC) passará a ter duas emissoras de rádio em FM (Frequência Modulada). É que até o início do próximo semestre a Rádio Brasil Central AM – que opera atualmente em 1.270 KHz – migrará para o FM, conforme processo aprovado pelo Ministério das Comunicações no final de fevereiro último. De acordo com o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Junior, a migração garantirá a sobrevivência e o legado de 75 anos da emissora.

“O AM morreu no Brasil pela não-definição do Governo Federal quanto à digitalização do rádio. Fui contra a migração por algum tempo, mas fui convencido de que a mudança é única forma possível de resgatarmos a Rádio Brasil Central e garantirmos que as próximas gerações conheçam a importância desse canhão de som que tanto orgulhou nosso estado ao longo de mais de sete décadas”, disse.

Segundo Mardem Costa Jr., titular da Secretaria-Geral da ABC e que liderou esse processo, a frequência inicial de operação da nova FM da Brasil Central será 85,7 MHz, no chamado FM estendido – que vai de 76,1 MHz a 87,3 MHz – mas a ABC vai buscar readequá-la ao FM convencional junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Com a mudança, a operação em AM será encerrada na Fazenda Bananal, onde estão instalados os transmissores destas operações em ondas média, curta e tropical. Outras duas rádios FM poderão ser criadas com a migração também das frequências em ondas curtas e tropicais, ainda sem previsão.

Ainda de acordo com Mardem, o processo de aquisição de novos transmissores FM de até 15 KW de potência e antenas de transmissão tanto para a 90,1 MHz quanto para a 85,7 MHz estão em tramitação. Outros equipamentos serão licitados em conjunto, de acordo com as necessidades de modernização dos estúdios e da central técnica da rádio, localizados na unidade da ABC do Parque Santa Cruz, na capital.

Os transmissores FM serão instalados no sítio de transmissão do Morro do Mendanha, região Noroeste de Goiânia, que está sendo preparado para receber os novos equipamentos, além do novo transmissor da TV Brasil Central. Sobre a programação, o secretário diz que a parte artística ainda será definida, mas o perfil da nova FM da agência manterá o atual formato popular da Rádio Brasil Central, mesclando músicas e informação.

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias