Autor goiano mostra que fatores são fundamentais para o desenvolvimento urbano, por isso se tornaram a chave do sucesso de projetos imobiliários.
Lançamento da obra para o público aconteceu na última quinta-feira, 31 de julho, no Shopping Flamboyant.
Goiânia e sua região metropolitana vêm passando por um crescimento recorde tanto em população quanto em domicílios, sendo papel dos empreendedores imobiliários serem parceiros do poder público no desenvolvimento da qualidade de vida na urbanização.
Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontaram que a região metropolitana de Goiânia foi a segunda que mais cresceu no Brasil, e a capital já é a décima em população.
Dois anos depois, em 2024, o instituto de pesquisas Brain Inteligência Estratégica apontou que Goiânia já é considerada a terceira capital do País que mais lança e vende empreendimentos, só ficando atrás do Rio de Janeiro e São Paulo.
O caminho para se promover o desenvolvimento urbano com qualidade é, na visão do especialista em lançamentos imobiliários, Thiago Cosac, desenvolver projetos que gerem o senso de comunidade e sentimento de pertencimento nos futuros moradores em relação ao local onde vivem.
E, como agentes da expansão urbana, é imprescindível que os empreendedores imobiliários tenham este comprometimento.
“Cabe aos desenvolvedores urbanos e incorporadores a sensibilidade de planejar bairros ou prédios sejam mais que obras prontas, mas se tornem um legado urbano e social.
Um lançamento imobiliário de sucesso não se resume mais ao sucesso financeiro e entrega do imóvel, mas em uma construção de valor para seus clientes – os futuros moradores”, diz ele.
Thiago Cosac é especialista em lançamentos imobiliários com 21 anos de experiência, fundador da Mais VGV Brasil e autor do livro.
Ao todo, acumula 14 anos de lançamentos imobiliários e mais de 50 empreendimentos em 21 cidades e 5 estados.
Agora ele compartilha sua experiência no livro “100% Vendido” (Editora Savi), lançado na última quinta-feira,31, na Livraria da Vila, no Shopping Flamboyant.
Com 224 páginas, a obra vai muito além do que retratar estratégias comerciais para vender todas as unidades de um lançamento.
Na verdade, ela mostra que os resultados financeiros de um empreendimento está diretamente ligado à contribuição real que gera para os moradores e para a cidade.
*Compromisso além da venda*O senso de comunidade e pertencimento refere-se à sensação de estar integrado e ser parte de algo maior, como um grupo, uma família, um local de trabalho ou uma sociedade, sentindo-se conectado, aceito e valorizado por outros membros.
O conceito é uma das vertentes do Novo Urbanismo, que nasceu nos Estados Unidos nos anos 1990 e vem sendo propagado no Brasil no desenvolvimento de bairros planejados.
Embora o Novo Urbanismo trate sobre o desenvolvido para bairros planejados, Thiago Cosac considera que é possível aplicá-lo em condomínios verticais também.
Ele observa que o mercado imobiliário está em constante e rápida evolução, e o consumidor de hoje busca espaços com contribuições significativas e reais para seu bem-estar.
“Atualmente, ele busca mais um lugar onde realmente irá se sentir bem; ele quer viver com propósito, ele deseja ter orgulho do espaço onde vai viver.
As empresas devem considerar estes aspectos na hora e projetar”, dizA obra aponta o caminho para concretizar este legado, começando na escolha do terreno, como considerar suas características, como definir o DNA do projeto e a conceituação do empreendimento, e todas demais etapas que envolvem o lançamento.
“Inclusive, o pós-venda, que defendo ser uma das principais etapas”, explica o especialista.
Após a venda, é importante cultivar o relacionamento com os clientes, diz o autor.
Assim como, após a entrega, apoiar os moradores em alguns passos, como prestar auxílio na implantação da gestão do condomínio ou na fundação de um associação para cuidar o novo bairro que está surgindo.
“Tratam-se de boas práticas que irão tornar os moradores aliados no zelo do empreendimento e reforçar o sentimento de pertencimento e senso de comunidade”, diz.
No final, quanto mais eles tiverem prazer em habitar o bairro ou condomínio e mais bem cuidado for este lugar, maior terá sido o sucesso do projeto imobiliário – o que irá gerar credibilidade e recomendação para as empresas, observa Thiago Cosac.
“Desta forma, é possível construir um desenvolvimento sustentável e consistente, além de contribuir para que nossas cidades sejam cada vez melhores”, arremata.
PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.
WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.
A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.
O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.
WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.
“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.
Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.
Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.
A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.
De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.
“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.
Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.
A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.
“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.
A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.
Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.
Participações confirmadas e estrutura do projeto.
O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.
Também participam vários DJs presentes na cena goiana.
A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.
Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.
“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.
O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.
WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.
“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.
Serviço
Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”
Artista: WL – O Caipira Estourado
Data: 17 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.