Connect with us

Notícias

Vinhos

Publicado

on

Felipe Prigol e Marlla Santos

Potencial para o consumo de vinho em Goiás é cada vez maior. Goiano consome 1,5l por ano

Com dez anos no Estado, My Winery Importadora investe na importação e distribuição de vinhos, além da criação de marcas próprias

A base de consumidores regulares de vinho chegou a 51 milhões de brasileiros no ano passado. Isso significa que 36% da população adulta prova vinho ao menos uma vez por mês, segundo dados da Wine Inteligence. O fato revela que o mercado de vinho brasileiro, apesar de ainda não ser maduro, pois há muito a ser desenvolvido, está engatinhando e é um grande oceano de oportunidades.

Goiás está definitivamente se inserindo no mercado do vinho, não somente como consumidor, mas principalmente como produtor, com vinhedos e vinícolas em Paraúna, Cocalzinho, Hidrolândia e Rianápolis. E quando o assunto é importação para trazer para o País o que existe de melhor de vinho no mundo, o nome é My Winery Importadora, que ocupa há dez anos este espaço e está colocando Goiás em um novo patamar quando o assunto é vinho. Foi apostando em um mercado totalmente novo e com grande potencial de crescimento que o casal Felipe Prigol, sommelier natural da Serra Gaúcha, e Marlla Santos, administradora goiana, fundaram a importadora em agosto de 2012.

História

Vindo de uma família de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde o vinho é visto como alimento e consumido nas refeições, Felipe tem sua paixão por vinhos desde sua infância, quando presenciava seu avô materno Orlando João Lanzarini vinificar no porão de casa uvas labruscas para consumo da família. “Trabalhei operando com alimentos e bebidas em hotéis, me especializei em vinhos na Inglaterra, onde conheci a Marlla”, recorda Felipe.

“Ambos tínhamos a ambição de empreender no Brasil. Em Goiás vimos um grande potencial, de fazer um serviço diferenciado na área de restaurantes, que é avançar o estoque, entregar rápido e montar cartas de vinho de acordo com os menus da casa. Assim surgiu a proposta inicial da My Winery: desmistificar, facilitar e fomentar o consumo do vinho”, conta Marlla.

Parceria que deu certo

Pensando na junção de conhecimento e habilidade, os sócios fundadores Felipe e Marlla convidaram o ex-colaborador Cássio Ribeiro para se juntar ao quadro societário da empresa no ano passado. “Além das qualificações técnicas e de consultoria, vimos seu grande comprometimento com a empresa, lealdade, competência e compartilhamento dos mesmos objetivos. Não nos restou dúvidas e o integramos”, afirma Marlla.

Uma vinícola para chamar de minha

Apesar do clima do Estado quente e seco, os sócios perceberam que o consumidor goiano está cada vez mais antenado ao mercado de vinhos. “Eles passaram a entender que nas temperaturas quentes, elevadas e com umidade baixa, os vinhos brancos, roses e espumantes são um grande atrativo, por serem leves e refrescantes”, aponta.

Com essas informações em mãos e como o próprio nome, My Winery, significa: “minha vinícola”, em 2016 a casa lançou a marca de espumantes que preza por leveza, equilíbrio e frescor chamada Cazzari. Produzido pela vinícola Luiz Argenta e tendo como enólogo responsável Edegar Scortegagna, os espumantes são elaborados com uvas selecionadas de vinhedos localizados na Serra Gaúcha e trazem na carta as versões Moscatel – apresenta aromas florais intensos e de frutas maduras como melão e abacaxi –, Brut Rosé – uma combinação clássica e elegante para gostos exigentes, com corte de Pinot Noir 70% e Chardonnay 30% – e Brut Branco – entrega aromas de damasco e frutas brancas como maçã e pera, com corte das uvas Chardonnay 60%, Riesling 20% e Pinot Noir 20%.

O sucesso foi tamanho que em 2018 a casa lançou uma linha de vinhos conceitual e numérica chamada My Winery, a qual busca capturar a expressão máxima do terroir, com a ajuda de grandes enólogos. “Quando falamos em terroir estamos falando de localidades específicas que produzem vinhos únicos, inimitáveis, que só serão obtidos ali devido a convergências de fatores geográficos, climáticos, históricos e culturais concentrados na região”, explica Marlla. O primeiro produto desta linha é o Espumante My Winery 01 Brut Branco elaborado com uvas Chardonnay 70% e Riesling 30% na região dos Altos Montes, em Flores da Cunha, também na Serra Gaúcha.

Inovação é algo que anda paralelamente à My Winery. Juntamente com o enólogo Vinicius Cercato, da vinícola Dunamis, em 2019, procurando uma solução para desmistificar o mercado, facilitar e fomentar o consumo de vinhos em Goiânia e região, Felipe trouxe ao mercado a Bag in Box My Winery. De forma resumida, a bag in box é um saco (bag) dentro de uma caixa (box) que foi desenvolvida para oferecer um armazenamento prático do vinho branco ou tinto. É servido diretamente na taça, por meio de uma torneira. A embalagem de 3 litros equivale a 4 garrafas de 750ml. “Dentre os benefícios que a BIB My Winery oferece, estão o custo mais baixo, o armazenamento prático e a embalagem totalmente reciclável”, enumera Felipe. A casa tem as opções BIB My Winery Tinto, com corte de Arinarnoa 90% e Tannat 10% e a BIB y Winery Branco, com Chardonnay 100%. “É uma excelente opção para restaurantes venderem vinhos por taça”, ressalta Felipe.

E os 10 anos não poderiam passar sem mais um lançamento. A casa presenteia os goianos e os brasileiros com o segundo vinho da linha numérica de vinhos, o My Winery 02. O tinto é um blend de corte das uvas Merlot, Tannat, Cabernet Franc, elaborado pelo método de co-fermentação na Campanha Gaúcha, fronteira do Brasil com o Uruguai, pelo enólogo Vinicius Cercato. No entendimento do enólogo e da My Winery, o blend é uma combinação fora da curva, especialmente por ser a safra 2020, considerada “a safra das safras”. “É um tinto de potencial de guarda alto, sendo um dos melhores custo-benefício da casa, que vai harmonizar bem com proteínas vermelhas e pratos de grande complexidade”, assegura Felipe.

Consumo per capita no Estado

Cada brasileiro, em média, bebeu 2,64 litros de vinho em 2021, segundo estimativa da Ideal Consulting. Os argentinos, que registram o maior consumo per capita nas Américas, bebem 30 litros por ano, enquanto os portugueses, os maiores consumidores individuais do mundo, chegam a 69 litros por ano.

Cassio Ribeiro

Apesar de ainda tímida, Felipe ressalta que o goiano tem consumido cada vez mais vinhos e está entendendo que o produto é um alimento, que pode ir à mesa, que complementa e agrega valor, além de ser também, uma bebida cultural. “Em Goiás, falamos em uma média de 1,5 litros de consumo per capita ao ano, mas a perspectiva é de um crescimento expressivo para o mercado de vinhos no Estado”, revela Felipe.

Abrangência nacional com importação e foco em pequenos produtores

Bag in box My Winery

Com um mercado em expansão, os sócios viram na importação mais um nicho de negócios em 2018. Hoje a empresa é especializada na importação e distribuição de vinhos. “Goiânia tem localização geográfica estratégica. Por estar no coração do Brasil, conseguimos operacionalizar em oito estados, além do Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Mas nosso objetivo é alcançar uma penetração em todos os estados do Brasil”, prospecta Felipe.

O sócio fundador revela ainda que a escolha dos produtores que elaboram vinhos é feita com muito cuidado, focado na qualidade e na filosofia de trabalho similar à My Winery Importadora, que também preza por sustentabilidade e valor agregado. “Somos especialistas em vinhos de nicho, fabricados por pequenos produtores como as vinícolas argentinas Rogo, Eulen e Chikiyam, a uruguaia Bresesti, a chilena Rito e a recém-chegada à casa, a sul-africana Bobbejaan”, descreve. “São marcas que possuem muito valor agregado, além da qualidade, com muita dedicação do produtor. Nossa missão é levar essa qualidade ao consumidor final com eficiência e assertividade”, acrescenta.

A empresa está trabalhando na frente de franquias para buscar capitalidade á nível nacional. Em breve novidades no mercado.

Por fim, com foco na importação e distribuição de vinhos, além da criação de marcas próprias, a My Winery Importadora atua nos canais de venda on trade, venda direta ao consumidor, e off trade, outros canais que comercializam o produto como bares, restaurantes, hotéis e lojas especializadas.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Maratona de shows de pop e rock e manobras radicais agitam Barretos neste final de semana

Publicado

on

Completando 20 anos, Barretos Motorcycles acontece de 03 a 05 de maio, no Parque do Peão

Com mais de 15 shows, manobras radicais, feira comercial e outras atrações, acontece neste Fim de semana – de 03 a 05 de maio – no Parque do Peão, o Barretos Motorcycles, considerado um dos maiores encontros de motociclistas do país. O evento é realizado em Barretos/SP e nesta edição, completa 20 anos.
 

São esperados motociclistas de diversos estados brasileiros, principalmente de São Paulo e Minas Gerais para uma programação que terá entre as atrações musicais, shows de Barão Vermelho, com sua turnê de 40 anos e Paulo Miklos, que apresentações canções dos seus trabalhos solos e hits da sua passagem pelo Titãs. As apresentações farão parte do Motor Music Fest, uma maratona com grandes shows que acontecerá no sábado, 4, a partir das 18h.

No total, serão três palcos – Palco Motorcycles, Tenda Motor e o Motor Rock Bar – com muita mistura de pop e rock por onde passarão outros nomes como Ventania, Last Lover, Renato Quase Russo, Banda Lemon, Java’s Rock, Rock Veras e Mikéias Acústico.
 

Os portões e o credenciamento abrem às 10 horas da sexta-feira, 3 e a programação começa a partir das 18 horas na pista de acrobacias. Também estão programados para o evento: passeio motociclístico pelas ruas de Barretos, missa dos motociclistas na Catedral da cidade e o tradicional Concurso Garota Motorcycles.

Ingressos

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos pelo site oficial (https://www.independentes.com.br/motorcycles/). Estão disponíveis pacotes para acesso de motociclistas (entrada com moto) e ingressos diários para pedestres (entrada sem moto).


Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação

CONTINUE LENDO

Negocios

Melhorias na região oeste de Goiânia desperta interesse do público pela localidade

Publicado

on

Vista área do complexo Eldorado Parque Bairro Pleno

Benfeitorias do Eldorado Parque Bairro Pleno ao longo de uma década já são percebidos pelo goianiense e, como resposta, o mercado imobiliário está lançando apartamentos maiores e com upgrade para atender esta nova demanda

O investimento em equipamento verde, segurança e ocupação planejada traz o retorno certeiro em qualidade de vida para o seu entorno e, como consequência, o aumento do interesse do público pela região. É o que vem acontecendo na região oeste de Goiânia após o lançamento do Eldorado Parque Bairro Pleno. A entrega do Parque Sebastião Júlio Aguiar e da estrutura de segurança na região, promovida pelo grupo empreendedor, potencializaram esse processo e, o que tem gerado um crescente interesse das famílias pela região.

Neste contexto, um novo residencial será lançado no Eldorado Parque, o Golden Gate, um projeto que traz apartamentos maiores e com melhorias para atender a demanda.  Profissionais do mercado imobiliário participaram do meeting sobre o empreendimento, cujo lançamento oficial está previsto para o dia 08 de junho.

Projetado em torre única, o Golden Gate contará com apartamentos de 63 m2, com dois quartos, sendo uma suite e um office; de 76 m², com três quartos, sendo uma suíte; e de 85m², com três quartos, sendo duas suítes americanas e uma plena. Em sua estrutura de lazer o empreendimento contará com piscinas adulto e infantil, academia já equipada, quadra de esportes, espaço gourmet e playground. O residencial também terá espaço para pets e mercado autônomo.

De acordo com a gerente comercial do Eldorado Parque Bairro Pleno, Adriely Machado, todas as plantas dos apartamentos possibilitam a remoção de paredes, para a facilitação de futura ampliação ou integração de ambientes. “Outro diferencial importante das unidades é que todas serão entregues com fechaduras eletrônicas e a portaria usará sistema de reconhecimento facial”, descreve a gerente.

Lucas Rodrigues, CEO na Tropical Urbanismo, uma das empresas desenvolvedoras do bairro, explica que o último lançamento com metragens maiores no Eldorado Parque Bairro Pleno teve essas unidades esgotadas rapidamente, o que sinalizou a qualificação do público que deseja viver no bairro. “São famílias com maior poder aquisitivo que desejam migrar ao Eldorado Parque e aquelas que já vivem lá, querem fazer um upgrade de imóvel e querem permanecer na região porque gostam da qualidade de vida oferecida”, diz.

Por isso, o Golden Gate chegará com grande expectativa para o mercado imobiliário como uma sinalização da consolidação do bairro. Primeiramente, por sua localização dentro do Eldorado Parque: o residencial será erguido entre o Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar e um futuro shopping – outra benfeitoria que será implantada no bairro e cujo projeto está em fase de aprovação.

Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar

Sobre o Eldorado Parque Bairro Pleno

Capitaneado pelas empresas Tropical Urbanismo, Dinâmica Engenharia e Engel Engenharia, o Eldorado Parque Bairro Pleno começou a ser implantado em 2012. Dos 25 condomínios verticais previstos no bairro planejado, oito já foram entregues e já estão habilitados. Além da construção dos residenciais, o grupo empreendedor responsável pelo complexo residencial é parceiro na implantação de vários equipamentos urbanos essenciais, como por exemplo, a sede do 42° Batalhão da Polícia Militar (PM), e a instalação de uma rede de câmeras de segurança, operada 24h por dia pela PM.

Outro pilar urbanístico do bairro planejado é o contato próximo com a natureza. Em parceria com a Prefeitura de Goiânia, o grupo empreendedor construiu e entregou, em 2022, o Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar. Com uma área verde de 113 mil metros quadrados, o parque integra o Projeto Macambira Anicuns e beneficia cerca de 150 mil pessoas. Para ter uma ideia da sua projeção, o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, possui apenas 79 mil metros quadrados.

O Eldorado Parque Bairro Pleno tem a proposta urbanística do Eldorado Parque Bairro Pleno, que adota o conceito de “Cidades em 15 minutos”. A ideia desenvolvida pelo urbanista e professor da Universidade de Sorbonne na França, Carlos Moreno, foi posta em prática pela primeira vez em alguns bairros de Paris, no ano de 2016. Basicamente, essa proposta de organização do espaço urbano preconiza que o acesso a todos os serviços considerados essenciais ao dia a dia de uma pessoa, como compras, saúde, educação e lazer, deva estar a no máximo 15 minutos de caminhada de sua casa. 

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO

Notícias

A economia criativa

Publicado

on

Já representa 3,11% do PIB brasileiro e tem em Goiás um celeiro de iniciativas. Exemplo vai acontecer nos dias 3 e 4 de maio, com presentes para as mães

Presentear faz parte da cultura brasileira, ainda mais quando existe um forte vínculo tal qual entre mãe e filho. Segundo o Sebrae, o Dia das Mães é uma das datas mais movimentadas para o comércio brasileiro. Mas há quem não goste do ambiente frenético de compras que normalmente precede a data. Para quem deseja buscar lugares mais aconchegantes para as compras, as feiras criativas são uma boa opção. 

Uma delas será a  8° edição da Vitrine, agendada para os dias 3 e 4 de maio, no estande do Promenade. O local do evento oferece ambientes e experiências para já antecipar um pouco do que será o empreendimento no futuro, na rua Mário Bittar, esquina com a rua 15, no Setor Marista. Lá, é possível desfrutar de um café, restaurante, galeria de arte e uma praça de convivência. 

“Por isso, o local se harmonizou perfeitamente com o nosso propósito de proporcionar um ambiente acolhedor e charmoso”, diz Carol Polastri, uma das organizadoras da Vitrine. Dentro de um ambiente aconchegante da feira, os visitantes poderão encontrar produtos autorais desenvolvidos por empreendedores goianos, sendo que a maioria trabalha o handmade, ou seja, feitos à mão, em bom português. 

Louças em cerâmica, acessórios de semijoias em cristais e em prata, itens de decoração, óculos, jogos americanos para mesa posta, velas aromáticas e decorativas, aromatizador de ambientes, roupas casuais, peças em jeans e itens de moda íntima, fitness e de banho estão entre as opções da feira. Haverá também algumas novidades importadas,  tais como cosméticos coreanos.

“A gente se surpreende com a criatividade e qualidade da produção artesanal goiana, e sempre tivemos a necessidade de valorizar esse tipo de trabalho autoral em cada edição da Vitrine”, diz Carol. O evento contará com uma sonorização especialíssima feita pela  DJ Ayuh, e ainda, os visitantes poderão se refrescar com os picolés da Trilha da Amazônia e Fiu Fiu Ice à vontade, de forma gratuita. O estacionamento também será liberado.

Economia criativa 

Se, por um lado, as feiras facilitam as compras para o consumidor, por outro fortalecem o empreendedorismo ancorado na economia criativa. Segundo o Governo Federal, a economia criativa, ligada à capacidade do indivíduo de contribuir para a sociedade com soluções criativas a partir de suas habilidades, representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega atualmente mais de 7,5 milhões de pessoas. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, até 2030, o setor gerará um milhão de empregos. 

A Vitrine é uma solução para o fortalecimento da economia criativa, que surgiu a partir da união de esforços de duas amigas empreendedoras: Carol Polastri, que tem uma marca de moda fitness, e Vitória Xavier, com uma marca de moda praia, ambas autorais.. Há três anos atrás, após a pandemia, elas decidiram realizar a feira para aumentar o potencial de venda e reuniram outros empreendedores criativos na iniciativa.

“Depois da primeira edição, participantes pediram novas edições e cada uma superava a outra em qualidade e movimento. E seguimos até hoje com esse evento tão gostoso de realizar”, diz Carol. A  Vitrine tem a previsão de receber cerca de 200 pessoas por dia, e Carol aproveita para convidar o público para prestigiar o evento. “É uma alternativa de encontrar um presente original e valorizar o empreendedorismo local”, diz a coordenadora.

Sobre o Promenade

Situado no  encontro da Rua 15 com a Mário Bittar e Avenida T-9 do Setor Marista, o Promenade foi desenhado para se tornar um marco na arquitetura na cidade, tanto por seu conceito, quanto por sua elegância. Unindo hospitalidade e  moradia aconchegante serão duas torres. No residencial Galeria, apartamentos amplos garantem moradia com alta sofisticação, conforto e tecnologia como jamais vista na região. Enquanto o V3rso Tailored by Emiliano é o primeiro tech hotel de Goiânia, oferecendo uma experiência única e personalizada de long e short-stay. No térreo, haverá uma área de paisagismo exuberante com um food hall que será o ponto de encontro dos amantes da arte, cultura e alta gastronomia como entretenimento de altíssimo padrão na região mais nobre da cidade.

Serviço

Assunto: Feira Vitrine traz presentes originais para as mães

Data/horário: 03 de maio | 16h às 21h e 04 de maio | 09h às 16h

Local:Promenade | Rua 15, 1963, Setor Marista.

Entrada gratuita

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias