Connect with us

Cultura

PROJETO DE SIRON HOMENAGEIA A CAPITAL DA MPB NOS BARES

Publicado

on

                                           Siron Franco

 

Marcos Gomes exclusivo para o D9

Goiânia poderá ganhar um novo cartão postal, com o monumento “A Clave de Sol”, do pintor goiano, escultor e diretor de arte, Siron Franco, em homenagem ao maior movimento cultural musical de sua história, que a transformou na “Capital Brasileira da MPB ao Vivo nos Bares”. A ideia foi sugerida ao artista plástico, natural da Cidade de Goiás e que está completando 55 anos de carreira pelo jornalista Marcos Gomes, autor dos documentários “Bons Tempos Goiânia” e “O Criador do Cliff”.

     Conforme o projeto de Siron Franco, cujas obras estão presentes nos mais importantes museus do Brasil e do mundo, como: MASP e MAC (São Paulo), MNBA (Rio de Janeiro), MON (Curitiba), Metropolitan Museum of Arts em Nova York e no Museu de Arte Contemporânea do México, o monumento terá 4 metros de altura, todo em aço espelhado e será instalado na Praça Tamandaré, que foi o epicentro desse movimento, ocorrido entre a segunda metade da década de 70 e o início dos anos 90.

     Embora tenha a simpatia da Secretaria Municipal de Cultura, cujo Conselho do Patrimônio Histórico-Cultural declarou esse movimento bem do patrimônio cultural imaterial, Siron Franco busca o apoio da iniciativa privada à sua construção. A Praça Tamandaré ficou famosa no período daquele movimento por reunir em seu entorno dezenas de bares com o melhor da MPB ao vivo, em apresentações de artistas nacionais e goianos, os quais terão os seus nomes gravados na Clave de Sol, de Siron Franco.

       No epicentro da Praça Tamandaré pontuaram o Beto´s Bar, de Odilon Carlos e Anete Teixeira; Degraus, do professor Rubão; Cliff´s, de André Custódio; Cavalhadas, do cartunista Jorge Braga; Ciriu´s, do Ricardo Ferreira e seu genro José Cosac; Zero Bar, de Reginaldo Bufaiçal e Julinho Vaz; Don Quixote, dos irmãos Tuca e do Walmir; Tot´s, do Ruilon; Zero Grau; Casa da Gente e Beb’s bar, de Perseu Matias e outros; Latitude 2000, do Luiz Brasileiro; Jota´s, do Melo; Flor da Pele, de Gilberto Correia e muitos outros.

     Siron Franco é autor de outras obras expostas em logradouros públicos, como: o Monumento à Paz Mundial, localizado no interior do Bosque dos Buritis, no Setor Oeste e o Monumento às Nações Indígenas, um dos símbolos nacionais da comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.

 

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias