Para a volta às aulas, nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina como preparar refeições balanceadas para os pequenos_
Com o retorno às aulas, volta o desafio de manter a criançada bem alimentada no período escolar. E, para ter uma boa qualidade nutricional nas refeições na escola, é necessário um bom planejamento. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que nem sempre é preciso que tudo seja preparado em casa, mas é muito importante que os alimentos sejam bem selecionados. “Uma leitura atenta dos rótulos é fundamental para que possamos identificar os ingredientes contidos em cada produto”, ensina. “Evitar alimentos com açúcares adicionados, excesso de gordura, corantes e outros aditivos químicos fará toda a diferença”, alerta a especialista.
Oferecer variedade à criança em casa também é uma boa estratégia para que ela aceite alimentos diferentes no lanche na escola, seja em relação aos que vão na lancheira ou nas refeições que a escola oferece. “O exemplo dos pais para que isso dê certo é essencial”, afirma Renata.
*A nutricionista dá seis dicas que vão ajudar a deixar o lanche escolar mais gostoso:*
– Sempre que possível, deixe a criança ajudar a preparar a lancheira ou pelo menos escolher um dos itens que vão compor a refeição (por exemplo: qual fruta prefere levar).
– Observe sempre se a refrigeração está adequada. Lancheiras térmicas, gelos em gel e garrafas térmicas ajudam a conservar.
– Algumas crianças não gostam de alimentos em temperaturas intermediárias (por exemplo: come iogurte em casa que acabou de sair da geladeira, mas não gosta do iogurte que ficou na lancheira). Observe se isso ocorre.
– Tenha um planejamento: definir a lista de compras, em qual dia comprar os alimentos e quando preparar.
– Incluir vegetais na lancheira é essencial para que os pequenos façam refeições nutritivas e mantenham o hábito de consumir esse grupo de alimentos. Tente sempre colocar uma fruta e/ou um legume, em receitas ou inteiros ou picados).
– Um mesmo alimento pode ser oferecido de formas diferentes: em utensílios coloridos, cortado em formato diferente etc. A criatividade ajuda muito para que a criança se interesse pelo lanche. Também é possível deixar bilhetinhos carinhosos para ela ler no momento da refeição.
“Comer não é apenas um ato nutricional, mas também social e afetivo”, diz a nutricionista.
Para ajudar a compor lancheiras atrativas e nutritivas, Renata dá sugestões de cardápios para todos os dias da semana
*Segunda:*
Manhã: Pão de queijo tradicional + iogurte natural + manga picada
Tarde: Pão de leite com requeijão + maçã
*Terça:*
Manhã: Pão de fermentação natural com queijo fresco + melão picado
Tarde: Panqueca de banana
Panqueca: 1 ovo + 1 colher de sopa de farinha de aveia + 1 banana nanica madura amassada + 1 pitada de canela em pó. Misture tudo e cozinhe em uma frigideira, dourando os dois lados. Deixe esfriar antes de acondicionar na lancheira.
*Quarta:*
Manhã: Tapioca com muçarela e tomate + manga picada
Tarde: Biscoito de arroz com geleia 100% fruta + pera
*Quinta:*
Manhã: Minitorradas com boursin de azeitonas + melancia picada
Tarde: Pão de fermentação natural com patê de atum + mexerica
Patê de atum: 1 colher de sopa de creme de ricota + 1 colher de sopa de atum ralado em água + 1/2 colher de sopa de salsinha picada + Sal a gosto. Misture tudo e use como recheio de pães e torradas.
*Sexta:*
Manhã: Torta de frango + morangos
Tarde: Crepioca recheada com queijo e orégano + goiaba
*Sobre o Oba Hortifruti:*
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.
realiza palestra em Goiânia sobre etiqueta empresarial em prol do Instituto Sonhar Vidas
Evento acontece no dia 25 de novembro, no hotel Transamérica. Ingressos já estão à venda
A jornalista e especialista em comportamento Claudia Matarazzo estará em Goiânia para realizar uma palestra sobre etiqueta empresarial. A iniciativa, realizada em parceria com a Summer, integra as ações voltadas à construção da sede do Instituto Sonhar Vidas. O evento acontece no dia 25 de novembro, no Hotel Transamérica.
A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.
Durante o evento, também será anunciada a boneca mascote do Instituto Sonhar Vidas, desenvolvida pelo decorador e apoiador do evento Alessandro Gemus, marcando o início das vendas do produto, cuja renda será destinada à conclusão das obras da sede da instituição.
Sobre o Instituto Sonhar Vidas
Criado pela empresária Hellen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.
Palestra sobre Lipo HD Masculina e Remodelamento Costal no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, o cirurgião plástico Dr. Pablo Rassi palestrará sobre Lipo HD em homens e será instrutor no curso de Remodelamento Costal no 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que acontece em João Pessoa (PB).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Total Definer Master e com certificado de Lipo Ultra HD UGRAFT, Dr. Pablo Rassi é referência em cirurgia mamária e contorno corporal. “A Lipo HD Total Definer, Lipo Ultra HD UGRAFT e enxertia muscular guiada por ultrassom são procedimentos cada vez mais buscados por quem quer valorizar ainda mais o contorno corporal, seja com resultados naturais ou bem definidos”, comenta.
“Já o remodelamento de costelas com uso do aparelho piezoelétrico promove um corte preciso e seguro – minimamente invasivo, sem retirada da costela na maior parte dos casos, ajudando na melhora do acinturamento de pacientes que têm uma estrutura óssea muscular mais larga e valorizando ainda mais a cintura”, completa Dr. Pablo Rassi.
A tecnologia nos procedimentos de lipoaspiração também é um diferencial importante. A Lipoaspiração ultrassônica (Safer), por exemplo, ajuda na emulsificação da gordura, reduzindo o sangramento e aumentando a segurança, melhorando os resultados do procedimento. “Usamos também tecnologias de retração de pele, como: Argoplasma, Morpheus, Renuvion e BodyTite, que ajudam significativamente na melhora da flacidez da pele”, explica o cirurgião plástico.
Desde junho deste ano, o cirurgião plástico Dr. Pablo Rassi atende na MedPlastic Consultórios, no Setor Bueno, em Goiânia.
Nesta sexta-feira (1º), será inaugurada a Exposição “Natureza em Nós”, com obras criadas com elementos naturais do Cerrado e de outros biomas do Brasil e da América Latina
Os trabalhos inéditos estarão disponíveis na Exposição “Natureza em Nós”, são do artista goiano Viníciu Fagundes, e une arte popular, cultura popular botânica e meio ambiente. As obras ficarão expostas até o dia 14 de novembro, no SESC Centro, em Goiânia. A entrada é gratuita
Elementos naturais de espécies vegetais nativas de diferentes biomas, principalmente do Cerrado, da Amazônia e da Patagônia: essa é a proposta da esperada exposição de arte popular “Natureza em Nós”, do artista goiano Viníciu Fagundes, que acontece de 01 a 14 de novembro, na unidade do SESC no Setor Central, em Goiânia. Nela, o público poderá conferir trabalhos inéditos do artista de forma única e original, que unem aspectos de arte popular, cultura popular botânica e meio ambiente.
Diante do cenário atual de aquecimento global, de desastres naturais e de queimadas, o objetivo da exposição é levantar reflexões e questionamentos sobre a crise ambiental atual. “Nosso intuito é despertar no público a sensação de pertencimento ao meio natural e de responsabilidade individual com o futuro do nosso planeta. Além disso, queremos contribuir para o resgate de aspectos culturais ancestrais associados às espécies da flora, principalmente daquelas utilizadas pelo povo brasileiro, tendo em vista que só conservamos aquilo que conhecemos”, afirma Viníciu.
Para a exposição foram concebidas cerca de 40 obras inéditas (entre Quadros Botânicos e Esculturas Botânicas), criadas por intermédio de técnicas mistas, predominando o assemblage (técnica de colagem de materiais) associado a intervenções com tintas.
Segundo a organização, cada trabalho contará com informações ambientais (como principais características e grau de conservação) e culturais (incluindo seu uso ancestral em lendas, vestuário, alimentação, decoração, construção civil e medicina popular, dentre outros) das principais espécies vegetais cujos elementos foram utilizados nas criações.
“Natureza em Nós” também contará com alguns diferenciais. Haverá um quadro concebido com elementos botânicos oriundos da Patagônia argentina/chilena, numa alusão à crise climática mundial e à flora da América Latina. Também serão exibidas obras feitas com elementos botânicos advindos de quintais de casas do interior do Estado de Goiás, demonstrando as infinitas possibilidades criativas associadas à natureza.
O público também poderá conferir uma obra especialmente inspirada no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado em Minas Gerais, e que após a exposição passará a integrar o Centro de Visitantes daquela unidade de conservação federal, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). E mais: os visitantes também poderão ter maior contato com a flora brasileira por intermédio de elementos botânicos variados que estarão expostos em condição bruta (in natura).
A exposição “Natureza em Nós” ficará sediada no SESC Goiás, esquina entre as ruas 15 e 19, Centro – Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Conheça mais sobre Viníciu Fagundes
O artista popular/ambiental goiano Viníciu Fagundes – que também é engenheiro ambiental, professor dos cursos de meio ambiente do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Perito Ambiental do ministério Público (MP-GO) – tem ganhado destaque nacional nos últimos tempos, tendo sido escolhido pelo Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), por exemplo, como um dos dez melhores artistas populares (categoria revelação) do país em 2024. Outro destaque de sua trajetória ocorreu em 2023, quando seis de suas obras figuraram em cenários da novela global Terra e Paixão, bem como outras três que atualmente estão no cenário do programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Viníciu também foi um dos criadores da obra Cavalhadas de 2023 e 2024, expostas em diferentes cidades de Goiás.
Outro marco de sua carreira foi em 2022, quando, a convite do Governo do Estado de Goiás, criou 27 Esculturas Botânicas utilizadas como troféus do Prêmio Goiás Sustentável. Em 2024, a pedido do SEBRAE-GO, concebeu 27 Quadros Botânicos que foram utilizados como troféus do Prêmio Prefeitura Empreendedora.
Durante a exposição serão exibidas algumas obras semelhantes às que marcaram sua carreira, como as adquiridas pela TV Globo (novela e programa Mais Você).
Para além das obras propriamente ditas, o artista também apresenta as espécies do Cerrado em vídeos que divulga nas redes sociais (Instagram: @estudio_tutoia), bem como flagras ambientais identificados durante as coletas de materiais, na tentativa de despertar nas pessoas o interesse pela natureza e pela conservação das espécies.
Serviço:
Exposição “Natureza em Nós”, de Viníciu Fagundes Bárbara, do Estúdio Tutóia (@estudio_tutoia).
Data: 1º a 14 de novembro de 2024.
Local: SESC Goiás – Esquina entre as ruas 15 e 19, Centro – Goiânia.
Horário de funcionamento: das 9h às 17h, de segunda a sexta.
Entrada franca.
A exposição foi selecionada por intermédio do concorrido EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 001/2023 do SESC GO, uma vez que atendeu a todos os critérios de relevância artística, singularidade, coerência e política cultural da instituição.