Connect with us

Notícias

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Publicado

on

No próximo dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data foi criada para conscientizar e chamar atenção da população sobre os cuidados e controle efetivos desse tipo de doença. O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais comum no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A data integra a campanha Julho Verde.

A médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta explica que  um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio

A data foi originada no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS). O objetivo da ação é fortalecer os sistemas de saúde e introduzir abordagens de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

De acordo com a médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta, essa campanha é importantíssima, pois um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio. “Em 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço, a doença é descoberta tardiamente. Esse fator é responsável por um impacto negativo na sobrevida do paciente”, explica.

Segundo o Inca, para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos novos de câncer na região da cabeça e do pescoço. De acordo com o IFHNOS, anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo.

Os tumores de cabeça e pescoço são aqueles que se manifestam, inicialmente, em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. “O papel do otorrinolaringologista pode ser crucial no diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço, pois geralmente somos a primeira especialidade médica  a avaliar os sintomas relacionados à doença”, destaca Juliana Caixeta.

A médica alerta para os sinais que requerem a necessidade de uma consulta médica. “Sintomas como lesões de pele que não cicatrizam, que têm uma consistência mais endurecida, bordas e coloração irregulares, feridas persistentes na boca, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, engasgos, nódulos ou caroços no pescoço que estão aumentando de tamanho e rouquidão persistente por mais de 15 dias podem ser indícios de câncer nas regiões da cabeça e do pescoço”.

O consumo de tabaco e álcool agrava o risco de câncer de cabeça e de pescoço, aumentando em cinco vezes o risco de câncer na região. “O maior fator de risco é o tabagismo, responsável por 97% dos diagnósticos de câncer de laringe”, destaca a médica Juliana Caixeta. A incidência da doença é maior em pessoas acima de 50 anos.

Juliana Caixeta destaca que outra grande causadora do câncer de cabeça e pescoço é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral, por exemplo.

A detecção precoce dos diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço, assim como de qualquer outra condição clínica, assegura um tratamento mais eficaz e diminui significativamente os riscos de agravamento.

“Nos casos de câncer de cabeça e pescoço, essa identificação rápida é extremamente importante pois ela pode impedir que a pessoa precise passar por cirurgias que podem impactar diretamente os sentidos da fala, olfato e visão, afetando diretamente a qualidade de vida do paciente, muitas vezes de forma definitiva”, alerta a médica Juliana Caixeta.

Serviço
Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
Quando: 27 de julho
Fonte: médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256
E-mail: noticias@palavracom.com

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lançamneto

Minotauro Energy

Publicado

on

A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.

A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.

O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.

CONTINUE LENDO

Eventos

Inauguração do Instituto Integrado do Cérebro

Publicado

on

Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna

Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.

Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias

Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.

Mara Suassuna e Paula Paiva.

Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.

Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto

O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.

Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura

CONTINUE LENDO

Notícias

Comemoração

Publicado

on

Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).

O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias