Toninho Gelateria lança sorvetes de Chopp de Vinho e de Pipoca para celebrar a data
Sorvetes grátis e novos sabores estão entre as ações preparadas para a comemoração
Tudo começou na China há mais de 3 mil anos. Com o tempo, espalhou-se para Europa, até conquistar o Brasil no século XIX. Sim, estamos falando do sorvete, a sobremesa gelada mais amada no mundo, que tem uma data pra chamar de sua: 23 de setembro – Dia Nacional do Sorvete. A doce e refrescante data merece uma celebração especial, principalmente para amenizar a temporada de calor no Brasil.
Para marcar o dia mais delicioso do ano, a Toninho Gelateria vai lançar nos dias 22 e 23 de setembro (domingo e segunda-feira) ao público goianiense novos sabores, criados pelo empresário e mestre sorveteiro Antônio Santos. Destaque para o sorvete artesanal de chopp de vinho para os amantes de chopp. Mas atenção: o gelato só pode ser consumido por quem é maior de 18 anos, já que é uma opção alcoólica. Outra carta na manga do mestre sorveteiro é o crocante sorvete de pipoca que promete virar o queridinho das crianças e adolescentes. Mais uma novidade: a Toninho também vai promover o Festival do Pistache para os fãs do fruto. Em exposição, sorvete de Pistache Diamante, de Pistache com Senza Peccato e Cremino de Pistache, entre outros.
Além dos mais de 30 sabores tradicionais, a vitrine da Toninho vai oferecer novos gelatos de café, milho verde e ameixa, que prometem ser uma explosão de sabores em cada colherada. Os apreciadores de sorvete Vegano poderão experimentar os sabores de limão siciliano, tangerina, morango, chocolate black, abacaxi com hortelã e frutas vermelhas. As clássicas taças de Sundae, Banana Split e Milk-shakes também estão no menu da gelateria. É importante ressaltar que os gelatos da Toninho são fabricados com creme de leite fresco, leite integral e matéria prima importada da Itália.
A comemoração pelo Dia Nacional do Sorvete acontecerá na loja da Toninho Gelateria, que fica na Rua 15, esquina com T-53, no Setor Marista, em Goiânia. Além de apresentar sorvetes inusitados, a Toninho Gelateria vai realizara distribuição de sorvetes na porta da loja e em locais estratégicos da cidade. A distribuição acontecerá nos semáforos, das 10 às 21 horas ou enquanto durar o estoque.
Sobre o Dia Nacional do Sorvete (23 de setembro) – Celebrado desde 2002, o “23 de setembro” nasceu com o objetivo de expandir no Brasil a visibilidade do sorvete, marcando o início das estações mais quentes do ano, além de enfatizar os benefícios nutricionais do alimento e, ao mesmo tempo, estimular o aumento do consumo em todo o território nacional. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o sorvete é uma das sobremesas mais apreciadas pelo brasileiro, além de ser consumida durante o ano inteiro em todos os cantos do País.
No Brasil são mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelados com faturamento acima de R$ 14 bilhões por ano – sendo que o consumo per capita de sorvete no País é de 4,99 litros em 2022. O consumo de sorvetes no Brasil, dividido por regiões, registra os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). Atualmente o Brasil contabiliza a geração de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Do total, 92% são formadas por micro e pequenas empresas.
A chegada do sorvete no Brasil – O sorvete chegou ao Brasil em 1834, trazido por dois comerciantes do Rio de Janeiro que importaram 217 toneladas de gelo de um navio norte-americano e começaram a preparar sorvetes com frutas brasileiras. Naquela época, não havia tecnologia para conservar o sorvete gelado, por isso ele precisava ser consumido logo após o preparo. Até o final dos anos 1930, o sorvete era produzido de forma artesanal no país. Foi somente no início da década de 1940 que a sobremesa passou a ser distribuída em escala industrial. Em julho de 1941, foi inaugurada a primeira indústria de sorvetes no Brasil, a U.S Harkson do Brasil, que posteriormente se transformou na Kibon. O termo “gelato” vem do latim gelatus, que significa congelado, e é um produto artesanal típico da Itália, com receitas e características que foram passadas de geração em geração, preservando sua tradição.
Fontes indicadas para entrevistas: Antônio Santos, Hellen Santos e Thaís Santos
Serviço:
O Que: Dia Nacional do Sorvete
Data: 22 e 23 de setembro de 2024 (domingo e Segunda-feira)
Horário: das 10 às 21 horas
Local: Toninho Gelateria – Rua 15, esquina com T-53, no Setor Marista
realiza palestra em Goiânia sobre etiqueta empresarial em prol do Instituto Sonhar Vidas
Evento acontece no dia 25 de novembro, no hotel Transamérica. Ingressos já estão à venda
A jornalista e especialista em comportamento Claudia Matarazzo estará em Goiânia para realizar uma palestra sobre etiqueta empresarial. A iniciativa, realizada em parceria com a Summer, integra as ações voltadas à construção da sede do Instituto Sonhar Vidas. O evento acontece no dia 25 de novembro, no Hotel Transamérica.
A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.
Durante o evento, também será anunciada a boneca mascote do Instituto Sonhar Vidas, desenvolvida pelo decorador e apoiador do evento Alessandro Gemus, marcando o início das vendas do produto, cuja renda será destinada à conclusão das obras da sede da instituição.
Sobre o Instituto Sonhar Vidas
Criado pela empresária Hellen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.
Palestra sobre Lipo HD Masculina e Remodelamento Costal no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, o cirurgião plástico Dr. Pablo Rassi palestrará sobre Lipo HD em homens e será instrutor no curso de Remodelamento Costal no 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que acontece em João Pessoa (PB).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Total Definer Master e com certificado de Lipo Ultra HD UGRAFT, Dr. Pablo Rassi é referência em cirurgia mamária e contorno corporal. “A Lipo HD Total Definer, Lipo Ultra HD UGRAFT e enxertia muscular guiada por ultrassom são procedimentos cada vez mais buscados por quem quer valorizar ainda mais o contorno corporal, seja com resultados naturais ou bem definidos”, comenta.
“Já o remodelamento de costelas com uso do aparelho piezoelétrico promove um corte preciso e seguro – minimamente invasivo, sem retirada da costela na maior parte dos casos, ajudando na melhora do acinturamento de pacientes que têm uma estrutura óssea muscular mais larga e valorizando ainda mais a cintura”, completa Dr. Pablo Rassi.
A tecnologia nos procedimentos de lipoaspiração também é um diferencial importante. A Lipoaspiração ultrassônica (Safer), por exemplo, ajuda na emulsificação da gordura, reduzindo o sangramento e aumentando a segurança, melhorando os resultados do procedimento. “Usamos também tecnologias de retração de pele, como: Argoplasma, Morpheus, Renuvion e BodyTite, que ajudam significativamente na melhora da flacidez da pele”, explica o cirurgião plástico.
Desde junho deste ano, o cirurgião plástico Dr. Pablo Rassi atende na MedPlastic Consultórios, no Setor Bueno, em Goiânia.
Nesta sexta-feira (1º), será inaugurada a Exposição “Natureza em Nós”, com obras criadas com elementos naturais do Cerrado e de outros biomas do Brasil e da América Latina
Os trabalhos inéditos estarão disponíveis na Exposição “Natureza em Nós”, são do artista goiano Viníciu Fagundes, e une arte popular, cultura popular botânica e meio ambiente. As obras ficarão expostas até o dia 14 de novembro, no SESC Centro, em Goiânia. A entrada é gratuita
Elementos naturais de espécies vegetais nativas de diferentes biomas, principalmente do Cerrado, da Amazônia e da Patagônia: essa é a proposta da esperada exposição de arte popular “Natureza em Nós”, do artista goiano Viníciu Fagundes, que acontece de 01 a 14 de novembro, na unidade do SESC no Setor Central, em Goiânia. Nela, o público poderá conferir trabalhos inéditos do artista de forma única e original, que unem aspectos de arte popular, cultura popular botânica e meio ambiente.
Diante do cenário atual de aquecimento global, de desastres naturais e de queimadas, o objetivo da exposição é levantar reflexões e questionamentos sobre a crise ambiental atual. “Nosso intuito é despertar no público a sensação de pertencimento ao meio natural e de responsabilidade individual com o futuro do nosso planeta. Além disso, queremos contribuir para o resgate de aspectos culturais ancestrais associados às espécies da flora, principalmente daquelas utilizadas pelo povo brasileiro, tendo em vista que só conservamos aquilo que conhecemos”, afirma Viníciu.
Para a exposição foram concebidas cerca de 40 obras inéditas (entre Quadros Botânicos e Esculturas Botânicas), criadas por intermédio de técnicas mistas, predominando o assemblage (técnica de colagem de materiais) associado a intervenções com tintas.
Segundo a organização, cada trabalho contará com informações ambientais (como principais características e grau de conservação) e culturais (incluindo seu uso ancestral em lendas, vestuário, alimentação, decoração, construção civil e medicina popular, dentre outros) das principais espécies vegetais cujos elementos foram utilizados nas criações.
“Natureza em Nós” também contará com alguns diferenciais. Haverá um quadro concebido com elementos botânicos oriundos da Patagônia argentina/chilena, numa alusão à crise climática mundial e à flora da América Latina. Também serão exibidas obras feitas com elementos botânicos advindos de quintais de casas do interior do Estado de Goiás, demonstrando as infinitas possibilidades criativas associadas à natureza.
O público também poderá conferir uma obra especialmente inspirada no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado em Minas Gerais, e que após a exposição passará a integrar o Centro de Visitantes daquela unidade de conservação federal, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). E mais: os visitantes também poderão ter maior contato com a flora brasileira por intermédio de elementos botânicos variados que estarão expostos em condição bruta (in natura).
A exposição “Natureza em Nós” ficará sediada no SESC Goiás, esquina entre as ruas 15 e 19, Centro – Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Conheça mais sobre Viníciu Fagundes
O artista popular/ambiental goiano Viníciu Fagundes – que também é engenheiro ambiental, professor dos cursos de meio ambiente do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Perito Ambiental do ministério Público (MP-GO) – tem ganhado destaque nacional nos últimos tempos, tendo sido escolhido pelo Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), por exemplo, como um dos dez melhores artistas populares (categoria revelação) do país em 2024. Outro destaque de sua trajetória ocorreu em 2023, quando seis de suas obras figuraram em cenários da novela global Terra e Paixão, bem como outras três que atualmente estão no cenário do programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Viníciu também foi um dos criadores da obra Cavalhadas de 2023 e 2024, expostas em diferentes cidades de Goiás.
Outro marco de sua carreira foi em 2022, quando, a convite do Governo do Estado de Goiás, criou 27 Esculturas Botânicas utilizadas como troféus do Prêmio Goiás Sustentável. Em 2024, a pedido do SEBRAE-GO, concebeu 27 Quadros Botânicos que foram utilizados como troféus do Prêmio Prefeitura Empreendedora.
Durante a exposição serão exibidas algumas obras semelhantes às que marcaram sua carreira, como as adquiridas pela TV Globo (novela e programa Mais Você).
Para além das obras propriamente ditas, o artista também apresenta as espécies do Cerrado em vídeos que divulga nas redes sociais (Instagram: @estudio_tutoia), bem como flagras ambientais identificados durante as coletas de materiais, na tentativa de despertar nas pessoas o interesse pela natureza e pela conservação das espécies.
Serviço:
Exposição “Natureza em Nós”, de Viníciu Fagundes Bárbara, do Estúdio Tutóia (@estudio_tutoia).
Data: 1º a 14 de novembro de 2024.
Local: SESC Goiás – Esquina entre as ruas 15 e 19, Centro – Goiânia.
Horário de funcionamento: das 9h às 17h, de segunda a sexta.
Entrada franca.
A exposição foi selecionada por intermédio do concorrido EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 001/2023 do SESC GO, uma vez que atendeu a todos os critérios de relevância artística, singularidade, coerência e política cultural da instituição.