Connect with us

Notícias

É opinião, mas é da boa. Chumbo Gordo Carlos Brickmann

Publicado

on

EDIÇÃO DOS JORNAIS DE QUARTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2022

Não sabemos os nomes, os cargos, as condições da conversa; mas temos um bom ponto de partida, uma repórter normalmente bem relacionada e bem informada. Eliane Cantanhêde, de O Estado de S. Paulo e da Globonews, dá uma boa notícia: depois de conversar com boas fontes militares, não acredita que as Forças Armadas se lancem numa aventura golpista. Eliane não tem a menor simpatia por Bolsonaro, mas tem reputação (justa) de ser fiel à notícia. Eis o que diz: “A escalada de Bolsonaro, filhos, séquito e robôs é clara, mas se a gente olha os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica e se fixa no Alto Comando do Exército, é difícil encontrar ao menos um disposto a jogar seu nome na lama da História contra a democracia. Em vez de golpe com militares, o que não se pode descartar é que Bolsonaro esteja criando um clima de tumulto e instabilidade com sua turba civil, que armou com revólveres e fuzis e pode entrar em ação em caso de derrota”.

Este colunista já trabalhou com Eliane Cantanhêde e sabe que ela, por melhor que seja, nem sempre acerta. Mas sabe também que vale a pena ouvi-la, e que costuma acertar com grande frequência. E se Bolsonaro perder as eleições (ver nota abaixo) e os fanáticos entrarem em ação? Ela conversou com um oficial sobre a mais provável reação dos militares, nesse caso: “Cerca os caras, julga, condena e prende todo mundo. Acabou-se a história”.

João Goulart, em 1964, confiava em seu dispositivo militar. Errou feio.

Pesquisa de agora

Pesquisa é como corrida de Fórmula 1: os carros têm sua posição no grid de largada. Iniciada a corrida, só no fim se sabe o resultado. A pesquisa que indica hoje a posição dos candidatos na largada foi encomendada pela C NT, Confederação Nacional da Indústria, à MDA.

Seus resultados: Lula ganha com quase nove pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro na pesquisa estimulada, quando a lista dos candidatos é apresentada ao público. São 40,6 a 32%. Sérgio Moro e Rodrigo Pacheco não estiveram na lista. Com ambos, na última pesquisa, Lula vencia por 42,2 a 28%. Seguem-se Ciro Gomes, com 7,1%, e João Doria, com 3,1%. Deve haver segundo turno.

A luta final

No segundo turno, diz a pesquisa, Lula venceria todos os adversários. Já Bolsonaro só perderia para Lula e Ciro e venceria Doria e Simone Tebet. O principal resultado: Lula 50,8%, Bolsonaro 36,8%.

Por baixo dos números

O que puxa Bolsonaro para baixo é a opinião sobre seu desempenho no governo. Desaprovam o trabalho de Bolsonaro 58,8%, contra 37,9% que o aprovam. São 44% que acham sua Presidência ruim ou péssima, enquanto 30% a consideram ótima ou boa. O item “emprego e renda” tem a pior das avaliações: 68,1%. Em seguida, entre os mais mal avaliados, vêm “saúde”, com 59,6%, “meio-ambiente” com 59,5%, “segurança pública” (56,9%), e “educação”, 55,5%. As avaliações são negativas em todos os setores: dos “benefícios aos mais pobres” (53%) ao “combate à corrupção” (50,6%). No “combate à pandemia”, 48,5% acham que o governo foi mal e 22% acham que foi bem.

É só resolver esses problemas que a avaliação melhora.

Olha o bolso!

Publicado segunda-feira no Diário Oficial da União: em despacho datado de 5 de maio, o gabinete do ministro da Cidadania autoriza o servidor Marcelo Reis Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério, a se afastar do Brasil para participar da 19ª Edição do ISF Gymnasiade Escolar, a se realizar na Normandia, França, no período de 17 a 22 de maio. E também acompanhar o torneio de tênis de Roland Garros, em Paris, de 25 a 28 de maio. O servidor se afasta de 17 a 30 de maio, “com ônus” para o Ministério.

País rico tem dessas coisas. Quase duas semanas em Paris. A gente paga.

Na hora certa

Há pessoas, pode acreditar, que não acreditam em coincidências. Pois cá está um caso interessantíssimo de coincidência, que vale a pena narrar. No próximo dia 17, o Conselho Nacional de Justiça, CNJ, deve iniciar inspeção no Judiciário baiano, para ter certeza de que está tudo correto.

Pois há servidores do Judiciário que querem paralisar o TJ, Tribunal de Justiça, no mesmo dia 17! Coincidência, claro. E, após a paralisação, haveria manifestação. Há um áudio atribuído ao ex-presidente do Sindicato dos Serventuários, Edno Lima, pedindo para que técnicos e analistas desliguem os computadores e iniciem um apitaço no dia 17.

Uma das sugestões do tal áudio é que os sindicatos que congregam os servidores do Judiciário comprem de seis a sete mil apitos para que a manifestação seja o mais ruidosa possível, de maneira a que ninguém deixe de notá-la. Por que a paralisação? Porque os funcionários estão há sete anos sem reajuste de salários, e também porque o TJ não deu qualquer indicação de que pagará passivos trabalhistas.

Já faz tempo que isso acontece e agora há a paralisação. Coincidências!

___________________________________________________________
CURTA E ACOMPANHE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
NO TWITTER:  @ChumboGordo
____________________________________________________________
ASSINE NOSSA NEWSLETTER NO SITE CHUMBOGORDO (www.chumbogordo.com.br)
___________________________________________________
COMENTE:
carlos@brickmann.com.br
Twitter:@CarlosBrickmann
www.brickmann.com.br

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Dia das mães no estilo Tenista.

Publicado

on


No último dia 10 de maio a ACT – Associação Clube de Tennis de Goiânia abriu a casa para receber o grupo Minions e celebrar o dia das mães. Este grupo de mulheres tenistas que somam mais de 40 participantes se reunem todas as sextas-feiras para uma descontraída partida, ou como elas dizem, para uma manhã de Play.

Coordenadoras do evento Lara Macedo e Kamilla Lobo


Essa sexta foi diferente, elas trocaram a raquete pela taça em um brunch patrocinado pela empresária Sophia Imai e os médicos Dermatologista Dr Fabiano Ribeiro e Elter Borges.
Mas além da festa a manhã foi lançamento do torneio:
“As Patroas”, o maior na categoria no estado e o encerramento da Ação Social em prol das vítimas da enchente do Rio Grande do Sul.
O grupo que se fortalece a cada dia pelo seu estilo único: unidas e barulhentas vem tomando espaço na categoria do esporte em nossa capital.

Fotos André Cywinski

CONTINUE LENDO

Notícias

Itamaraty recebe desfile da Thear com peças inspiradas no Cerrado goiano durante o 17º Salão do Artesanato

Publicado

on

Evento foi exclusivo para convidados

São Paulo, maio de 2024 – Depois do sucesso no SPFW, a Thear, idealizada pelo estilista goiano Theo Alexandre, que desde 2016 pesquisa sobre processos produtivos mais sustentáveis, responsáveis e com propósito,apresentou 15 dos 33 looks da coleção Elementos durante um desfile no Itamaraty para convidados, na abertura do 17º Salão do Artesanato, no dia 07 de maio. E, assim como em São Paulo, o momento foi aberto com o vídeo da iniciativa Sou Cerrado (@soucerradooficial)bandeira levantada pela marca que é uma das apoiadoras do projeto e para a qual assinou uma camiseta exclusiva.

Inspirada no Cerrado goiano, a coleção lança um olhar especial para os elementos de terra e fogo, abordando fauna e flora e destacando o lobo-guará, a flor de Candombá e a flor de pequi, que simbolizam bem a singularidade de um dos maiores biomas do planeta. “O artesanato é uma realidade no nosso processo de fabricação, com grande valorização do feito à mão. Como somos uma marca de moda autoral, com uma proposta mais slow fashion, o artesanato está sempre muito presente, seja por meio do bordado, do crochê, da tinturaria, entre outros processos”, conta o estilista Theo Alexandre, que também contou com a folha da cervejinha, planta típica e abundante do cerrado, em parceria com o Projeto Folhas Sustentáveis, no kit desenvolvido para o maior evento de moda da América Latina.

“Entendemos também a importância da valorização dos artistas goianos; por isso, investimos em parcerias que tenham sinergia conosco como artista visual Kboco que trouxe seu olhar sobre o Cerrado para a estampa, as formas orgânicas, curvas e onduladas do fogo que evocam a sensualidade e a versatilidade da mulher Thear nos corsets de luxo de Jerônima Baco, e acessórios assinados pela experiente designer de joias Eleonora Hsiung, que completa a narrativa com peças sofisticadas e contemporâneas criadas a partir dos elementos Terra e Fogo, sob a estética da síntese do Cerrado, feita pelo artista Kboco”, completa.

Os tecidos naturais trazem o aspecto rústico dos elementos, adicionando profundidade e autenticidade ao design. Os elementos Terra e Fogo, tão presentes no cerrado, são traduzidos em tecidos que mesclam texturas terrosas e tons ardentes, evocando a energia primordial que pulsa sob a superfície desta terra ancestral. Assim como o cerrado, a coleção Elementos é um reflexo do ancestral ciclo de transformação. Cada peça é uma celebração da vida, uma homenagem à beleza efêmera e à constante renovação que permeia o mundo.

O batom verde, criado pelo renomado maquiador Marcos Costa em parceria com a Natura exclusivamente para o desfile da marca goiana no SPFW, mais uma vez marcou presença na beleza das modelos. E o casting, como sempre, foi plural com destaque para a modelo Raissa Severo que tem vitiligo e é uma parceira de longa data da marca nas passarelas.

#SouCerrado

Thear levantou a bandeira da preservação do Cerrado ao apoiar e dar palco para o lançamento da iniciativa #SouCerrado – apresentada em primeira mão no desfile, com uma camiseta com a logo da iniciativa assinada pela marca, e que contou com parceria da Myda Malhas e da Zênite.

“O projeto Sou Cerrado chega em um momento muito importante da marca e com total sinergia. Quando a iniciativa nos procurou, não hesitamos em levantar essa bandeira, pois o meio ambiente sempre foi uma das nossas grandes preocupações. Nós, enquanto parte da indústria de confecções – mesmo sendo slow e autoral -, precisamos sim fazer nossa parte no sentido de preservação ao bioma cerrado – o que também representa muito nossas raízes. Com a nossa coleção Elementos pudemos dar visibilidade à causa”, afirma Theo Alexandre.

Crédito Fotoforum

Com base na invisibilidade do bioma, nasce a iniciativa inédita Sou Cerrado, idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, com o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: www.soucerrado.com.br. Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Eu Desacelero na Chapada, Turma que Faz e toda a rede de ONGs presentes na Rede Cerrado.

Thear – Humana e para durar

Marca de moda autoral idealizada pelo estilista goiano Theo Alexandre, que desde 2016 pesquisa sobre processos produtivos mais sustentáveis, responsáveis e com propósito, a Thear – junção do verbo Tear + h (como o Th do nome Theo) – traz criações com design único, modelagens confortáveis, construções com processos mais duráveis e atemporais. Produtos de fibras naturais, como algodão e linho, são a base das peças, que se destacam por ricos em detalhes e design de superfície, conectando a memória afetiva com a experiência do vestir. As inspirações criativas da marca refletem as vivências e o olhar poético de Theo sobre as identidades culturais do Cerrado e de Goiânia, sua cidade.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

FR&SH PR

Daniele Flöter

CONTINUE LENDO

Aniversário

Noite de vinhos

Publicado

on

O jornalista e televisivo Jorge Neris recebeu a amiga consultora imobiliária Rosana Halterbeck na comemoração do seu aniversário na última quarta-feira (8) na Adega Decanter Wine,  onde todos os convidados puderam saborear vinhos de altíssima qualidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias