Connect with us

Política

Moraes determina abertura de nova investigação contra Jair Bolsonaro

Publicado

on

Presidente será investigado por vazamento de informações sigilosas. Leia a íntegra da decisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, nesta quinta-feira (12/8), inquérito para investigar o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o deputado federal, Filipe Barros (PSL-PR), e o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos pelo vazamento de informações sigilosas do inquérito que investiga o suposto ataque hacker às urnas eletrônicas em 2018.

A notícia-crime foi enviada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

Moraes ainda determinou o afastamento do delegado Victor Neves Feitosa Campos do comando das investigações e a oitiva dele e do deputado. Determinou ainda que as empresas Facebook, Twitter, Telegram, Linode e Bitly retirem as publicações do ar.

O ministro também solicitou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste no prazo de 5 dias.

De acordo com o despacho de Moraes, o vazamento de informações sigilosas, se confirmadas, podem configurar crime de divulgação de segredo com potencial prejuízo para a administração pública, previsto no Código Penal.

“Diante desses fatos e levando em consideração que a divulgação de dados de inquérito sigiloso da Polícia Federal pelo Presidente da República, através de perfis verificados nas redes sociais, teria o objetivo de expandir a narrativa fraudulenta que se estabelece contra o processo eleitoral brasileiro, com objetivo de tumultuá-lo, dificultá-lo, frustrá-lo ou impedi-lo, atribuindo-lhe, sem quaisquer provas ou indícios, caráter duvidoso acerca de sua lisura, revela-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados, especialmente no que diz respeito à divulgação de inquérito sigiloso, que contribui para a disseminação das notícias fraudulentas sobre as condutas dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral e contra o sistema de votação no Brasil”, escreveu.

No dia 4 de agosto, Bolsonaro divulgou na internet peças do inquérito policial que investiga suposta invasão a sistemas e bancos de dados do TSE, com acesso e divulgação de dados sigilosos do tribunal. A divulgação do inquérito faz parte da ofensiva de Bolsonaro contra a segurança dos sistemas eletrônicos do tribunal para defender o retorno do voto impresso.

A notícia-crime do TSE enviada a Moraes sugere ainda que a divulgação supostamente criminosa de informações e dados sigilosos do TSE pode ter relação com os fatos apurados no Inquérito 4.781, das Fake News, no STF. Por isso, o tribunal eleitoral pediu que as peças divulgadas sejam encaminhadas para o relator do inquérito das Fake News, Alexandre de Moraes.

 fonte Portal Jota

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

O Renascer de um grande Hospital

Publicado

on

Lucio Rebelo volta a atender, A unidade, que fica localizada em Goiânia, foi a primeira a realizar fertilização in vitro (bebê de proveta) em Goiás. O hospital retomou os atendimentos de forma gradual. A A expectativa é que até julho de 2024, a unidade gere 500 postos diretos de trabalho.Inicialmente estão sendo oferecidos serviços clínicos e ambulatoriais, com especialistas em cardiologia, nutrologia, psiquiatria, infectologia, entre outros.

Segundo o diretor da unidade, nos próximos dois meses o hospital deve passar a atender pacientes que precisem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com leitos humanizados e para tratamentos paliativos, além de centro cirúrgico dotado inicialmente de quatro salas. A meta, conforme Jorge Nabuth presidente do Hospital é “honrar seus mais de 40 anos de existência como uma das unidades referência em alta medicina, com tecnologia, e humanizada do estado de Goiás”, disse.

CONTINUE LENDO

Notícias

Visita na ALEGO

Publicado

on

O Deputado Estadual Anderson Teodoro representante da Cidade de Aguas Lindas de Goiás, recebeu em seu gabinete na ALEGO, o empresário e ex deputado Wagner Villela, na conversa o assunto girou sobre politica do estado e novos projetos para os entornos das regiões de Brasilia e Goiânia.

Assessor especial Francisco Lobo, Deputado Estadual Anderson Teodoro e o empresário e ex deputado Wagner Villela.

CONTINUE LENDO

Política

Doria mantém pré-candidatura à Presidência

Publicado

on

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), manteve sua pré-candidatura à Presidência da República em um dia marcado por rumores de que ele desistiria de disputar o Palácio do Planalto.

O anúncio foi feito durante um evento com prefeitos e vereadores do estado de São Paulo nesta quinta-feira (31/03).

“Quero dizer a vocês: sim, serei candidato à Presidência da República pelo PSDB”, afirmou Doria durante um pronunciamento.

A possível saída de Doria da disputa presidencial foi divulgada nesta quinta-feira por diversos veículos, como o jornal Folha de S Paulo. Ao longo do dia, ele chegou a enviar uma mensagem de áudio para a colunista Mônica Bergamo afirmando que a informação era uma “especulação”.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias