FESTIVAL DA CHICA DOIDA VOLTA A SER REALIZADO EM QUIRINÓPOLIS
APÓS QUATRO ANOS!
Evento, que tem como tema “Chica Doida”, prato reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Goiás, acontece de 19 a 22 de maio
Reabrindo o circuito de Festivais Gastronômicos no Estado, Quirinópolis, a 288 quilômetros de Goiânia, volta a realizar o Festival da Chica Doida de 19 a 22 de maio próximo, com uma intensa programação artística, cultural e gastronômica para exaltar o prato típico da cidade que, neste ano, se tornou patrimônio cultural e imaterial de Goiás.
Donas de casa, comerciantes e escolas vão disputar o prêmio de cinco mil reais, no concurso “A Chica Mais Doida”. A entrada gratuita para o público que só paga pelo que consumir. E quem passar pelo Lago Sol Poente vai poder acompanhar shows com Barões da Pisadinha (22/05), João Bosco e Vinícius (21/05), Edy Britto e Samuel (20/05) e Casa Worship (19/05).
E não para por aí. O público também vai poder participar de diversas oficinas culinárias, que vão ensinar desde artesanato com uso da palha do milho, conhecer a história da Chica Doida contada para crianças com o grupo Mamulengos. No Cozinha Show, o humorista Tiago Barnabé, a Narcisa do “Programa da Eliana”, vai tomar conta do palco reunindo os chefs convidados Mariana Rodrigues e Eduardo di Castro, para desvendar os segredos do prato dono da festa.
COMO SURGIU O PRATO CHICA DOIDA Dona Petronilia Ferreira Cabral e o marido João Batista da Rocha gostavam de reunir a família e os amigos numa pamonhada, na Fazenda Cachoeirinha do Rio Preto, município de Quirinópolis. Dona Petronilha conta que em uma rodada de pamonhas, a palha acabou. Ela perguntou ao marido o que fazer com tanta massa de milho e ingredientes que estavam sobrando e ele respondeu: “Vamos inventar um prato”. Colocou cebola picada, alho amassado com sal, jiló e linguiça.Ainda no preparo foi sugerido colocar pimenta. A ajudante de Dona Petronilha, dona Francisca, se encarregou da tarefa e adicionou sem medida, a pimenta malagueta. Depois de misturar todos os ingredientes e colocar em uma assadeira o preparo foi levado ao forno do fogão à lenha. Dona Petronilha conta que volta e meia abria o forno, puxava a forma, colocava um pouquinho de água, mexia tudo de novo e devolvia ao forno para deixar a massa bem cozida e cremosa e só depois adicionou o queijo para gratinar. Quando saiu do forno o prato foi servido quente, agradou e chamou a atenção para o excesso de pimenta. O resultado foi atribuído à ajudante que adicionou a pimenta “Essa Chica é Doida”. Assim, o prato ganhou nome, continuou sendo feito na casa da família, passou para outras, virou comida de festa,
prato de bares e restaurantes de Quirinópolis, ganhou o paladar dos goianos, de outros brasileiros e até de estrangeiros, uma tradição de 75 anos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
DIA 19/05- Quinta feira
OFICINA DA CHICA
14h – Emater – Oficina de Artesanato
16h – Concurso “A Chica Mais Doida” – 1ª Mostra
PALCO DA CHICA
20h – Apresentações artísticas e culturais.
PALCO DE SHOWS-
12:30 -Casa Worship
DIA 20/05- Sexta-feira
OFICINA DA CHICA
09h – Emater – Oficina culinária
13h -Profissionais de bares e restaurantes -Dadinho de Chica e Hamburger Doido
16h – Concurso “A Chica Mais Doida” 2ª Mostra
18h – Futebol Solidário – Chica Doida
PALCO DA CHICA
20h – Apresentações artísticas e culturais.
21h- Abertura oficial do Festival Chica Doida
22h-Encantos e Histórias da Chica com Mamulengos
PALCO DE SHOWS –
23:00- Edy Britto e Samuel
DIA 21/05- Sábado
OFICINA DA CHICA
10h- Kids – História da Chica com Mamulengos – de Geração em Geração
14h – Comida de Escola – Merendeiras “Arroz divertido e cheio de truques”
16h – Concurso “A Chica Mais Doida” – 3ª Mostra
PALCO DA CHICA
20:30h – Apresentações artísticas e culturais
21:30h – Cozinha Show – Narcisa com a Chica
PALCO DE SHOWS-
23:00h – João Bosco e Vinícius
DIA 22/05- Domingo
OFICINA DA CHICA
14h – Oficina Festiva – Comidinhas para bem receber
PALCO DA CHICA
19h30 – Apresentações Artísticas e Culturais
21h – Cozinha Show – Narcisa com a Chica
22h- Resultado e premiação do Concurso “A Chica Mais Doida”
PALCO DE SHOWS
23:00h -Barões da Pisadinha
QUINTA A DOMINGO – CHICA NAS ESCOLAS
18h – Chica Doida e outros pratos nas barracas das escolas.
A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.
Nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e o Aparecida Shopping e o cartório Bruno Quintiliano, proporcionarão momentos para conscientizar a população sobre esse universo
Nesta quarta-feira (2), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Durante essa semana em Aparecida de Goiânia acontecerão ações voltadas para indivíduos com Autismo e para suas famílias que vivem essa realidade.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Aparecida Shopping, realizam uma ação na Praça da Família, das 8h às 11h, no dia (02/04). A programação contará com stands com orientações socioassistenciais e de saúde, além do ônibus do CADúnico, já às 09h30 a caminhada em frente ao Aparecida Shopping e às 11h a inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
Indo para dentro do centro de compras acontecerá às 11h30 a inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping, que é uma brinquedoteca com acessibilidade e inclusão para crianças com TEA. Lugar que terá atendimento para mães e pais fazerem o cartão de vaga TEA, na ocasião conta com o apoio da SMTA para fazer ou solicitar o cartão de acesso às vagas de estacionamento.
E para finalizar o dia repleto de ações voltadas para o Autismo teremos às 19h uma sessão solene na Câmara Municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa e o Aparecida Shopping será homenageado, na ocasião representada por Karoline Albernaz.
Mais do que um centro de compras, o Aparecida Shopping se orgulha de ser um shopping inclusivo, comprometido com o bem-estar do aparecidense e com o apoio a causas sociais. Ao longo do ano, promovemos eventos que reforçam valores como acessibilidade, diversidade e solidariedade, impactando positivamente nossos visitantes e parceiros. Localizado no coração de Aparecida de Goiânia, o Aparecida Shopping é o ponto de encontro onde negócios crescem, pessoas se conectam e experiências acontecem!
O Cartório Bruno Quintiliano também faz questão de participar de ações envolvendo os autistas e seus familiares e irá realizar nesta quarta-feira, uma palestra para os colaboradores, com o tema “Neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial”.
Já do dia 3 a 30 de abril, promove o cadastro para confecção do crachá de identificação de pais e mães atípicas, que vai acompanhado de um cordão. Na sexta-feira (4), uma equipe do tabelionato de notas fará a entrega de pulseiras de identificação para as crianças na Clínica Teia Agir. O Cartório conhecido por promover a inclusão, é pioneiro no atendimento preferencial para os pais, além de ser um local que também oferta vagas de estacionamento exclusivas para autistas.
Como perceber o autismo?
Tendo em vista que sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.
Programação:
02/04 – Quarta-feira (08h ÀS 11H) na Praça da Família
* Stands com Orientações Socioassistenciais e de Saúde na praça da família
* Ônibus do CAD único
* Às 09h30 Caminhada em frente ao Aparecida Shopping
* 11h Inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
* 11h30 Inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping com atendimento para mães fazer cartão de vaga TEA
* 19h Sessão solene na Câmara municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa (Aparecida Shopping será homenageado através da Karoline Albernaz)
02/04 – os colaboradores receberão uma palestra com uma psicóloga com o tema: “neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial.”
Dia 03/04 à 30/04 – todos os pais e mães atípicos receberão um cartão de identificação.
Dia 04/04 – O Dr Bruno e o Dr Weider, irá presentear as crianças da clínica Teia Agir, com uma pulseira personalizada de silicone.
Eliana (Direita) com a mãe Neide da Silva, o filho José Neto e o pai José Noé da Silva
A empresária Eliana Turchetti ( rosa) e sua família estiveram na coordenação da tradicional Festa de São Sebastião, realizada na Chácara Santa Cruz, na cidade de Abadia de Goiás. Há anos, Eliana se dedica a ações sociais e culturais e ressalta que celebrações como essa unem gerações, fortalecem a fé e relembram o valor da solidariedade e da tradição.
Segue algumas imagens do evento
Eliana (Direita) recebeu a irmã Marcia e as amigas Daniele e Fabyele na festa de São Sebastião
A irmã Márcia e com os gemêos do sertanejo Kelvem e Yuri e o filho Marco Aurélio