De olho na importância de promover o contato com a natureza na infância, incorporadoras projetam residencial com foco no lazer naturalizado. Com a mesma preocupação, escolas estendem atividades das crianças para fora da sala e incentivam brincadeiras “à moda antiga
diferença entre os tipos de interação das crianças de hoje em relação às gerações passadas vem preocupando especialistas em infância do mundo todo, uma vez que a prática de atividades ao ar livre tem diminuído progressivamente. Segundo estudo publicado na Educational Research, o acesso ao ambiente natural estimula o desenvolvimento saudável dos pequenos em todas as suas dimensões: física, emocional, intelectual e social. Contudo, nas grandes cidades, é comum que se more em apartamentos, com pouco ou quase nenhum acesso a ambientes externos que favoreçam as brincadeiras ao ar livre. Para solucionar esse impasse, novos projetos de residenciais verticais têm buscado oportunizar o contato infantil com a natureza.
É o caso do Mediterranè, primeiro lançamento do ano de uma parceria entre GPL Incorporadora, SOMOS Desenvolvimento Imobiliário e Partini Incorporadora. Além da localização estratégica deste residencial favorecer as atividades externas, já que o prédio estará próximo do Parque Flamboyant e da Praça das Artes, o projeto ainda buscou alinhar um resgate do contato com a natureza, mesmo para quem mora em apartamento. “Há previsão para horta, árvores frutíferas e diversas outras plantas, para que a natureza não esteja presente somente fora, mas também dentro do condomínio”, conta Guilherme Pinheiro, diretor de novos negócios da GPL Incorporadora e responsável pela concepção do produto.
De acordo com Guilherme, a ideia foi incentivar a disseminação do que ele chama de lazer naturalizado, por meio do qual a inserção de elementos naturais propõe uma integração completa entre diversão e natureza, o que potencializa a imaginação e os momentos compartilhados em família. Nesse sentido, ele destaca o espaço infantil do empreendimento, que foi idealizado a partir de estudos de desenvolvimento das crianças. “Na proposta de playground naturalizado, as crianças poderão brincar como antigamente, utilizando elementos como água e areia, além de explorar a criatividade e a imaginação, por meio de brincadeiras lúdicas ao ar livre, que promovam o aprimoramento das diversas capacidades cognitivas da infância”, ressalta.
Estímulo e investigação
Brincar fora de casa com outras crianças e em contato com a natureza traz muitos benefícios para a saúde mental e física das crianças. Por essa razão, ao escolher um lugar para morar, esse deve ser um dos critérios prioritários das famílias. Entretanto, essa preocupação não se restringe aos núcleos familiares, pois os ambientes escolares também contribuem com o desenvolvimento infantil e podem colaborar com o estímulo a essas atividades que exploram o ambiente de forma espontânea, para promover uma infância mais saudável e equilibrada.
No Colégio Externato São José, por exemplo, a Educação Infantil tem interações e brincadeiras como os eixos estruturantes do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. “Garantimos diferentes formas de brincar, concebendo como ação essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Então, oportunizamos o brincar livre e momentos nos quais acontecem brincadeiras e jogos com objetivos específicos de aprendizagem. As crianças participam de vivências, experiências nas quais elas imaginam, investigam, criam, expressam suas ideias, constroem noções, conceitos, afetos, habilidades, atitudes e valores, construindo sua identidade”, explica Tatiana Santana, diretora pedagógica do Colégio Externato São José.
A educadora ainda reforça a importância do contato direto com a natureza e os elementos naturais nesse processo. “O Projeto de Investigação é uma atividade por meio da qual os alunos são convidados a investigar e compreender o que está ao redor, a exemplo de como nascem a frutas e vegetais, avaliando seus sabores e texturas, se dedicando aos cuidados com o plantio na horta escolar, a produção de receitas com a nutricionista do restaurante interno da escola, desenhos de observação e rodas de conversas. Nesse contexto, por trás do que pode parecer uma simples brincadeira, está o estímulo ao desenvolvimento da intelectualidade e da curiosidade, das noções de espaço e respeito ao alimento, à preservação”, complementa Tatiana.
Lazer naturalizado
O Colégio Integrado Flamboyant Kids, unidade voltada para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, tem como um dos pilares a promoção do contato das crianças com a natureza e a vivência do brincar livre. A escola conta com um pomar no parque onde elas têm acesso direto a plantas, árvores e terra, explorando sensações naturais como cheiros, texturas e cores ao caminhar descalços. Além disso, atividades como o cultivo de sementes em canteiros, com o plantio de abóboras, girassóis e temperos, fazem parte do cotidiano dos alunos. A Vila, com suas casinhas, igrejinha e praça, estimula a criação de histórias e brincadeiras, enquanto a quadra e o pátio são espaços para jogos tradicionais, como bola, pique-esconde e pular corda. A escola também resgata brincadeiras antigas, como corre-cotia e passa-anel, com a participação ativa das professoras. “Essas experiências ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento das crianças, estimulando tanto o aprendizado quanto o bem-estar, e criando um ambiente de descobertas e convivência saudável”, destaca a diretora da unidade, Stephanie Siqueira.
O cantor e empresário Marquynhos SP está de volta a Goiânia e ao Carnaval dos Amigos no Bloco Café Nice, Bloco dos Amigos e Pedacinho do Xéu. Ele que atualmente mora no Rio de Janeiro desembarca juntamente com Neguinho da Beija Flor pra sacudir nosso Carnaval dos Amigos no próximo dia 22, e vem cheio de novidades
Chegou a hora de curtir a vibração dos Bailinhos de Carnaval e o Flamboyant Shopping é o local das melhores experiências em família. A estreia da folia é com a Banda QM – Quinteto do Frevo (foto), que chega a Goiânia exibindo o melhor dessa manifestação cultural e clássicos do gênero. No domingo, dia 23, o convite é para conferir Heróis de Botequim Kids, que inova e traz um repertório repleto de marchinhas e músicas carnavalescas para o público infantil. Ambas apresentações ocorrem das 19h às 20h e são abertas ao público.
Serviço:
Programação temática de Carnaval no Flamboyant Shopping
Bailinhos de Carnaval Data: 22 de fevereiro (Banda QM – Quinteto do Frevo)
Data: 23 de fevereiro (Heróis de Botequim Kids)
Horário: 19h às 20h Evento gratuito
Local: Piso 3
Oficinas Infantis
Customização de abadás, customização de máscaras carnavalescas e confecção de instrumentos musicais. Data: 22 e 23 de fevereiro Horário: 13h às 18h (Horários das turmas: 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h, 16h30, 17h, 17h30 e 18h) Duração da Oficina: 30 minutos Local: Piso 3
Público-alvo: Crianças de 3 a 12 anos Capacidade de crianças por turma: até 12 participantes
Ingressos:
Valor da entrada: Mediante aquisição de ingresso no valor de R$ 30 (individual). Funcionamento da Bilheteria: Apenas nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 12h às 17h.
Obs.: Os ingressos serão vendidos na bilheteria apenas para os horários disponíveis no dia da compra. Não haverá venda antecipada.
Expresso Carnaval
No período, personagens carnavalescos interagirão com o público no Expresso Flamboyant Data: 1º a 4 de março Horário: 14h às 20h Local: Piso 1 Valor: R$ 20 (individual)
Com entrada gratuita, evento contará com a apresentação de três espetáculos: um de dança, um musical e outro teatral
Segunda-feira (24) é dia da região Oeste de Goiânia receber o projeto “Arte, Essência e Luz”, produzido pela Cereja do Cerrado Produções. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação máxima do local: o IFG Campus Oeste, localizado na Rua F17, no Setor Vilage Santa Rita. Na programação, a apresentação de dança do Grupo Noah, El Baile, às 9h no dia 24/2, e o espetáculo musical Cores do Brasil, às 19h, no mesmo dia.
Já no dia 25/2, o entretenimento fica por conta do grupo teatral Asas de Picadeiro e a peça Patcha Mama Show e o Mágico Ecológico Mr. Eco, às 19h. Também integram a programação um roda de conversa sobre saúde, às 19h, e o espetáculo do Teatro Zabriskie, Quem Cochicha o Rabo Espicha, às 20h, ambos no dia 17/3.
A palestra sobre Saúde Mental será comandada por Bianca Priscila C. Camargo (psicóloga) e Lucas Elpídio Ramos da Silva (assistente social), selecionados pelo projeto. Ao final, eles conduzem uma roda de conversa com os presentes. Todas as ações contarão com intérpretes de Libras e ocorrerão em espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
Sobre o projeto
O projeto, realizado pela Grupo Zabriskie Teatro com produção executiva da Cereja do Cerrado Produções, será realizado em três etapas em cada região, sendo uma abertura com apresentações artísticas, palestra e roda de conversa mediada por psicólogo e assistente social; uma outra com oficinas de fotografia, musicalização e jogos teatrais, com 5 aulas de 2 horas cada; e a culminância, com duas apresentações artísticas e a exibição do produto final das oficinas. As informações e os formulários de inscrição das oficinas estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes. Toda a programação do “Arte, Essência e Luz” é gratuita.
Alinhado ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e com o fomento da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/ Ministério da Cultura, deverá beneficiar diretamente cerca de 832 pessoas, dentre artistas, estudantes, mulheres, pessoas com deficiência e vítimas de violência. “Arte, Essência e Luz” foi possível graças a emenda parlamentar viabilizada pelo ex-deputado federal Elias Vaz. “Tenho a convicção de que o projeto vai transformar muitas vidas por meio da cultura, contribuindo para o desenvolvimento humano e social das comunidades de Goiânia”, enfatiza Rainy Ághata.
Sinopses dos espetáculos
24/2, 9h – El Baile/ Grupo Noah
Com elenco na faixa da terceira idade e ambientado na musicalidade latina, alterna performances dançantes e teatrais, construindo a temática do alegre viver. Participam, ainda, amigos e familiares dessas pessoas idosas, numa forte ressignificação do indivíduo na terceira idade e sua interação com o mundo ao seu redor por meio da Arte, da Dança e da Cena. O ambiente ilustra um momento de baile onde as intérpretes revivem e vivem momentos de beleza, alegria e muita felicidade.
24/2, 19h – Cores do Brasil, com as cantoras Rainy Ághata e Regina Jardim
Espetáculo musical que proporciona uma experiência envolvente e intimista, transportando o público para um universo de aconchego e brasilidade por meio da música. Com um repertório cuidadosamente selecionado, explora a riqueza da música brasileira, transitando por gêneros como a Bossa Nova e o samba raiz, que fazem parte da identidade cultural do país. A proposta é resgatar memórias afetivas e valorizar a tradição musical nacional, criando um ambiente que inspira conexão, nostalgia e apreciação da arte sonora. Além de seu forte apelo musical, “Cores do Brasil” se destaca por celebrar a presença feminina na música, sendo protagonizado pelas cantoras Regina Jardim e Rainy Ághata, que interpretam e dão vida às canções com sensibilidade, talento e força artística. O espetáculo exalta a expressividade e representatividade das mulheres na cena musical brasileira, contribuindo para o fortalecimento da diversidade no cenário cultural. O projeto também tem um caráter de democratização do acesso à música brasileira, buscando alcançar um público diverso, composto tanto por admiradores da MPB quanto por aqueles que desejam explorar novas sonoridades e experiências artísticas. Cada apresentação é planejada para envolver a plateia de forma emocional e sensorial, criando um momento único de imersão na cultura nacional. “Cores do Brasil” é mais do que um espetáculo musical; é uma celebração da arte, da história e das raízes do Brasil, proporcionando uma vivência marcante através da música, da interpretação e da atmosfera cativante que acompanha cada performance.
17/3, 20h – Quem Cochicha o Rabo Espicha/ Teatro Zabriskie
Juca Mole e Ana Banana aprontam uma palhaçada danada, vivendo a história de Dona Geni, que adora fofocar, e de Seu Roberval, seu marido, que já não aguenta mais tanta confusão. Entre juras de amor, intrigas de casal, ditos populares e trava línguas, Juca Mole e Ana Banana envolvem a plateia em momentos de muita diversão e convidam a pensar sobre quem é quem na fofoca dos dias de hoje.
25/2, 19h – Patcha Mama Show e o Mágico Ecológico Mr. Eco/ Grupo Asas de Picadeiro
Espetáculo circense que conta a história de Mr. Eco Sapeca, um ilusionista cômico que transforma lixo em luxo; e Ícary, uma indígena guerreira com poderes ancestrais. Juntos, eles embarcam em uma aventura para salvar o planeta Patcha Mama da destruição causada pela ação humana. Utiliza técnicas de circo-teatro, ilusionismo cênico teatral e efeitos mágicos de média e grande ilusão, com aparelhos inovadores adaptados e reciclados. A linguagem é dinâmica, cômica e criativa, com músicas originais e interação com o público. A classificação é livre.–