Connect with us

Notícias

Empresa Familiar

Publicado

on

*Filhos não querem a empresa dos pais*_Cresce o movimento dos jovens adeptos do quiet ambition, que se recusam a trabalhar apenas por trabalhar. O impacto também é sentido na pele por herdeiros de empresas, que já não querem dar continuidade ao legado construído pelos pais_O que acontece com uma empresa familiar se ela não tiver um herdeiro sucessor? Fatalmente ela será encerrada ou vendida e seu fundador terá seu legado esquecido. E esse é o fator que atinge grande parte das empresas de perfil familiar hoje no Brasil. O Índice Global de Empresas Familiares, da PwC, revela que apenas 36% das empresas familiares vão à 2ª geração. Esse número é ainda menor em relação às demais gerações: 19% chegam à terceira. Segundo o especialista em governança corporativa e gestão empresarial e presidente do Conselho de Administração e de Família do Grupo Soares, Marcelo Camorim, dificilmente será possível fazer uma sucessão de pai para filho nos dias de hoje. O motivo? Os filhos não querem! O desinteresse da nova geração pelo negócio da família é um grande problema, considerando que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar. Os jovens atualmente não querem assumir responsabilidades de gerir a empresa da família.

Marcelo Camorim, presidente do Conselho de Administração e de Família do Grupo Soares

Um movimento que tem chamado a aenção no cenário corporativo é o quiet ambition, que consiste na recusa, em especial feita pelos jovens, a “trabalhar apenas por trabalhar”. Isso não significa que eles não tenham projetos ambiciosos. A verdade é que eles querem ser protagonistas do seu próprio destino e ter saúde mental e física para viver do resultado de seu trabalho, seja um líder contratado ou um jovem herdeiro. Eles querem liderar a si mesmos e atuar em empresas que os motiva, que os inspira, que os desafia. Segundo o especialista em governança e presidente do Conselho do Grupo Soares, os jovens da atualidade não querem o estilo de trabalho convencional de seus pais. “Eles estão conectados com inovação, tecnologia e têm sede pelo novo. De nada vai adiantar um pai empresário querer hoje em dia ensinar seu filho a gerir uma empresa à moda antiga: colocando ele para ser vendedor, entregador ou outras funções com o objetivo de que ele conheça o negócio”, frisa Camorim.Outro aspecto é que a Geração Z prioriza mais a transparência e a flexibilidade no trabalho, conforme apontou uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Opinion BoX para a empresa de saúde Alice em 2024, em parceria com BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Grupo Fleury e Flash, comparando características profissionais da geração Z, nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, e os millennials, nascidos de 1981 e 1996. À frente do Grupo Soares, uma holding sexagenária, que tem operações na área de venda de materiais de construção, agronegócio, incorporação imobiliária e venture capital, Camorim implantou um projeto voltado à terceira geração da empresas, um grupo composto de 14 herdeiros com idade entre 12 e 30 anos. Quebrando paradigmas, a preparação do grupo tem sido pautada no estímulo para que busquem realizar seus projetos pessoais. “É preciso oferecer ao jovem oportunidade de desenvolver seus próprios projetos, de estar conectado com seus propósitos de vida e ajudá-lo a entender a gestão como uma oportunidade para ampliar sua experiência e gerar impactos positivos na sociedade”, destaca. Na visão de Marcelo Camorim, a maturidade advinda deste processo de conquista de projetos pessoais reverterá positivamente no grupo, que investiu em gestão profissionalizada e hoje tem sua rotina comandada por executivos de mercado, focada em metas e indicadores. Na condição de herdeiros, eles não precisarão necessariamente atuar diretamente no negócio, mas terão assento na cadeira do Conselho de Família e terão de tomar decisões com base nos resultados entregues pelos gestores. “É preciso prepará-los para que saibam fazer as perguntas certas. E este papel não lhes tira a liberdade de seguir seu próprio caminho. Esta tem sido a alternativa de grandes corporações, que entenderam que a perenidade de um negócio implica em prepará-lo para caminhar de forma autônoma, ainda que seus herdeiros não se interessem tanto por ele”, diz.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Banda Thatband realiza três shows gratuitos pelo projeto OcupaGoiás em fevereiro.

Publicado

on

A banda Thatband realiza, nos dias 05, 12 e 19 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, umasérie de três shows gratuitos pelo projeto Ocupa Goiás, contemplado pelo Fundo de Culturado Estado de Goiás.

O projeto tem como objetivo ocupar espaços públicos com música ao vivo, valorizando aprodução artística local e promovendo o acesso democrático à cultura.

No palco, a Thatbandapresenta um repertório que reúne canções autorais de seus álbuns e clássicos da músicanacional e internacional, em um espetáculo que dialoga com diferentes gerações.

O primeiro show acontece no dia 05 de fevereiro, às 19h30, na Praça CEU, em Aparecida deGoiânia.

As apresentações dos dias 12 e 19 de fevereiro terão seus locais divulgadosposteriormente.

Formada por músicos com sólida trajetória na cena musical goiana, a banda Thatband écomposta por Daniel de Paula (vocais), Denio de Paula (guitarra), Fred Praxedes (teclados),Carlos “Foca” (contrabaixo) e Marcelo Rezende (bateria).

Com uma sonoridade que transita entre o rock, o pop e influências contemporâneas, a Thatbandse destaca pela energia de palco e pela forte conexão com o público.

O projeto Ocupa Goiás reforça a importância do investimento público na cultura, fortalecendo acena musical do estado e levando arte de qualidade para espaços abertos e acessíveis àpopulação.

Serviço

Projeto: Ocupa Goiás – Fundo de Cultura do Estado de Goiás

Atração: Banda Thatband

Datas: 05, 12 e 19 de fevereiro (quintas-feiras)

Horário: 19h30

Local do primeiro show: Praça CEU – Aparecida de Goiânia.

Divulgação 62996143079

CONTINUE LENDO

Notícias

Em São Paulo

Publicado

on

O conceituado médico dermatologista, reconhecido por atender os famosos de todo o país, por ser o mestre do transplante capilar e da tricologia, Dr. Domingos Sávio Coelho, acaba de abrir agenda para a cidade de São Paulo – SP, realizando os mesmos procedimentos e tratamentos realizados em Goiânia – GO, Anápolis – Go e brevemente também Brasília – DF

CONTINUE LENDO

Notícias

Goiás recebe primeiro drive-thru de construção a seco no Brasil

Publicado

on

Fachada Dryfast Avenida Rio Verde

Nova loja será inaugurada em Aparecida de Goiânia no dia 7 de fevereiro e contará com a presença do humorista Wellington Ceará

A construção civil em Goiás ganha um novo capítulo com a inauguração da Dryfast, no dia 7 de fevereiro, em Aparecida de Goiânia.

A empresa chega ao mercado com um conceito inédito no Brasil: o primeiro drive-thru de construção a seco do país, desenvolvido para aumentar a produtividade de montadores, instaladores e profissionais que vivem a rotina da obra no dia a dia.

Mais do que uma loja de materiais, a Dryfast se posiciona como uma solução completa de obra em construção a seco, atuando em três frentes integradas: a venda do mix completo de produtos — do piso à cobertura, a oferta de casas e projetos completos utilizando sistemas industrializados e um modelo de autosserviço em drive-thru, que reduz tempo, burocracia e deslocamentos na compra de materiais.

Humorista Wellington Ceará

O modelo de negócio foi pensado para atender uma dor real do setor: a perda de tempo na aquisição de insumos. Com processos simplificados e retirada rápida dos produtos, o drive-thru permite que o profissional compre exatamente o que precisa e retorne à obra com mais agilidade, impactando diretamente na produtividade e no prazo de execução.

A Dryfast trabalha com o sistema Light Steel Frame como base estrutural das obras, aliado aos fechamentos em Drywall, utilizando perfis de aço galvanizado, placas de gesso acartonado, placas cimentícias, isolamentos, pisos vinílicos, telhas térmicas e acabamentos industrializados.

De forma simples, o sistema funciona como um “grande Lego em escala real”, no qual os componentes chegam prontos à obra, eliminando processos artesanais, o tempo de cura do cimento e o uso excessivo de água.

Esse método construtivo é amplamente consolidado em países como Estados Unidos e na Europa, onde a construção industrializada representa entre 80% e 90% das edificações.

No Brasil, ainda predominam processos convencionais, mais lentos, com maior geração de resíduos e menor previsibilidade de custo e prazo.Entre os principais diferenciais da construção a seco estão a rapidez de execução, a redução de resíduos, o baixo consumo de água e a qualidade padronizada.

Uma obra que, no método convencional, levaria de 12 a 14 meses pode ser executada, com sistemas industrializados, em aproximadamente 5 a 8 meses, dependendo do porte e do nível de planejamento.

Além disso, a geração de entulho é reduzida para cerca de 1% a 3%, tornando o canteiro de obras mais limpo, organizado e sustentável.

A Dryfast também conta com um showroom técnico e uma casa modelo em escala real, permitindo que profissionais e clientes visualizem o acabamento final dos sistemas.

Profissionalização.

Outro pilar do projeto é a UNIDRY, escola de formação técnica da marca, voltada para montadores, instaladores, engenheiros, arquitetos e iniciantes, com cursos presenciais que unem teoria e prática.

A primeira turma já está confirmada para os dias 5 a 7 de fevereiro.

Ao concluir os treinamentos, os profissionais recebem certificação e podem integrar o Dryfast Club, um painel de instaladores disponíveis para consulta dos clientes da loja, fortalecendo o ecossistema da construção a seco e gerando novas oportunidades de trabalho.

A unidade da Dryfast atende obras residenciais, comerciais e industriais e inicia suas operações atendendo Goiânia, Aparecida de Goiânia e região metropolitana, atuando tanto em projetos próprios quanto em parcerias estratégica.

Serviço

Data: 07/02

HoráriO: 08H as 12H

Local: Av. Rio Verde, SN – LT 06-11, QD 28 – Vila Rosa, Aparecida de Goiânia

Assessoria de Imprensa

Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias