Brasileiros vão jogar pela primeira vez juntos.
Marcelo Zormann e Felipe Meligeni recebem o último convite da chave de duplas.
Rio Open apresentado pela Claro confirmou os últimos convites da organização nesta sexta-feira, que terá o oito brasileiros garantidos na chave de duplas.
O fenômeno mundial João Fonseca estará ao lado do atual campeão do ATP 500 carioca e ex-número 1 do mundo, Marcelo Melo.
O segundo convite conta com Marcelo Zormann e de Felipe Meligeni, que estarão na disputa do torneio que acontece entre 14 e 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.
O experiente Marcelo Melo, campeão de Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017), é o atual campeão do Rio Open.
Em 2025, o mineiro de 42 anos garantiu a primeira conquista completamente brasileira na chave de duplas do maior torneio de tênis da América do Sul ao lado de Rafael Matos.
Dono de 40 títulos de ATP, Melo é o único brasileiro a disputar todas as edições do Rio Open e vai em busca do bicampeonato ao lado de João Fonseca.
Marcelo Melo comemora ponto na edição 2025 do Rio Open (Fotojump)
João Fonseca em ação na edição 2025 do Rio Open (Fotojump)Assim como Melo, Fonseca também esteve em todas as edições do Rio Open, mas de uma maneira diferente.
O fenômeno carioca frequentou o torneio em todos os anos, seja como fã de tênis, sparring ou tenista profissional.
Campeão em simples nos torneios de Buenos Aires e Basileia na última temporada, Fonseca alcançou o posto de 24º melhor tenista do mundo com apenas 19 anos, e encantou o circuito com seu estilo de jogo poderoso. Amigos, esta será a primeira vez que Marcelo Melo e João Fonseca disputam um torneio juntos.
Marcelo Zormann e Felipe Meligeni recebem o último convite da chave principal de duplas e Guto e Heide disputam o qualiOutra dupla 100% brasileira que estará no Rio Open é a de Marcelo Zormann e Felipe Meligeni.
Além deles, a dupla nacional Rafael Matos e Orlando Luz já havia se garantido diretamente no ATP 500 através do ranking, e a de Marcelo Demoliner e Fernando Romboli, que entraram na chave após a desistência do espanhol Marcel Granollers e do argentino Horacio Zeballos.
Assim, o Brasil possui quatro duplas completamente brasileiras já garantidas na competição.
Já no qualifying, Luis Guto Miguel e Gustavo Heide receberam o convite da organização e vão em busca da última vaga na chave principal de duplas.
Marcelo Zormann jogou o Rio Open ao lado de João Fonseca em 2024 (Fotojump)
Felipe Meligeni no Rio Open 2025 (Fotojump) Programação do Evento – Rio Open 2026
14 de fevereiro (sáb) – Qualifying
Abertura do evento: 15h
Jogos: 16h15 de fevereiro (dom) – Qualifying
Abertura do evento: 15h
Jogos: 16h
16 a 19 de fevereiro (seg a qui) – Rio Open
Abertura do evento: 15h
Sessão 1: 16h30
Sessão noite: 19h20 de fevereiro (sex) – Rio Open
Abertura do evento: 15h
Q1: 16h
QC e QF: 17h
21 de fevereiro (sáb) – Rio Open
Abertura do evento: 15h
Semifinais: 17h
Final de duplas: na sequência
22 de fevereiro (dom) – Rio Open
Abertura do evento: 15h
Final de simples: 17h30
Programação do Rio Open 2026
Sobre o Rio Open
O Rio Open apresentado pela Claro é o principal torneio de tênis da América do Sul.
Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento.
Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.
Mais sobre o Rio Open 2026
O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich.
Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio.
A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media.
O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.
Mais informações:
Site oficial do Rio Open
Facebook
Instagram
Twitter
TikTok
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra
(camila.coimbra@inpresspni.com.br) – (21) 3724-1623
Diana Gabanyi – diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Bruno Fernandes (bruno.fernandes@inpresspni.com.br) – (21) 96832-7541
Daniel Varsano (daniel.varsano@externo.inpresspni.com.br) – (21) 97396-3303