Connect with us

Gastronomia

Restaurantes participantes da 5ª Goiânia RW servem peixe na Semana Santa

Publicado

on

Biere du Parc – pirarucu ao purê de banana da terra e molho pesto

Para quem segue a tradição de não comer carne neste período, o festival conta com vários restaurantes que oferecem peixes no menu

A tradição de comer peixe na Semana Santa faz parte da rotina de várias famílias brasileiras. Por isso, quem quiser almoçar ou jantar fora, na Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia ou Domingo de Páscoa, a 5ª Goiânia Restaurant Week conta com vários restaurantes que vão servir menus com peixes nestas datas. São diversas opções e preparos. Como essas são datas concorridas, é importante verificar junto aos restaurantes se é necessário fazer reserva.

Casa Baru – caldeirada de pirarucu com frutos do mar

Comer bacalhau na Sexta-Feira Santa é uma tradição herdada dos colonizadores portugueses. Por isso, a Casa Portuguesa não poderia deixar de contar com essa opção no menu. Carlos Lopes, gerente do restaurante, afirma que está com uma boa expectativa de público para a próxima sexta-feira, mesmo sendo um feriado prolongado, quando muita gente aproveita para viajar. “Estamos esperançosos que será um bom fim de semana para nós, principalmente porque temos várias opções de bacalhau”.

Casa Portuguesa – Bacalhau do Chef

No almoço de sexta-feira, o restaurante serve dois pratos principais à base de bacalhau: o Roupa Velha, bacalhau em lasca com cebola, ovos mexidos, batata, finalizado com brócolis e azeitonas pretas; e o Bacalhau do Chef, posta de bacalhau, com tomate coquetel, finalizado com molho sugo e polenta cremosa. Para completar a entrada Toast Sardinha, torrada de pão da casa com ervas finas, molho tártaro, tomate Italiano confitado, sardinha marinada com cebolinha, finalizando com fio de azeite.

L’Étolie – Pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras acompanhado de couscous marroquino com legumes.

L’Étoile – filé de tilápia grelhado, regado com molho dijonnaise e alcaparras

O Sax Coffee & More – que vai servir almoço sexta, sábado e domingo; e jantar, sexta e sábado – conta como prato principal o Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino, pirarucu grelhado com moqueca de banana da terra e farofa crocante de dendê. Já o restaurante Sax Coffee & More Promenade, oferece o prato no menu, mas só na hora do almoço, sexta-feira, sábado e domingo.

Las Nenas – peixe empanado, risoto de moqueca de camarão e vinagrete de pupunha

“Esperamos que no final de semana o prato Do Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino seja um grande sucesso e surpreenda a todos com seu sabor único. Apresentamos alguns pratos inspirados nos diferentes biomas do Brasil, e o de pirarucu vai além, viajando da Amazônia para a Caatinga, proporcionando um sabor singular e muita harmonia”, informa Luiz Felipe Guimarães, sócio e administrador do Sax Coffee & More e do Sax Coffee & More Promenade.

Madalena Gastrobar – salmão grelhado, servido com mousseline de batata baroa e vinagrete de laranja com castanha do Pará

O L’Étoile D’Argent vai servir menus com peixe no almoço e jantar, sexta-feira, sábado e domingo. A opção de prato principal para o almoço é o filé de tilápia grelhado, regado com molho dijonnaise e alcaparras, acompanhado de couscous marroquino com legumes. No jantar, o restaurante conta com a entrada dueto de croquete – bacalhau e salmão com camarão, acompanhado de aioli de sriracha –, e o prato principal pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras, acompanhado de couscous marroquino com legumes.

Piry – Pintado Crocante

“Estamos na expectativa de receber muitos clientes, devido ao feriado e a alta procura por peixe nesta época. Acredito que nesses três dias – sexta, sábado e domingo da Semana Santa – possam sair mais os pratos de peixe, apesar do goiano amar muito carne. Acredito que o movimento possa ser maior no sábado e domingo almoço”, afirma Jordana Pimenta, proprietária do restaurante L’Étoile D’Argent.

O Zimbro Cocktails & Co. serve o menu da 5ª Goiânia Restaurant Week no almoço de sexta, sábado e domingo. A opção de peixe do restaurante é a moqueca de pirarucu com camarõezinhos, arroz, tartare de banana da terra defumado e farofa cítrica de coco, como prato principal. O Madalena Gastrobar vai servir almoço e jantar na sexta-feira. No almoço a opção é o arroz caldoso de moqueca de pirarucu, acompanhado de requeijão de leite de coco e manjericão basílico frito. No jantar, salmão grelhado, servido com mousseline de batata baroa e vinagrete de laranja com castanha do Pará.

Sax Coffee & More – Do Pirarucu Amazônico ao Dendê Nordestino

“Nesta época, sempre é grande a procura por pescados, é algo cultural comer somente peixe na Semana Santa. Estamos preparados para receber o público do Restaurant Week com pratos elaborados com peixe”, explica Fabiano Vaz, chef e proprietário do Madalena Gastrobar.

O Deck Mambo serve o menu da 5ª Goiânia no almoço e jantar de sábado e domingo. No almoço, a opção é o Salmão com Spaghetti ao Brie, salmão selado na manteiga e finalizado no forno, servido com aspargos com molho de limão, spaghetti ao molho de brie. No jantar, a entrada é pastel de ceviche – massa de pastel frita, servida com ceviche de tilápia, temperado com leite de tigre, picles de cebola roxa, concassé de tomate e folhas de coentro – e o prato principal é o salmão selado na manteiga e finalizado no forno, servido com aspargos com molho de limão e spaghetti ao molho de brie.

Três restaurantes vão servir apenas almoço na sexta-feira. A Casa Baru conta com a caldeirada de pirarucu com frutos do mar, acompanhado de arroz branco, farofa de cebola e mix de folhas e tomate cereja. O Antonieta Restaurant Lounge Bar serve a entrada croqueta de peixe e o prato principal peixe pure de batata baroa e ervilha; e o restaurante Las Nenas, o peixe empanado, risoto de moqueca de camarão e vinagrete de pupunha

Somente no jantar

Dois restaurantes vão servir peixe no jantar sexta, sábado e domingo. O Juá Restaurante conta no menu com o peixe do dia com escamas de banana, veloutée de vatapá, farofa de dendê com camarão seco, vinagrete com chicória e tempura de pimenta de cheiro. O Piry Cozinha Nordestina serve o prato principal Pintado Crocante, filé de pintado em crosta de castanha-de-caju com farinha de mandioca, acompanhado de tabule de arroz cateto e pesto de coentro.

O Hattori Sabores do Japão vai servir jantar sexta e sábado. Para a entrada, a opção é chips de salmão – chips de batata doce cobertos de salmão cream, com cobertura de crispy e geleia de pimenta –, e para o prato principal o combinado variado de sushis com 19 peças, que contam com peixes variados, como salmão, tilápia e anchova.

O Biere du Parc serve jantar na sexta-feira, com a opção de entrada bolinho de aipim com camarão e o prato principal pirarucu ao purê de banana da terra e molho pesto. O Itadaku Sushi Fusion serve jantar no domingo. As opções com peixe são a entrada brisa de barriga de salmão – lâminas de barriga de salmão com fio de limão, flor de sal, azeite trufado, raspas de siciliano e brotos para finalizar – e prato principal o combinado tradicional de sushis com 15 peças especiais de salmão.

Restaurantes da 5ª Edição Goiânia RW que vão servir peixe na Semana Santa

Antonieta Restaurant Lounge Bar – @antonietarestaurant
Biere du Parc – @biereduparc
Casa Baru – @casabaru.go
Casa Portuguesa Empório e Restaurante – @casaportuguesa.go
Deck Mambo – @deckmambo
Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante
Itadaku Sushi Fusion – @itadakusushi
Juá – @restaurantejua
L’Etoile D’Argent – @letoile.dargent
Las Nenas Bistrô – @lasnenasrestaurante
Madalena Gastrobar – @madalenagastrobar
Piry Bar e Restaurante – @pirybarerestaurante
Sax Coffee & More Promenade – @sax_coffee
Sax Coffee & More – @sax_coffee
Zimbro Cocktail & Co – @zimbrobar

Serviço
5ª Goiânia Restaurant Week
Quando: 8 de março a 7 de abril
Conheça todos os restaurantes participantes e menus no site: restaurantweek.com.br
Acompanhe o festival: @restaurantweekbrasil

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256
noticias@palavracom.com
@palavracomunicacao

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado

Publicado

on

Chef Paulo Machado e a jornalista Tati Feldens – idealizadores do roteiro – apresentam uma obra que mergulha nos sabores e saberes do Pantanal

A riqueza gastronômica do Pantanal, uma das maiores e mais impressionantes regiões alagáveis do planeta, ganhará destaque no livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado”, uma publicação que promete levar os leitores a uma viagem sensorial pelos sabores únicos e influências étnicas da culinária local.

Com a curadoria do Chef Paulo Machado, reconhecido por sua profunda expertise nos sabores pantaneiros, e textos da jornalista Tati Feldens, o livro apresenta não apenas as receitas que compõem a primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, que percorreu dez empreendimentos turísticos pantaneiros em 2022 em busca dos sabores regionais, resultando em uma série documental disponível no YouTube e outra veiculada pela TV Morena, afiliada da rede Globo em MS, mas também outros preparos que enaltecem a diversidade culinária da região.

“O Pantanal é uma verdadeira riqueza gastronômica, que reflete não apenas os ingredientes naturais abundantes, mas também as influências culturais das comunidades que habitam essa área tão singular”, destacam o Chef Paulo Machado. “Com este livro, queremos não apenas compartilhar receitas, mas também contar histórias e preservar tradições culinárias únicas.”

Ao longo da publicação, que conta com prefácio assinado por Bruno Wendling, Diretor Presidente na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, os leitores serão conduzidos por uma jornada culinária que revela os segredos por trás de pratos típicos do Pantanal, como o tradicional macarrão de comitiva, a deliciosa sopa paraguaia e os irresistíveis pratos de influência, como o Mutabal e a Sopa Bori Bori.

“É uma honra colaborar com este projeto que valoriza não apenas a gastronomia, mas também a identidade e a história do Pantanal sul-mato-grossense”, ressalta a jornalista Tati Feldens. “Através das histórias e das receitas compartilhadas neste livro, esperamos despertar o interesse e o apreço pelo patrimônio gastronômico e cultural dessa região tão especial.”

O livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado” é um convite para explorar os aromas, os sabores e as tradições de uma das áreas mais fascinantes do Brasil. Uma publicação imperdível organizada pelo Instituto Paulo Machado em parceria com Márcia Marinho que estará disponível em livrarias de Mato Grosso do Sul e através da Amazon a partir do segundo semestre de 2024, marcando um novo capítulo na valorização e difusão da gastronomia pantaneira para o mundo.

A obra conta com fotografia de Elis Regina, projeto gráfico de Fernando Pissuto Trevisan e investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS, Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Para mais informações sobre o livro e eventos de lançamento, acesse o perfil oficial da Rota Gastronômica Pantaneira no Instagram.

Sobre a Rota Gastronômica Pantaneira

A Rota Gastronômica Pantaneira nasce em 2022 da vontade do Chef Paulo Machado em mostrar o quanto o Pantanal é rico em histórias, ingredientes e influências culturais. Para esta odisseia, Paulo convidou a jornalista Tati Feldens, viajante de mão cheia e grande entusiasta de rotas gastronômicas pelo país e pelo mundo, para ajudar nessa tarefa, que contou com o apoio do SEBRAE de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

O roteiro propõe uma imersão nos rituais de alimentação em dez empreendimentos típicos do Pantanal, através da convivência com a população local e da descoberta de suas relações com ingredientes autóctones e técnicas culinárias, com o objetivo de resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastronômica do Estado através do turismo de experiência. Em 2023 a Rota Gastronômica Pantaneira ganhou uma segunda etapa, a edição Águas, com outros dez empreendimentos contemplados. Neste mesmo ano ocorreu a inscrição do projeto do livro “Rota Gastronômica Pantaneira” no Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), trabalho que será lançado no segundo semestre de 2024.

CONTINUE LENDO

Gastronomia

Dia das Mães no Outback

Publicado

on

O Dia das Mães está chegando e o Outback Steakhouse, marca do grupo Bloomin’ Brands, está pronto para tornar essa data ainda mais especial oferecendo uma experiência gastronômica única para famílias que desejam celebrar esse dia de uma maneira memorável. No dia 12 de maio, ao pedir dois pratos principais em qualquer uma das unidades participantes, elas serão agraciadas com uma surpresa especial como forma de homenagear sua importância e dedicação. Para participar, basta pedir dois pratos principais e apresentar o post da promoção para o garçom. Em Goiás, a marca conta com três unidades em Goiânia, no Passeio das Águas Shopping, Goiânia Shopping e Flamboyant Shopping, e uma no interior na cidade de Alexânia no Outlet Premium Brasília.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 165 restaurantes no Brasil e está presente em 67 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. 

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie. 

—-
Informações para a imprensa:
FatoMais Comunicação

CONTINUE LENDO

Gastronomia

Rondelli Cremosi é o novo prato do Festival Italiano de Nova Veneza

Publicado

on

Concurso foi realizado entre os moradores da cidade para eleger uma nova iguaria para o cardápio do maior evento gastronômico do Estado de Goiás

Massa fresca recheada com frango cremoso, regado a um molho branco e queijo catupiry, gratinado ao forno e salpicado de manjericão. Hummm… Salivou aí? Então agende-se para degustar esta iguaria no 18º Festival Italiano de Nova Veneza, que acontece de 6 a 9 de junho, na pequena cidade de Nova Veneza, situada a menos de 30 quilômetros de Goiânia. 

O prato, batizado como Rondelli Cremosi, é de  autoria de Heloise Gomes Duarte, vencedora do concurso de massas realizado  para incrementar o menu da Cantina da Nonna, a cozinha oficial do Festival Italiano de Nova Veneza. No total 14 cozinheiras da cidade participaram e submeteram suas criações a 18 jurados, em duas etapas. 

“Eu não imaginava que iria ganhar e fui uma das últimas a inscrever no concurso. Meus amigos me incentivaram porque quando a gente se reúne, sou em que assume a cozinha”, conta e diz que escolheu a receita porque o prato de inspiração italiana ainda não integra o cardápio do festival. 

O concurso foi idealizado pela organização do 18º Festival Italiano de Nova Veneza, e realizado em parceria com a Marajoara Laticínios, patrocinadora oficial do evento. O objetivo foi trazer inovação para o cardápio, dando oportunidade para a população da cidade. 

“Fomos bastante procurados por chefs e cozinheiros de fora, mas somente cozinheiros da cidade puderam participar porque queremos incentivar o envolvimento cada vez maior dos moradores com o festival”, disse Maria do Carmo Basílio, ao lembrar que cerca de 60% da população da cidade é composta por descendentes italianos, e a cidade é considerada a maior representação da imigração italiana no centro-oeste brasileiro. 

Entre os jurados, estiveram chefs, influenciadores de gastronomia, jornalistas e representantes da cultura italiana.  A diretora cultural da Associação Italiana de Goiás, Graça Antinarelli, é descendente italiana e aprendeu com a mãe a autêntica culinária dos seus ascendentes.  “Ao degustar os pratos apresentados pelas participantes, fiquei impressionada com o capricho, sabor e fidelidade à tradição gastronômica italiana de cada receita”, pontuou.

O jornalista Adriano Regis, que assinou o quadro Prato do Dia na TV Anhanguera por sete anos e trouxe mais de 400 receitas de cozinhas das mais diversas especialidades para o público, contou que foi difícil fazer uma escolha entre tão bons competidores. “Comendo até ficar triste, que a disputa foi bem acirrada, em décimos, eu diria, bem apertada, essa votação. Os cinco pratos se destacaram pela criatividade, pela escolha dos ingredientes, a combinação de sabores e a apresentação impecável”, comentou.

A vencedora do concurso terá sua receita no cardápio e receberá uma placa de homenagem durante o próximo festival. Ela também recebeu da Marajoara Laticínios um prêmio de R$ 1000. A indústria também decidiu premiar os segundo e terceiro lugares com R$ 500 e R$ 250 respectivamente. 

Com cerca de 10 mil habitantes, a população de Nova Veneza é multiplicada pelo menos por 10 todos os anos na época da festa. São os turistas que visitam a cidade para desfrutar da gastronomia e cultura da cidade. Para Heloísa, a vencedora do concurso, o festival é importante porque traz oportunidade de trabalho e renda para os moradores, e o concurso teve o papel de despertar também  o empreendedorismo em todas as participantes. 

Neste sentido, a jurada da primeira etapa do concurso, a chef de cozinha Juliana Castelo Branco, incentivou as participantes a continuarem investindo na área gastronômica. “Espero que vocês vejam este concurso como a primeira porta para uma grande carreira na gastronomia”, disse, na oportunidade.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias