Connect with us

Gastronomia

‘Mantecatura’: o segredo italiano para um macarrão mais gostoso

Publicado

on

Com o tempo, o orgulho pátrio nos impulsiona a fazermos perguntas com a intenção de rebater a sabedoria de uma combativa cozinheira italiana. Mas se tanto defendem o arroz preparado com caldo, por que a massa é cozida só com água?” Porque lá também preparam o macarrão, ou seja, o cozinham com algo além da água da torneira. Chamam o processo de mantecatura, que vem de mantecare, que em italiano significa “dar forma a uma mistura homogênea, cremosa e uniforme”.

O segredo de cozinhar a massa em duas fases

mantecatura habitualmente tem pouco espaço na cozinha italiana, mas agora volta a ser praticada. É uma espécie de segredo que vem das receitas da avó e que agora estão recuperando muitos restaurantes. Eu curiosa que sou, preparei toda a massa, e uma das minhas últimas receitas são os pappardelle com ostras e cogumelos. Neste caso, o que fiz foi reservar a água das ostras para dar um toque único à massa. Primeiro cozinhei os pappardelle em água com sal, da maneira habitual, depois, quando, faltava um pouquinho para estar al dente, joguei na água das ostras para que pegasse mais sabor de mar, junto com uns cogumelos boletus e queijo fresco de burrata da Puglia. Servi a massa sobre uma nata de repolho roxo, katsuobushi (bonito seco) e uma redução de molho de ostras com um toque de hortelã, ficou divino.

A chave da mantecatura é justamente essa segunda fase, em que, acrescenta-se “um vinho, algum cítrico, um pouco de queijo…” para conseguir que o prato de massa chegue à mesa com um extra. Outro truque fundamental é “que a temperatura do molho em que você colocará a massa se mantenha a 80 graus. Dessa maneira, a massa irá absorvendo o sabor do líquido onde vai terminar de cozinhar e irá soltando amido para obter essa textura um pouco mais densa. Logicamente, você deve levar em conta que se trata de uma cocção um pouco mais lenta, e os três minutos necessários para estar terminada em água fervendo podem ser agora seis, por exemplo”. Quem estiver a fim de provar deve saber que o processo se simplifica quando a massa é fresca em lugar de seca, e quando é de boa qualidade. De fato, com a mantecatura você percebe de verdade a diferença entre a massa boa e a má. Cozinhar essa massa diretamente em um caldo de peixe muito reduzido, o resultado são pratos de um sabor muito poderoso. “Em alguns guisados de grãos, por exemplo de feijões ou lentilhas, também acrescento um punhado de massa no final. Isto é só um exemplo para entender que o clichê de que a massa só se cozinha em água com um pouco de sal não vale sempre.

O molho de tomate, melhor no começo que no final

Como encaixa um dos acompanhantes mais fiéis da massa, o molho de tomate, no excitante universo da mantecatura? Vou lhes dizer como preparar espaguete ao pommodoro. Esprema o suco de um tomate fresco e, por outro lado, assa no forno uns tomates San Marzano até que se reduzam como se fossem um concentrado. Na hora de cozinhar a massa, a cozinhe durante alguns minutos em água e quando já estiver praticamente no ponto a retire e coloque numa frigideira com o suco de tomate e duas colheradas de nosso concentrado caseiro. A massa absorve o sabor de tomate nesta fase final.

Fazer um caldo curto de presunto onde cozinhamos o tagliatelle fresco que acompanha com um prato de ramon. Desta maneira, a massa adquire um sabor fantástico. Uma ideia para testar em casa.

Mas nem tudo é coisa de cozinha fulgurante, pois a caseira também pode se enriquecer com alguma receita para risotear a massa e conseguir um prato vistoso para nos deliciarmos em casa como se estivéssemos numa osteria siciliana. Que falta nos faz…

 |

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Quintas do Cerrado promove pamonhada especial com presença de Muryllo Garcia.

Publicado

on

Novo empreendimento da Consciente Participações e ABL Prime, será palco de uma experiência gastronômica única neste domingo (30/3). A tradicional pamonhada goiana reunirá convidados para vivenciar cada etapa do preparo, do milho à mesa, em um evento especial que contará com a presença do influenciador Muryllo Garcia, que soma mais de 800 mil seguidores nas redes sociais. A programação começa às 9h, proporcionando um momento de interação, sabores e valorização da cultura regional. Localizado na Rodovia GO-060, KM 30, Fazenda Santa Maria, em Trindade (GO), a apenas 30 minutos de Goiânia, o Quintas do Cerrado se destaca pela proposta inovadora que une qualidade de vida e contato direto com a natureza. Com lotes a partir de 1.000 m², o empreendimento já se consolida como um dos mais promissores do mercado imobiliário goiano.

Serviço:
Pamonhada – Quintas do Cerrado
Data: 30 de março
Local: Quintas do Cerrado Condomínio – Rodovia GO-060, KM 30, Fazenda Santa Maria, em Trindade
Horário: a partir das 9 horas

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO

Gastronomia

 Patricia Guerra é embaixadora da Tiramisù World Cup Brasil

Publicado

on

Patrícia Guerra assume a Tiramisù World Cup como embaixadora oficial no Brasil

A brasileira e paulistanaPatricia Guerra é oficialmente a embaixadora da Tiramisù World Cup Brasil. A vencedora mundial da edição de 2023 assumiu o posto no dia 21 de março, justamente no Dia do Tiramisù e do aniversário de Patricia.

A Tiramisù World Cup (TWC) é uma competição anual criada em 2017 por Francesco Redi, da Twissen Group, e reúne confeiteiros amadores do mundo inteiro com o desafio de preparar o melhor tiramisù do mundo, uma das mais amadas e tradicionais sobremesas italianas.

Com uma trajetória de sucesso e excelência no universo do tiramisù, Patricia traz consigo uma paixão inabalável pela culinária e uma vasta experiência, consolidada pela conquista do título mundial na edição de 2023. “É uma honra assumir este compromisso com a TWC que me trouxe tanta felicidade e realizações. Espero ajudar a consolidar ainda mais o evento no Brasil e enviar fortes representantes brasileiros para a etapa mundial”, destaca a nova presidente.

Para Francesco Red, Patricia Guerra tem sido uma referência para a TWC, representando o Brasil como competidora e agora como embaixadora do evento no Brasil. “Sua liderança é uma verdadeira representação da qualidade, criatividade e dedicação que a competição busca celebrar. A trajetória de Patricia é um exemplo claro de comprometimento com a arte da confeitaria e espelha o objetivo principal daTWC: promover e preservar a tradição do tiramisù”.

A edição 2025 da Tiramisù World Cup Brasil já tem como parceiro o IGA (Instituto Gastronômico das Américas), que dispõe de mais de 140 unidades espalhadas por todo Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, e vem para fortalecer ainda mais o evento no país.

Este ano, estão previstas etapas em quatro estados brasileiros. A primeira ocorre em 24 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e as inscrições serão abertas em breve. Sobre os critérios para se inscrever: basta ser apaixonado por confeitaria e não ser um profissional formado e/ou atuante no ramo da gastronomia.

Como acontece a Tiramisù World Cup no Brasil

O evento é organizado anualmente em etapas, com seleções regionais realizadas em diferentes estados do país. Cada etapa busca identificar os melhores confeiteiros amadores locais que disputam a etapa brasileira nas categorias

“Receita Original”, que utiliza os ingredientes de um tradicional tiramisù, e “Receita Criativa”, que mantém a base tradicional e permite até três ingredientes adicionais.

Em cada etapa, os participantes são avaliados por jurados culinaristas e chefes de cozinha que possuem conhecimento em confeitaria e tiramisù. A avaliação se baseia em critérios rigorosos, como sabor, apresentação, textura, entre outros. Os jurados buscam encontrar os confeiteiros que melhor conseguem equilibrar todos os elementos que fazem desta sobremesa um clássico da culinária italiana.

Os vencedores de cada etapa regional avançam para a final nacional, onde competem entre si para conquistar o título de Melhor Tiramisù do Brasil. Essa final será realizada em uma data especial e será o palco para definir quem representará o Brasil na Tiramisù World Cup, a competição mundial que reúne os melhores confeiteiros amadores do mundo.

O vencedor da final nacional tem a chance de participar da Tiramisù World Cup, que ocorre anualmente em Treviso, na Itália, cidade onde surgiu o tiramisù. A competição mundial é uma celebração da gastronomia e da cultura italiana, reunindo profissionais e amadores apaixonados pelo tiramisù.

Sobre Tiramisù World Cup Brasil

​A Tiramisù World Cup Brasil (TWC Brasil) é a edição nacional da renomada competição internacional dedicada a encontrar o melhor tiramisù do mundo. Seguindo os passos da Tiramisù World Cup Itália, a versão brasileira busca celebrar a tradição e a paixão por essa sobremesa italiana, oferecendo aos confeiteiros amadores locais a oportunidade de demonstrar suas habilidades e criatividade na preparação do tiramisù.​

Anualmente, a TWC Brasil realiza seletivas regionais que culminam na escolha do representante nacional para a competição internacional em Treviso, na Itália. Em 2023, o Brasil alcançou destaque ao vencer a 7ª edição da Copa do Mundo de Tiramisù, com a paulista Patricia Guerra conquistando o título com uma reprodução fiel da receita tradicional. ​

Para mais informações:

Jequitibá Marketing Digital e Comunicação Estratégica

Clel Ribeiro

CONTINUE LENDO

Gastronomia

Sábado pede feijoada

Publicado

on

A Euro Incorporações recebe convidados para a Feijuca da Euro, com uma tradicional feijoada acompanhada de um ambiente agradável e bate-papo, neste sábado, dia 29 de março, a  partir das 11h, em sua Central de Decorados, localizada na Av Pl-2, Qd H5, Park Lozandes, em Goiânia.

O evento é destinado a clientes que desejam conhecer os apartamentos decorados dos projetos que a empresa oferece na cidade e aproveitar as condições financeiras antes da virada de tabela. Os visitantes poderão também conhecer o apartamento decorado instalado na torre em construção do residencial Euro Park que fica ao lado da Central de Decorado.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias