O autor Alberto Araújo nasceu na cidade de Coromandel (MG), em 11 de 1962. Iniciou os estudos em Patrocínio, onde, na década 80, uniu poesia com imagem em produções de vídeo que lhe renderam vários prêmios em festivais. Em 1990, mudou-se para Goiânia. Produziu e apresentou programas de turismo para TV Anhanguera (Goiás Adentro e Cartão Postal). Em 2004, recebeu da Universidade Católica de Goiás o Diploma de Mérito “pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás”. Em 2009, lançou em Lisboa o livro Alma Transgênica. Mais tarde, retornou à capital portuguesa para lançar o livro Alma Lusitana. Em 2011, escreveu o roteiro de seu primeiro longa metragem e dirigiu o filme Vazio Coração, lançado em 2013 e premiado como melhor filme e melhor ator, para Murilo Rosa, no Festival de Cinema de Natal (RN). Em 2017, cria e produz a página Meu Olhar, um semanário de viagens publicado no Facebook. Em 2018 recebe em Lisboa o Prêmio Lusofonia na área de cinema. Em 2019 escreve e dirige o filme Volta à Casa Paterna, inteiramente rodado em Portugal é classificado para O FESTIN 2020(Festival de Cinema Itinerante de Lisboa). Em 2021 estreia o programa de Turismo Assim na Terra como no Céu na TBC. Neste ano escreve o livro autobiográfico Flores em Vida e finaliza o roteiro de seu próximo longa metragem O Intervalo do Vaga-lume. Romance que será lançado neste ano de 2022, pela Editora Chiado Books, na Livraria Leitura do Goiânia Shopping dia 28/04. Alberto Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia-GO.
Resumo
O título desse romance é uma referência ao inseto pirilampo, notório por suas emissões de luz bioluminescente, pois a trama reflete a alternância entre a claridade e a escuridão que o personagem central trás em sua alma. Filho único, Gabriel foi abraçado pelo manto natural da família feliz até os dez anos de idade. Mas um certo dia, as curvas do destino levaram seus pais em um acidente fatal. Adotado pela família de um tio militar, residente em Brasília, o menino viu apagar a luz interior. Mais tarde, já residindo na Espanha, resolve voltar ao Brasil e visitar o sobrado onde passou a infância. Preso ao passado, sequestra o casal que lá reside e o faz refém de seus sonhos vividos ali. Os atuais proprietários da casa, uma professora de piano e um conceituado antropólogo, viverão dias de angústia e desespero, com sentimentos antagônicos em relação àquele estranho com uma arma na mão. Olavo, que dedicou décadas em pesquisas para entender o comportamento do homem pré-histórico, não sabe o que fazer com aquele contemporâneo emergido de um pântano de traumas dentro de sua casa. E a professora de piano? Será que a música amenizará a tensão desse inusitado sequestro? Gabriel terá algum êxito em sua intenção de reviver fragmentos de um amor familiar?
O ator OTHON BASTOS serve um “aperitivo” do romance O INTERVALO DO VAGA-LUME, que será lançando na livraria LEITURA, GOIÂNIA SHOPPING, próxima quinta-feira, 20 h. Vc é nosso convidado especial.
Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas
O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.
Moara Couto
Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:
Thaise Monteiro
Karla Mendes
Anna Behatriz Azevedo
Alinne Vieira
Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:
Lady Cali
Alidi
B Flora
Aduli
Isadora Pinheiro
As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.
Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.
O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.
No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.
“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.
A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.