Animes, K-pop, festivais tradicionais e cultura geek revelam como referências orientais se consolidaram no cotidiano goiano
A cultura asiática, vibrante e multifacetada, conquistou um lugar especial na rotina e no imaginário do público no Brasil e em Goiás não seria diferente. A cultura asiática deixou de ser apenas uma referência distante para se tornar parte do cotidiano de milhares de brasileiros. Presente na música, na televisão, na moda, nos eventos e até nos hábitos de consumo, essa influência atravessa gerações e se manifesta de forma cada vez mais natural no imaginário local dos goianos.
Para muitos, o primeiro contato veio ainda na infância, quando animações japonesas passaram a ocupar a programação da televisão brasileira nas décadas de 1990 e 2000. Personagens marcantes ganharam destaque na televisão brasileira, como Goku, Cavaleiros do Zodíaco e Naruto, abrindo caminho para uma legião de fãs que se identifica com narrativas, estética e valores desses universos.
Histórias cheias de simbolismos e valores como amizade, persistência e superação criaram vínculos emocionais que permanecem até hoje. Esses universos ajudaram a formar uma geração que cresceu acompanhando animes e passou a enxergar a cultura oriental com curiosidade e admiração. Essa relação se fortalece também nas experiências presenciais.
No Buriti Shopping, a influência da cultura oriental é bastante presente na gastronomia. A Praça de Alimentação do empreendimento reúne opções de culinária asiática como MaxSushi, Sushiloko e Ting Express, ampliando a experiência cultural do público por meio dos sabores — referências que também inspiram a agenda de eventos do empreendimento. Nos últimos anos, o shopping tem recebido ações temáticas e iniciativas culturais ligadas ao Oriente, como a Feira do Japão, que conta com uma ampla variedade de snacks, biscoitos e doces orientais, além de itens decorativos, expandindo a vivência cultural para além do paladar.
Esse movimento acompanha a chegada e a consolidação de marcas de origem oriental no estado. A inauguração da nova unidade da Daiso no Buriti Shopping, por exemplo, reuniu cerca de 400 clientes que aguardavam ansiosos pela abertura da loja. O sucesso da inauguração evidencia o interesse crescente por itens criativos, utilitários e com design inspirado na filosofia estética oriental, que fascina tantas gerações.
De acordo com o superintendente do Buriti Shopping, Bruno Furlanetto, a chegada da Daiso reforça o posicionamento do centro de compras como um espaço atento aos movimentos culturais e aos novos hábitos de consumo. “A Daiso é uma marca já consolidada e muito querida pelo público brasileiro. Sua chegada ao Buriti amplia nosso mix com uma proposta que une criatividade, funcionalidade e design, oferecendo experiências de compra que dialogam com diferentes estilos e gerações”.
Além da Daiso, o shopping conta com outras operações que contemplam diretamente esse universo. O quiosque da Piticas, especializada em camisetas geek e colecionáveis como funkos, atrai fãs de animes, games e cultura pop asiática. Com produtos temáticos, camisetas, bonés e acessórios inspirados em personagens orientais também reforçam essa conexão com o público.
Para o superintendente do Buriti Shopping, Bruno Furlanetto, esse movimento aponta para uma mudança no comportamento do consumidor. “Muito além de tendências passageiras, elementos como animes, doramas, K-pop, cosplay e festivais tradicionais se tornaram pontes afetivas e culturais entre Goiás e a cultura oriental. Nosso papel é acolher essas manifestações e oferecer um ambiente que valorize diversidade, experiências e pertencimento, como fazemos ao trazer para dentro do empreendimento a Feira do Japão e a Daiso, que é um sucesso de público”, destaca.
“Percebemos um crescimento consistente na busca por produtos, gastronomia e eventos ligados à cultura oriental. O público quer vivenciar essas referências de forma mais próxima, e o shopping acompanha esse movimento ao trazer marcas e experiências que dialogam com esse interesse”, ressalta o gerente de marketing do Buriti Shopping, Thiago Souza.
Atenciosamente,
Mariana Rodrigues – Kasane
Assessora de imprensa