Connect with us

Gastronomia

Drinques minimalistas: saiba mais sobre a tendência do ‘menos é mais’ na coquetelaria

Publicado

on

A mixologista parceira do Oba Hortifruti, Jéssica Sanchez, ensina como preparar coquetéis que proporcionam prazer ao paladar e dá dicas de ingredientes que fazem a diferença

Preparar e beber um bom drinque é uma arte. E, atualmente, o minimalismo é a tendência no mundo dos coquetéis, em que as receitas são mais simples, com menos ingredientes e melhor aproveitamento de cada insumo. Dessa forma, frutas e legumes ganham destaque no preparo e têm conquistado cada vez mais adeptos. A mixologista parceira do Oba Hortifruti, Jéssica Sanchez, diz que, hoje, as pessoas estão mais preocupadas em sentir o sabor do que estão consumindo e preferem reconhecer no paladar todos os ingredientes usados no preparo.

Para isso, vale a máxima de “menos é mais”. “É muito melhor preparar um drinque com, por exemplo, vodca, capim limão e água com gás, e de fato sentir os três ingredientes, do que tomar um com sete ingredientes e sentir levemente um ou outro, e a bebida não ter personalidade nem identidade de sabor”, diz Jéssica.

A mixologista explica que as produções artesanais e naturais são as que mais proporcionam prazer ao paladar e cuidado com a escolha e uso dos produtos. “Além das frutas frescas e sucos, podemos usar xaropes feitos com os frutos maduros, geleias e reduções, que misturados ao álcool darão mais sabor e vão permitir uma experiência diferenciada na degustação, e ainda evitar o desperdício”, afirma. 

Drinque sem álcool ganha espaço e o paladar de muitos

O drinque sem álcool tem se tornado um dos mais consumidos e ganhado espaço em cartas de restaurantes e encontros em casa. Limão, para equilibrar o sabor, água de coco e mel são alguns dos insumos mais usados nos preparos. “O coquetel sem álcool não pode ser um suco. Ele precisa ter a leveza, complexidade, densidade e sabor, ou seja, não ser só um doce; pode ter um amarguinho, uma borbulha. Tudo isso completa a experiência e provoca explosões de sensações”.

Como preparar o coquetel ideal?

Para preparar o drinque ideal, Jéssica ensina que é importante responder a duas perguntas: O que você gosta de beber? Cítrico, amargo, doce ou frutado? E qual é a ocasião em que será consumido. Com isso, é possível escolher os ingredientes e produzir algo mais intenso ou mais refrescante, que vai dar conforto e despertar as sensações no paladar. 

Você sabe usar copos e taças corretamente?

A especialista lembra que o uso correto de taças e copos faz toda a diferença. “A celebração está sempre muito ligada a borbulhas, então drinques frisantes, espumante ou com tônica, ou água com gás, são perfeitos e devem ser tomados em taças, porque, além de tudo, é elegante”.

Jéssica ensina que copo baixo significa intensidade de sabor. “Não tem espaço para complementar com ingrediente não alcoólico, então ele vai ter menos líquido e uma percepção alcoólica maior, potência dos ingredientes, mais quente, como é o caso do negroni, uísque sour e caipirinhas”.

Copos longos e taças de vinho são para os drinques mais leves e refrescantes, e os baixos de sabor ou de menor percepção alcoólica e com densidade mais líquida. ”Eles vão ter a mesma quantidade de destilado, mas têm um complemento de ingrediente não alcoólico, por exemplo, gim e tônica, rum e Coca-Cola, mojito (rum, água com gás, limão, hortelã e açúcar) e moscow mule (vodca e soda). Nas taças podemos também trabalhar bastante o frisante e o espumante para complementar com suco, água com gás ou tônica”.

Dicas preciosas da especialista

Para tornar o drinque mais interessante, Jéssica dá 3 dicas de ingredientes para preparar o coquetel.

1- Com borbulhas – ele vai brincar com o paladar e tornar a experiência diferente. 

2- Adstringentes como gengibre, pitanga, acerola, limão, morango – limpam o paladar e aguça o sentido na língua e torna a experiência circular, com o gosto doce, depois adstringente e volta para o sabor final que é a borbulha ou cítrico.

3- Temperos – usar alecrim, tomilho ou sálvia para decorar e perfumar cria uma sensação a mais que é o aroma ser diferente do sabor, isso complementa e torna a experiência mais completa.

Campanha de Selos de Desconto do Oba traz coleção de copos e taças de cristal alemão

A rede Oba Hortifruti lançou sua nova Campanha Selos de Desconto. Esta edição traz a Coleção Saborear, que engloba nove produtos da marca alemã Schott Zwiesel. A seleção traz opções desde taças e copos de água, de cerveja, de gim, de vinho e até decanter. Todas as peças são de cristal Tritan®, que tem mais resistência, brilho e durabilidade, fabricadas com alta qualidade e tecnologia. Acompanha ainda um resfriador de garrafa, tudo para manter a casa sempre pronta para receber amigos e familiares.

Os itens são exclusivos da rede Oba e só poderão ser comprados durante a campanha, que vai até 16 de junho. A cada R$ 35 em compras, o Cliente Bem Querer recebe um selo de desconto. Quanto mais selos, maior o desconto para comprar os itens da coleção.

De 17 a 30 de junho, os selos deixam de ser entregues, porém os clientes ainda podem comprar a coleção com ou sem desconto conforme disponibilidade de estoque nas lojas.

As informações sobre a campanha podem ser acessadas na página:

 A mixologista ensina 3 receitas de drinques:

Sangria comportada

1⁄4 de maçã gala cortada em cubos com casca

 6 unidades de uva niagara

4 unidades de amoras cortadas ao meio

4 fatias bem finas de limão taiti

80ml de suco de uva

100ml (aproximadamente.) de Soda Cranberry Lime

1 rama de hortelã 

Modo de preparo:

Colocar gelo até a metade da taça. Acrescentar as frutas cortadas (exceto o limão). Acrescentar mais gelo por cima. Servir na taça o suco de uva. Completar com a Soda Cranberry Lime. Misturar levemente para não perder o gás da bebida. Decorar com as fatias de limão na parede interna da taça e o ramo de hortelã na borda.

Lemonade Oba

50 ml de suco de melancia

15ml de xarope de lichia

20ml de limão siciliano espremido

1⁄4 de pitaya macerada

50ml de Soda Pink Lemonade

1 rama de Hortelã

Modo de preparo:

Macere 1⁄4 de pitaya em uma coqueteleira. Acrescente os demais ingredientes. Coloque pedras grandes de gelo até o topo da coqueteleira. Feche e bata vigorosamente por 6 vezes. Coe com peneira para o copo, já com gelo novo. Finalize com uma camada de Soda Pink Lemonade por cima do drinque. Decore com uma fatia de pitaya deitada na borda do copo e um ramo de hortelã.

Oba Sunset

50ml de vodca

40ml de Aperol

40ml de suco de tangerina

20ml de limão taiti

100ml (aproximadamente.) de água tônica de gengibre

Espuma de gengibre

1 folha de sálvia

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes líquidos, exceto a água tônica, em uma coqueteleira. Acrescente pedras grandes de gelo até o topo da coqueteleira. Bata vigorosamente por 5 vezes. Coe para o copo com gelo novo. Coloque a água tônica, misture levemente para não perder o gás. Finalize com a espuma no topo. Decore com uma folha de sálvia por cima da espuma.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado

Publicado

on

Chef Paulo Machado e a jornalista Tati Feldens – idealizadores do roteiro – apresentam uma obra que mergulha nos sabores e saberes do Pantanal

A riqueza gastronômica do Pantanal, uma das maiores e mais impressionantes regiões alagáveis do planeta, ganhará destaque no livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado”, uma publicação que promete levar os leitores a uma viagem sensorial pelos sabores únicos e influências étnicas da culinária local.

Com a curadoria do Chef Paulo Machado, reconhecido por sua profunda expertise nos sabores pantaneiros, e textos da jornalista Tati Feldens, o livro apresenta não apenas as receitas que compõem a primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, que percorreu dez empreendimentos turísticos pantaneiros em 2022 em busca dos sabores regionais, resultando em uma série documental disponível no YouTube e outra veiculada pela TV Morena, afiliada da rede Globo em MS, mas também outros preparos que enaltecem a diversidade culinária da região.

“O Pantanal é uma verdadeira riqueza gastronômica, que reflete não apenas os ingredientes naturais abundantes, mas também as influências culturais das comunidades que habitam essa área tão singular”, destacam o Chef Paulo Machado. “Com este livro, queremos não apenas compartilhar receitas, mas também contar histórias e preservar tradições culinárias únicas.”

Ao longo da publicação, que conta com prefácio assinado por Bruno Wendling, Diretor Presidente na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, os leitores serão conduzidos por uma jornada culinária que revela os segredos por trás de pratos típicos do Pantanal, como o tradicional macarrão de comitiva, a deliciosa sopa paraguaia e os irresistíveis pratos de influência, como o Mutabal e a Sopa Bori Bori.

“É uma honra colaborar com este projeto que valoriza não apenas a gastronomia, mas também a identidade e a história do Pantanal sul-mato-grossense”, ressalta a jornalista Tati Feldens. “Através das histórias e das receitas compartilhadas neste livro, esperamos despertar o interesse e o apreço pelo patrimônio gastronômico e cultural dessa região tão especial.”

O livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado” é um convite para explorar os aromas, os sabores e as tradições de uma das áreas mais fascinantes do Brasil. Uma publicação imperdível organizada pelo Instituto Paulo Machado em parceria com Márcia Marinho que estará disponível em livrarias de Mato Grosso do Sul e através da Amazon a partir do segundo semestre de 2024, marcando um novo capítulo na valorização e difusão da gastronomia pantaneira para o mundo.

A obra conta com fotografia de Elis Regina, projeto gráfico de Fernando Pissuto Trevisan e investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS, Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Para mais informações sobre o livro e eventos de lançamento, acesse o perfil oficial da Rota Gastronômica Pantaneira no Instagram.

Sobre a Rota Gastronômica Pantaneira

A Rota Gastronômica Pantaneira nasce em 2022 da vontade do Chef Paulo Machado em mostrar o quanto o Pantanal é rico em histórias, ingredientes e influências culturais. Para esta odisseia, Paulo convidou a jornalista Tati Feldens, viajante de mão cheia e grande entusiasta de rotas gastronômicas pelo país e pelo mundo, para ajudar nessa tarefa, que contou com o apoio do SEBRAE de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

O roteiro propõe uma imersão nos rituais de alimentação em dez empreendimentos típicos do Pantanal, através da convivência com a população local e da descoberta de suas relações com ingredientes autóctones e técnicas culinárias, com o objetivo de resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastronômica do Estado através do turismo de experiência. Em 2023 a Rota Gastronômica Pantaneira ganhou uma segunda etapa, a edição Águas, com outros dez empreendimentos contemplados. Neste mesmo ano ocorreu a inscrição do projeto do livro “Rota Gastronômica Pantaneira” no Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), trabalho que será lançado no segundo semestre de 2024.

CONTINUE LENDO

Gastronomia

Dia das Mães no Outback

Publicado

on

O Dia das Mães está chegando e o Outback Steakhouse, marca do grupo Bloomin’ Brands, está pronto para tornar essa data ainda mais especial oferecendo uma experiência gastronômica única para famílias que desejam celebrar esse dia de uma maneira memorável. No dia 12 de maio, ao pedir dois pratos principais em qualquer uma das unidades participantes, elas serão agraciadas com uma surpresa especial como forma de homenagear sua importância e dedicação. Para participar, basta pedir dois pratos principais e apresentar o post da promoção para o garçom. Em Goiás, a marca conta com três unidades em Goiânia, no Passeio das Águas Shopping, Goiânia Shopping e Flamboyant Shopping, e uma no interior na cidade de Alexânia no Outlet Premium Brasília.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 165 restaurantes no Brasil e está presente em 67 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. 

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie. 

—-
Informações para a imprensa:
FatoMais Comunicação

CONTINUE LENDO

Gastronomia

Rondelli Cremosi é o novo prato do Festival Italiano de Nova Veneza

Publicado

on

Concurso foi realizado entre os moradores da cidade para eleger uma nova iguaria para o cardápio do maior evento gastronômico do Estado de Goiás

Massa fresca recheada com frango cremoso, regado a um molho branco e queijo catupiry, gratinado ao forno e salpicado de manjericão. Hummm… Salivou aí? Então agende-se para degustar esta iguaria no 18º Festival Italiano de Nova Veneza, que acontece de 6 a 9 de junho, na pequena cidade de Nova Veneza, situada a menos de 30 quilômetros de Goiânia. 

O prato, batizado como Rondelli Cremosi, é de  autoria de Heloise Gomes Duarte, vencedora do concurso de massas realizado  para incrementar o menu da Cantina da Nonna, a cozinha oficial do Festival Italiano de Nova Veneza. No total 14 cozinheiras da cidade participaram e submeteram suas criações a 18 jurados, em duas etapas. 

“Eu não imaginava que iria ganhar e fui uma das últimas a inscrever no concurso. Meus amigos me incentivaram porque quando a gente se reúne, sou em que assume a cozinha”, conta e diz que escolheu a receita porque o prato de inspiração italiana ainda não integra o cardápio do festival. 

O concurso foi idealizado pela organização do 18º Festival Italiano de Nova Veneza, e realizado em parceria com a Marajoara Laticínios, patrocinadora oficial do evento. O objetivo foi trazer inovação para o cardápio, dando oportunidade para a população da cidade. 

“Fomos bastante procurados por chefs e cozinheiros de fora, mas somente cozinheiros da cidade puderam participar porque queremos incentivar o envolvimento cada vez maior dos moradores com o festival”, disse Maria do Carmo Basílio, ao lembrar que cerca de 60% da população da cidade é composta por descendentes italianos, e a cidade é considerada a maior representação da imigração italiana no centro-oeste brasileiro. 

Entre os jurados, estiveram chefs, influenciadores de gastronomia, jornalistas e representantes da cultura italiana.  A diretora cultural da Associação Italiana de Goiás, Graça Antinarelli, é descendente italiana e aprendeu com a mãe a autêntica culinária dos seus ascendentes.  “Ao degustar os pratos apresentados pelas participantes, fiquei impressionada com o capricho, sabor e fidelidade à tradição gastronômica italiana de cada receita”, pontuou.

O jornalista Adriano Regis, que assinou o quadro Prato do Dia na TV Anhanguera por sete anos e trouxe mais de 400 receitas de cozinhas das mais diversas especialidades para o público, contou que foi difícil fazer uma escolha entre tão bons competidores. “Comendo até ficar triste, que a disputa foi bem acirrada, em décimos, eu diria, bem apertada, essa votação. Os cinco pratos se destacaram pela criatividade, pela escolha dos ingredientes, a combinação de sabores e a apresentação impecável”, comentou.

A vencedora do concurso terá sua receita no cardápio e receberá uma placa de homenagem durante o próximo festival. Ela também recebeu da Marajoara Laticínios um prêmio de R$ 1000. A indústria também decidiu premiar os segundo e terceiro lugares com R$ 500 e R$ 250 respectivamente. 

Com cerca de 10 mil habitantes, a população de Nova Veneza é multiplicada pelo menos por 10 todos os anos na época da festa. São os turistas que visitam a cidade para desfrutar da gastronomia e cultura da cidade. Para Heloísa, a vencedora do concurso, o festival é importante porque traz oportunidade de trabalho e renda para os moradores, e o concurso teve o papel de despertar também  o empreendedorismo em todas as participantes. 

Neste sentido, a jurada da primeira etapa do concurso, a chef de cozinha Juliana Castelo Branco, incentivou as participantes a continuarem investindo na área gastronômica. “Espero que vocês vejam este concurso como a primeira porta para uma grande carreira na gastronomia”, disse, na oportunidade.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias