Socialização saudável e segura e afastamento das telas estão entre os objetivos das colônias de férias dentro dos condomínios
Condomínios fechados realizam colônias de férias para as crianças.
Equipes de recreação aproveitam espaços de lazer nos condomínios para ocupar a garotada de férias sem precisar sair de casa.
A demanda é tão alta no mês de férias escolares que alguns prestadores de serviço da área já estão com agenda de julho fechada desde janeiro
O mês de julho chega e com ele chega também um dilema comum aos pais nesta época: o que fazer com os filhos, que estão em casa de férias e cheio de energia, para afastá-los do tédio e da exposição excessiva de telas? Uma alternativa é as colônias de férias pela cidade. Mas, quando elas podem acontecer no “quintal” de casa, melhor ainda.
É por isso que elas estão sendo realizadas dentro de condomínios fechados, uma vez que contam com espaços de lazer diversificados e as crianças têm liberdade para ir e vir com mais autonomia.
Para as colônias de férias em condomínios Jardins sempre são contratada empresas de recreação já com amplo tempo de mercado e as melhores avaliações
A criançada ocupa o tempo com supervisão, diversão e de forma segura.
De acordo com a administradora do Condomínio Jardins Valência, Ludmila Alves, a adesão das famílias à colônia de férias é sempre alta.
“Estou aqui há seis anos e sempre realizamos. Antes fazíamos durante três semanas no mês de julho, este ano serão quatro semanas, em que haverá atividades.
Cada semana será uma empresa diferente que irá fazer a programação”, explica.
Ela esclarece também que o condomínio disponibiliza todas as áreas de lazer para que as equipes de recreação desenvolvam as atividades com as crianças.
Condomínios dos Jardins, da FGR, disponibilizam infraestrutura de lazer para colônia de férias segura para crianças
A administração também informa os contatos das empresas e os horários em que será realizada a semana de colônia de férias prestada por cada empresa.
“A inscrição é feita pelos próprios pais das crianças diretamente com a empresa, e eles já negociam com a empresa o custo do serviço.
O condomínio apenas cede os espaços de lazer, anuncia as datas e horários. Também pesquisamos as empresas e sempre buscamos aquelas que tenham um bom tempo de mercado e que sejam bem avaliadas.
Muitas inclusives já são parceiras em outros condomínios da marca Jardins”, esclarece Ludmilla.
Alívio e segurança para os paisMoradora há sete anos do Jardins Valência, a empresária Thaís Kalil diz que super aprova a colônia de férias que é realizada no condomínio.
Ela conta que este ano só a caçula de 9 anos irá participar, pois mais velha que já está na adolescência perdeu um pouco o interesse, mas quando mais jovem sempre foi e aproveitava muito.
“Para nós, pais, é uma comodidade enorme, pois começam as férias e quando eles estão em casa elas logo começam a dizer ‘estou entediada’.
E para os adultos que não estão de férias e precisam continuar a trabalhar, como é o nosso caso, tem a missão de arrumar atividades para os filhos fazerem, que não seja o celular, o iPad, a televisão ou o computador”, destaca a empresária, ao falar sobre comodidade e a segurança que se tem com uma colônia de férias dentro do condomínio.
Outro aspecto ressaltado pela mãe é o ganho para o desenvolvimento das crianças que as atividades recreativas trazem.
“Eu gosto muito, pois eles trazem brincadeiras, algumas até do nosso tempo de criança, e que ajudam na coordenação motora sim e divertem a molecada, mas ao mesmo tempo estimulam muitas coisas bacanas, como convívio com outras crianças, o trabalho em equipe, as disputas saudáveis, ou seja, a coisa do saber ganhar e perder, ou seja, a socialização mesmo”, afirma a empresária.
Agenda lotada
Trabalhando há mais de dez anos no segmento, o educador físico Marcelo Augusto Carvalho de Souza e proprietário da Animakids, afirma que em julho a procura por atividades recreativas, na comparação com a média dos outros meses do ano, cresce mais de 150%.
“Há até algumas datas ao longo do ano em que você tem algumas demandas sazonais como nas férias de janeiro e dezembro, no Dia das crianças, as festas juninas, o Halloween e tem também os eventos corporativos e as festas de aniversários que são feitas o ano todo.
Mas é no mês de julho que temos nossa maior demanda”, explica Marcelo, cuja empresa é uma das contratadas pelo Jardins Valência, condomínio da FGR Incorporações em Goiânia.
De acordo com o educador físico Marcelo Augusto, da AnimaKids, no mês julho, por causa das colônias de férias dentro dos condomínios, aumenta não só o número de agendamentos de eventos e atividades, mas também a quantidade de crianças que são atendidas.
“Numa festa de aniversário, em média, atendemos entre 20 e 30 crianças, nas colônias de férias são mais de 80, no mínimo.
Nós já atendemos em outros condomínios Jardins, mas no Valência será a primeira vez e já temos cerca de 100 crianças inscritas”, informa.
Outro que também está com a agenda lotada para o mês de julho é o professor de educação física e de circo, Fernando Cássio de Souza, carinhosamente conhecido pelas crianças como Tio Caju.
Atuando há dez anos nesse segmento de recreação, ele comanda uma equipe que conta, em média, com dez profissionais, mas que no mês de férias escolares precisa ser reforçada com pelo menos quatro pessoas.
“A nossa agenda para este mês de julho está fechada desde de janeiro.
A nossa demanda aumenta mais de 80%. Inclusive, recebemos inúmeras propostas de colônias de férias de última hora, mas que infelizmente não conseguimos atender por falta de agenda”, afirma Tio Caju.
Assim como a equipe da Animakids, o time do Tio Caju também oferece atividades recreativas para qualquer idade, a partir dos dois anos.
“Planejamos o trabalho de acordo com a faixa etária, a quantidade de crianças e o espaço que se tem disponível para desenvolver as atividades.
Nos condomínios Jardins, onde já fizemos muitos eventos, por exemplo, dá para fazer muitas ações porque realmente são condomínios que têm muitas áreas de lazer e bem estruturadas”, salienta o educador físico.
Ganhos
Ao ressaltar os benefícios da recreação para as crianças, Marcelo Augusto lembra que os momentos numa colônia de férias, além de ser uma opção de lazer, indiretamente e simultâneamente contribuem para o desenvolvimento dela de uma forma bem ampla.
“Eu faço muitas palestras sobre recreação, e eu costumo falar que o educador físico e os recreadores estão entre as profissões mais importantes do mundo hoje em dia.
Porque o trabalho desses profissionais não só representa uma ferramenta de entretenimento, mas também uma ferramenta de educação, de saúde pública, tanto no aspecto físico quanto o mental, ou seja, você consegue abraçar inúmeros benefícios”, explica.
Também atuando há mais de uma década com recreação, Fernando Cássio, ou Tio Caju, explica que as atividades recreativas para as crianças, vão muito além da diversão e da atividade física.
“Como educadores físicos, temos essa preocupação muito grande de, não só proporcionar o divertimento, mas fazer isso de uma forma consciente, com as crianças tendo uma interação verdadeira e aprendendo coisas como respeito ao próximo, trabalho em equipe.
É também um momento em que elas [as crianças] podem colocar toda a sua criatividade para fora.
Desenvolvemos dinâmicas em que elas irão extravasar e aliviar todo aquele estresse do cotidiano escolar”, pontua.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.