Connect with us

Notícias

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Publicado

on

No próximo dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data foi criada para conscientizar e chamar atenção da população sobre os cuidados e controle efetivos desse tipo de doença. O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais comum no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A data integra a campanha Julho Verde.

A médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta explica que  um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio

A data foi originada no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS). O objetivo da ação é fortalecer os sistemas de saúde e introduzir abordagens de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

De acordo com a médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta, essa campanha é importantíssima, pois um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio. “Em 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço, a doença é descoberta tardiamente. Esse fator é responsável por um impacto negativo na sobrevida do paciente”, explica.

Segundo o Inca, para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos novos de câncer na região da cabeça e do pescoço. De acordo com o IFHNOS, anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo.

Os tumores de cabeça e pescoço são aqueles que se manifestam, inicialmente, em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. “O papel do otorrinolaringologista pode ser crucial no diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço, pois geralmente somos a primeira especialidade médica  a avaliar os sintomas relacionados à doença”, destaca Juliana Caixeta.

A médica alerta para os sinais que requerem a necessidade de uma consulta médica. “Sintomas como lesões de pele que não cicatrizam, que têm uma consistência mais endurecida, bordas e coloração irregulares, feridas persistentes na boca, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, engasgos, nódulos ou caroços no pescoço que estão aumentando de tamanho e rouquidão persistente por mais de 15 dias podem ser indícios de câncer nas regiões da cabeça e do pescoço”.

O consumo de tabaco e álcool agrava o risco de câncer de cabeça e de pescoço, aumentando em cinco vezes o risco de câncer na região. “O maior fator de risco é o tabagismo, responsável por 97% dos diagnósticos de câncer de laringe”, destaca a médica Juliana Caixeta. A incidência da doença é maior em pessoas acima de 50 anos.

Juliana Caixeta destaca que outra grande causadora do câncer de cabeça e pescoço é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral, por exemplo.

A detecção precoce dos diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço, assim como de qualquer outra condição clínica, assegura um tratamento mais eficaz e diminui significativamente os riscos de agravamento.

“Nos casos de câncer de cabeça e pescoço, essa identificação rápida é extremamente importante pois ela pode impedir que a pessoa precise passar por cirurgias que podem impactar diretamente os sentidos da fala, olfato e visão, afetando diretamente a qualidade de vida do paciente, muitas vezes de forma definitiva”, alerta a médica Juliana Caixeta.

Serviço
Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
Quando: 27 de julho
Fonte: médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256
E-mail: noticias@palavracom.com

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homenagem

Mr M & Mario Guardado

Publicado

on

Os homenageados da noite do dia 23 novembro com o Prêmio Comunicação e Destaque 2024 pela Assembléia Legislativa de São Paulo, representando Lãs Vegas, o famoso mágico do Programa Fantástico, Mr M (Val Valentino ) e Mario Guardado, consultor de cassinos-turismo-tecnologia, a festa continuou até tarde num dos lugares mais badalados da noite paulistana.


CONTINUE LENDO

Notícias

Europa

Publicado

on

O administrador e empresário Marcos Vinícius Viana e sua esposa, a advogada Nathalia Sandoval, estão fazendo um tour pela Europa em comemoração ao aniversário dele no próximo dia 28 de novembro.

CONTINUE LENDO

Notícias

Festival de Ballet Infantil

Publicado

on

Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet

O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.

O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.

Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.

Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Festival de Natal
Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.

SERVIÇO
6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás

Data: 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO)
Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias
Entrada gratuita

OlhO Comunicação Estratégica

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias