Biere du Parc – pirarucu ao purê de banana da terra e molho pesto
Para quem segue a tradição de não comer carne neste período, o festival conta com vários restaurantes que oferecem peixes no menu
A tradição de comer peixe na Semana Santa faz parte da rotina de várias famílias brasileiras. Por isso, quem quiser almoçar ou jantar fora, na Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia ou Domingo de Páscoa, a 5ª Goiânia Restaurant Week conta com vários restaurantes que vão servir menus com peixes nestas datas. São diversas opções e preparos. Como essas são datas concorridas, é importante verificar junto aos restaurantes se é necessário fazer reserva.
Casa Baru – caldeirada de pirarucu com frutos do mar
Comer bacalhau na Sexta-Feira Santa é uma tradição herdada dos colonizadores portugueses. Por isso, a Casa Portuguesa não poderia deixar de contar com essa opção no menu. Carlos Lopes, gerente do restaurante, afirma que está com uma boa expectativa de público para a próxima sexta-feira, mesmo sendo um feriado prolongado, quando muita gente aproveita para viajar. “Estamos esperançosos que será um bom fim de semana para nós, principalmente porque temos várias opções de bacalhau”.
Casa Portuguesa – Bacalhau do Chef
No almoço de sexta-feira, o restaurante serve dois pratos principais à base de bacalhau: o Roupa Velha, bacalhau em lasca com cebola, ovos mexidos, batata, finalizado com brócolis e azeitonas pretas; e o Bacalhau do Chef, posta de bacalhau, com tomate coquetel, finalizado com molho sugo e polenta cremosa. Para completar a entrada Toast Sardinha, torrada de pão da casa com ervas finas, molho tártaro, tomate Italiano confitado, sardinha marinada com cebolinha, finalizando com fio de azeite.
L’Étolie – Pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras acompanhado de couscous marroquino com legumes.
L’Étoile – filé de tilápia grelhado, regado com molho dijonnaise e alcaparras
O Sax Coffee & More – que vai servir almoço sexta, sábado e domingo; e jantar, sexta e sábado – conta como prato principal o Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino, pirarucu grelhado com moqueca de banana da terra e farofa crocante de dendê. Já o restaurante Sax Coffee & More Promenade, oferece o prato no menu, mas só na hora do almoço, sexta-feira, sábado e domingo.
Las Nenas – peixe empanado, risoto de moqueca de camarão e vinagrete de pupunha
“Esperamos que no final de semana o prato Do Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino seja um grande sucesso e surpreenda a todos com seu sabor único. Apresentamos alguns pratos inspirados nos diferentes biomas do Brasil, e o de pirarucu vai além, viajando da Amazônia para a Caatinga, proporcionando um sabor singular e muita harmonia”, informa Luiz Felipe Guimarães, sócio e administrador do Sax Coffee & More e do Sax Coffee & More Promenade.
Madalena Gastrobar – salmão grelhado, servido com mousseline de batata baroa e vinagrete de laranja com castanha do Pará
O L’Étoile D’Argent vai servir menus com peixe no almoço e jantar, sexta-feira, sábado e domingo. A opção de prato principal para o almoço é o filé de tilápia grelhado, regado com molho dijonnaise e alcaparras, acompanhado de couscous marroquino com legumes. No jantar, o restaurante conta com a entrada dueto de croquete – bacalhau e salmão com camarão, acompanhado de aioli de sriracha –, e o prato principal pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras, acompanhado de couscous marroquino com legumes.
Piry – Pintado Crocante
“Estamos na expectativa de receber muitos clientes, devido ao feriado e a alta procura por peixe nesta época. Acredito que nesses três dias – sexta, sábado e domingo da Semana Santa – possam sair mais os pratos de peixe, apesar do goiano amar muito carne. Acredito que o movimento possa ser maior no sábado e domingo almoço”, afirma Jordana Pimenta, proprietária do restaurante L’Étoile D’Argent.
O Zimbro Cocktails & Co. serve o menu da 5ª Goiânia Restaurant Week no almoço de sexta, sábado e domingo. A opção de peixe do restaurante é a moqueca de pirarucu com camarõezinhos, arroz, tartare de banana da terra defumado e farofa cítrica de coco, como prato principal. O Madalena Gastrobar vai servir almoço e jantar na sexta-feira. No almoço a opção é o arroz caldoso de moqueca de pirarucu, acompanhado de requeijão de leite de coco e manjericão basílico frito. No jantar, salmão grelhado, servido com mousseline de batata baroa e vinagrete de laranja com castanha do Pará.
Sax Coffee & More – Do Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino
“Nesta época, sempre é grande a procura por pescados, é algo cultural comer somente peixe na Semana Santa. Estamos preparados para receber o público do Restaurant Week com pratos elaborados com peixe”, explica Fabiano Vaz, chef e proprietário do Madalena Gastrobar.
O Deck Mambo serve o menu da 5ª Goiânia no almoço e jantar de sábado e domingo. No almoço, a opção é o Salmão com Spaghetti ao Brie, salmão selado na manteiga e finalizado no forno, servido com aspargos com molho de limão, spaghetti ao molho de brie. No jantar, a entrada é pastel de ceviche – massa de pastel frita, servida com ceviche de tilápia, temperado com leite de tigre, picles de cebola roxa, concassé de tomate e folhas de coentro – e o prato principal é o salmão selado na manteiga e finalizado no forno, servido com aspargos com molho de limão e spaghetti ao molho de brie.
Três restaurantes vão servir apenas almoço na sexta-feira. A Casa Baru conta com a caldeirada de pirarucu com frutos do mar, acompanhado de arroz branco, farofa de cebola e mix de folhas e tomate cereja. O Antonieta Restaurant Lounge Bar serve a entrada croqueta de peixe e o prato principal peixe pure de batata baroa e ervilha; e o restaurante Las Nenas, o peixe empanado, risoto de moqueca de camarão e vinagrete de pupunha
Somente no jantar
Dois restaurantes vão servir peixe no jantar sexta, sábado e domingo. O Juá Restaurante conta no menu com o peixe do dia com escamas de banana, veloutée de vatapá, farofa de dendê com camarão seco, vinagrete com chicória e tempura de pimenta de cheiro. O Piry Cozinha Nordestina serve o prato principal Pintado Crocante, filé de pintado em crosta de castanha-de-caju com farinha de mandioca, acompanhado de tabule de arroz cateto e pesto de coentro.
O Hattori Sabores do Japão vai servir jantar sexta e sábado. Para a entrada, a opção é chips de salmão – chips de batata doce cobertos de salmão cream, com cobertura de crispy e geleia de pimenta –, e para o prato principal o combinado variado de sushis com 19 peças, que contam com peixes variados, como salmão, tilápia e anchova.
O Biere du Parc serve jantar na sexta-feira, com a opção de entrada bolinho de aipim com camarão e o prato principal pirarucu ao purê de banana da terra e molho pesto. O Itadaku Sushi Fusion serve jantar no domingo. As opções com peixe são a entrada brisa de barriga de salmão – lâminas de barriga de salmão com fio de limão, flor de sal, azeite trufado, raspas de siciliano e brotos para finalizar – e prato principal o combinado tradicional de sushis com 15 peças especiais de salmão.
Restaurantes da 5ª Edição Goiânia RW que vão servir peixe na Semana Santa
Antonieta Restaurant Lounge Bar – @antonietarestaurant Biere du Parc – @biereduparc Casa Baru – @casabaru.go Casa Portuguesa Empório e Restaurante – @casaportuguesa.go Deck Mambo – @deckmambo Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante Itadaku Sushi Fusion – @itadakusushi Juá – @restaurantejua L’Etoile D’Argent – @letoile.dargent Las Nenas Bistrô – @lasnenasrestaurante Madalena Gastrobar – @madalenagastrobar Piry Bar e Restaurante – @pirybarerestaurante Sax Coffee & More Promenade – @sax_coffee Sax Coffee & More – @sax_coffee Zimbro Cocktail & Co – @zimbrobar
Serviço 5ª Goiânia Restaurant Week Quando: 8 de março a 7 de abril Conheça todos os restaurantes participantes e menus no site: restaurantweek.com.br Acompanhe o festival: @restaurantweekbrasil
Novo empreendimento da Consciente Participações e ABL Prime, será palco de uma experiência gastronômica única neste domingo (30/3). A tradicional pamonhada goiana reunirá convidados para vivenciar cada etapa do preparo, do milho à mesa, em um evento especial que contará com a presença do influenciador Muryllo Garcia, que soma mais de 800 mil seguidores nas redes sociais. A programação começa às 9h, proporcionando um momento de interação, sabores e valorização da cultura regional. Localizado na Rodovia GO-060, KM 30, Fazenda Santa Maria, em Trindade (GO), a apenas 30 minutos de Goiânia, o Quintas do Cerrado se destaca pela proposta inovadora que une qualidade de vida e contato direto com a natureza. Com lotes a partir de 1.000 m², o empreendimento já se consolida como um dos mais promissores do mercado imobiliário goiano.
Serviço: Pamonhada – Quintas do Cerrado Data: 30 de março Local: Quintas do Cerrado Condomínio – Rodovia GO-060, KM 30, Fazenda Santa Maria, em Trindade Horário: a partir das 9 horas
Patrícia Guerra assume a Tiramisù World Cup como embaixadora oficial no Brasil
A brasileira e paulistanaPatricia Guerra é oficialmente a embaixadora da Tiramisù World Cup Brasil. A vencedora mundial da edição de 2023 assumiu o posto no dia 21 de março, justamente no Dia do Tiramisù e do aniversário de Patricia.
A Tiramisù World Cup (TWC) é uma competição anual criada em 2017 por Francesco Redi, da Twissen Group, e reúne confeiteiros amadores do mundo inteiro com o desafio de preparar o melhor tiramisù do mundo, uma das mais amadas e tradicionais sobremesas italianas.
Com uma trajetória de sucesso e excelência no universo do tiramisù, Patricia traz consigo uma paixão inabalável pela culinária e uma vasta experiência, consolidada pela conquista do título mundial na edição de 2023. “É uma honra assumir este compromisso com a TWC que me trouxe tanta felicidade e realizações. Espero ajudar a consolidar ainda mais o evento no Brasil e enviar fortes representantes brasileiros para a etapa mundial”, destaca a nova presidente.
Para Francesco Red, Patricia Guerra tem sido uma referência para a TWC, representando o Brasil como competidora e agora como embaixadora do evento no Brasil. “Sua liderança é uma verdadeira representação da qualidade, criatividade e dedicação que a competição busca celebrar. A trajetória de Patricia é um exemplo claro de comprometimento com a arte da confeitaria e espelha o objetivo principal daTWC: promover e preservar a tradição do tiramisù”.
A edição 2025 da Tiramisù World Cup Brasil já tem como parceiro o IGA (Instituto Gastronômico das Américas), que dispõe de mais de 140 unidades espalhadas por todo Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, e vem para fortalecer ainda mais o evento no país.
Este ano, estão previstas etapas em quatro estados brasileiros. A primeira ocorre em 24 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e as inscrições serão abertas em breve. Sobre os critérios para se inscrever: basta ser apaixonado por confeitaria e não ser um profissional formado e/ou atuante no ramo da gastronomia.
Como acontece a Tiramisù World Cup no Brasil
O evento é organizado anualmente em etapas, com seleções regionais realizadas em diferentes estados do país. Cada etapa busca identificar os melhores confeiteiros amadores locais que disputam a etapa brasileira nas categorias
“Receita Original”, que utiliza os ingredientes de um tradicional tiramisù, e “Receita Criativa”, que mantém a base tradicional e permite até três ingredientes adicionais.
Em cada etapa, os participantes são avaliados por jurados culinaristas e chefes de cozinha que possuem conhecimento em confeitaria e tiramisù. A avaliação se baseia em critérios rigorosos, como sabor, apresentação, textura, entre outros. Os jurados buscam encontrar os confeiteiros que melhor conseguem equilibrar todos os elementos que fazem desta sobremesa um clássico da culinária italiana.
Os vencedores de cada etapa regional avançam para a final nacional, onde competem entre si para conquistar o título de Melhor Tiramisù do Brasil. Essa final será realizada em uma data especial e será o palco para definir quem representará o Brasil na Tiramisù World Cup, a competição mundial que reúne os melhores confeiteiros amadores do mundo.
O vencedor da final nacional tem a chance de participar da Tiramisù World Cup, que ocorre anualmente em Treviso, na Itália, cidade onde surgiu o tiramisù. A competição mundial é uma celebração da gastronomia e da cultura italiana, reunindo profissionais e amadores apaixonados pelo tiramisù.
Sobre Tiramisù World Cup Brasil
A Tiramisù World Cup Brasil (TWC Brasil) é a edição nacional da renomada competição internacional dedicada a encontrar o melhor tiramisù do mundo. Seguindo os passos da Tiramisù World Cup Itália, a versão brasileira busca celebrar a tradição e a paixão por essa sobremesa italiana, oferecendo aos confeiteiros amadores locais a oportunidade de demonstrar suas habilidades e criatividade na preparação do tiramisù.
Anualmente, a TWC Brasil realiza seletivas regionais que culminam na escolha do representante nacional para a competição internacional em Treviso, na Itália. Em 2023, o Brasil alcançou destaque ao vencer a 7ª edição da Copa do Mundo de Tiramisù, com a paulista Patricia Guerra conquistando o título com uma reprodução fiel da receita tradicional.
Para mais informações:
Jequitibá Marketing Digital e Comunicação Estratégica
A Euro Incorporações recebe convidados para a Feijuca da Euro, com uma tradicional feijoada acompanhada de um ambiente agradável e bate-papo, neste sábado, dia 29 de março, a partir das 11h, em sua Central de Decorados, localizada na Av Pl-2, Qd H5, Park Lozandes, em Goiânia.
O evento é destinado a clientes que desejam conhecer os apartamentos decorados dos projetos que a empresa oferece na cidade e aproveitar as condições financeiras antes da virada de tabela. Os visitantes poderão também conhecer o apartamento decorado instalado na torre em construção do residencial Euro Park que fica ao lado da Central de Decorado.