A artista plástica Izaura Gama leva suas obras do Louvre a Goiânia na mostra Artefacto Chega a Goiânia, pela primeira vez, a artista plástica Izaura Gama, trazendo suas telas que estiveram em exposição no Museu do Louvre, em Paris. A artista participará da prestigiada mostra Artefacto, no espaço assinado pela designer Olivia Pena, com abertura prevista para abril. Este é o primeiro momento em que o público poderá apreciar as telas desde sua exibição no renomado museu francês.
Além das obras expostas anteriormente no Louvre, Izaura apresentará peças inéditas criadas exclusivamente para a mostra, incluindo o lançamento de uma linha de luminárias autorais. Esta coleção é fruto de uma parceria com Olivia Pena, diretora de Projetos da “Nós Projeto & Construtora” e a C.lux, reconhecida loja de iluminação de alto padrão no Rio de Janeiro. Sobre a artista
Izaura Gama é uma artista visual autodidata, nascida na Paraíba e radicada no Rio de Janeiro, onde mantém seu atelier de criação. Há mais de 10 anos, dedica-se exclusivamente à produção artística, explorando técnicas variadas de pintura. Suas obras transitam entre o expressionismo abstrato e arte figurativa com elementos da natureza e cerâmicas, sendo fortemente influenciada por nomes como Jackson Pollock, Tatiana Wolska, Hans Bellmer e Maxwell Alexandre.d
Mas um ponto central une suas criações a presença do ouro. “O ouro esteve comigo em praticamente em todas as minhas fases como artista, ele é meu ponto de inquietação e encantamento.”
Estudou desenho na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e vivência artística em Paris, que consolidaram sua linguagem artística singular Serão 4 telas da série Núcleo, juntamente com as criações inéditas e a linha de luminárias, reflete a constante evolução da artista e promete encantar o público goiano com sua estética única e intensa expressão criativa.
A mostra Artefacto estará aberta ao público a partir de 2 de abril e poderá ser visitada ao longo de um ano, de segunda a sexta, das 9h as 19h, e sábado, das 9h as 13h. Para mais informações sobre a mostra ou o trabalho da artista, entre em contato pelo Instagram @izaura.art ou visite o site www.izaura.art.br.
No 1º Salão de Artesanato da Cartago, o público poderá apreciar e adquirir peças artesanais e autorais, como bijuterias feitas com alumínio reaproveitado, peças de jeans reaproveitadas e customizadas e muito mais. Entrada é gratuita, no Shopping Estação Goiânia
Bijuterias feitas com alumínio reaproveitado– Walmira
O artesanato, uma expressão artística que incorpora saberes ancestrais e questões sociais, impulsiona a economia criativa e gera renda através do conhecimento e da criatividade dos artesãos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato movimenta aproximadamente R$100 bilhões anualmente, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e conta com mais de 8,5 milhões de artesãos em todo o país.
Peça em vidro fusão – Maria Aline
Para destacar a importância da arte para a cultura e economia local, o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, realiza a 1ª Edição do Salão de Artesanato da Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago) nos dias 04 e 05 de abril (sexta-feira e sábado), das 09h às 18h. O evento contará com exposição e venda de peças artesanais e autorais diversas, incluindo bijuterias feitas com alumínio reaproveitado, peças de jeans reaproveitadas e customizadas, vidro fusão, luminárias de madeira, peças de madeira reaproveitada, crochê e macramê, bordado à mão livre, peças com folhas do cerrado, latonagem e muito mais. A entrada é gratuita.
Bolsas feitas com jeans em desuso – Rita de Cássia
Conforme o presidente da Cartago, Ricardo Santiago, o artesanato goiano é uma expressão cultural que combina tradição e inovação, rico em afeto, acolhimento e alegria. “Nossa produção utiliza matérias-primas regionais e se inspira na cultura e no modo de vida locais”, diz.
Prateleira de árvore feita em madeira reaproveitada Silvio Franco
Peças artesanais e autorais do 1° Salão de Artesanato da Cartago José Inácio
Ainda de acordo com Ricardo, este é o primeiro salão de artesanato promovido pela Cartago, a convite do shopping. “Para nós, poder mostrar o artesanato goiano nas mais diversas habilidades dentro de um espaço de um shopping é muito bacana”, complementa.
Jogo americano feito de crochê – Silvana Oliveira
Criada em 13 de março de 2017, a Cartago tem como inspiração a frase aristotélica “uma andorinha não faz verão”. Atualmente a cooperativa conta com a participação inicialmente de 33 cooperados das mais diversas habilidades.
Baú feito de madeira reaproveitada – Luciene Vasconcelos
Sustentabilidade
Além de ser expressão da cultura goiana, boa parte da produção é feita pelos artesãos a partir de materiais recicláveis, agregando às peças um propósito maior, que é o cuidado ambiental. Eles são protagonistas da supraciclagem, um movimento artístico que dá um destino alternativo a materiais que seriam descartados, também conhecida como upcycling art – ou arte reciclada, em português.
Serviço: 1º Salão de Artesanato da Cartago
Data: 04 e 05 de abril (sexta-feira e sábado)
Horário: das 09h às 18h
Local: praça de eventos do Shopping Estação Goiânia
Endereço: Avenida Goiás Norte, 2151, Setor Central, Goiânia, GO
Nos dias 5 e 6 de abril, próximo sábado e domingo,o Coletivo + promoverá a 18ª edição de seu evento, que se tornou um marco para os microempreendedores locais desde sua criação durante a pandemia. O projeto, idealizado pela empresária Nara Velasco Santos, tem como intuito ajudar marcas de pequeno porte a se restabelecerem no cenário econômico pós-pandemia, e tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo local e destacar o talento de empreendedores dos segmentos de moda, arte, decoração, autocuidado e gastronomia.
O critério de seleção para as marcas participantes é o seguinte: 90% de marcas autorais de microempreendedores online,sem lojas físicas e os outros 10% lojas físicas e revendedores são convidados a expor no evento. Esta abordagem visa proporcionar visibilidade e oportunidades de negócios para aqueles que, muitas vezes, não têm acesso aos grandes canais de venda.
Essa edição contará com 80 marcas expositoras e irá atrair um público estimado em 600 pessoas. O Coletivo+ se consolida como um evento democrático e acolhedor.
O ambiente charmoso do Centro Cultural Oscar Niemeyer, contará com dj tocando muita música boa para embalar o evento, um dj infantil para animar as crianças, espaço totalmente petfriendly para passear com o pet, uma área gastronômica e marcas criativas feitas por empreendedores talentosos da nossa região.
O evento promete ser o palco ideal para que os visitantes não apenas conheçam os produtos, mas também se sintam à vontade para permanecer e desfrutar de uma experiência única.
Idealizado pela arquiteta de interiores e designer Meire Santos, iniciativa une artistas, arquitetos e parceiros na customização de esculturas que serão leiloadas para arrecadar recursos para instituições de caridade
O projeto Raposa 40, uma iniciativa da arquiteta de interiores e designer Meire Santos, que celebra seus 40 anos de carreira neste ano, será marcado por um leilão beneficente no dia 31 de março. O evento, que será realizado no WTC Goiânia Events, a partir das 19h, vai apresentar aos convidados esculturas de raposas e outras peças que foram desenhadas, montadas e produzidas por Meire Santos e customizadas por artistas, arquitetos e parceiros ao longo dos próximos meses.
O projeto tem um viés beneficente: com a personalização e exposição, as obras serão leiloadas para arrecadar recursos para instituições de caridade. Serão 26 esculturas de raposas e 28 de tamanduás toy, simbolizando a riqueza da fauna do Cerrado e reforçando a mensagem de preservação ambiental, uma constante no trabalho de Meire Santos. O projeto dá continuidade a edições anteriores, que já destacaram animais em risco de extinção, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.
“Este evento não é apenas uma celebração da criatividade, mas também uma homenagem à nossa fauna e flora, e à necessidade urgente de preservá-las. Cada obra, além de um convite à reflexão, carrega em si o despertar para a proteção do nosso planeta”, destaca Meire Santos. Toda a arrecadação será destinada a causas nobres em Goiânia, apoiando o Hospital do Câncer Araújo Jorge e o Solar Colombino Augusto de Bastos – Casa de Longa Permanência, instituições que transformam vidas com amor e cuidado.
Serviço: Leilão das esculturas Data: 31 de março Local: WTC Goiânia Events Horário: 19h