Connect with us

Cultura

‘Saudade’: série propõe traduzir a palavra, dita intraduzível, através da arte

Publicado

on

PRODUÇÃO DIRIGIDA POR PAULO CALDAS E BÁRBARA CUNHA ENTRELAÇA DEPOIMENTOS DE ARTISTAS LUSÓFONOS CONTEMPORÂNEOS

No dicionário Aurélio, a palavra saudade é um “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. Tanto a palavra quanto o sentimento são indissociáveis em culturas de influência lusitana, como a nossa. Por falta de um vocábulo em outros idiomas que reúna toda a complexidade de significados do que nos parece tão corriqueiro, alguns dizem que saudade é um termo intraduzível. Assumindo o desafio de explicar esse sentimento, a série “Saudade” estreia no Curta! e no Curta!On, a plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET / Claro ou em curtaon.com.br.

 

A produção, dirigida por Paulo Caldas e Bárbara Cunha, busca entender o significado da palavra-título, além de mostrar a relação transversal entre ela e a produção artística lusófona contemporânea. Através de imagens e sons originais, uma narrativa emocional e envolvente é construída em uma viagem por entre a língua portuguesa. Entre sotaques, melodias e diferentes perspectivas, o público mergulha em um mar – outra palavra comum no léxico português – de beleza e poesia. As gravações ocorreram no Brasil, em Portugal, em Angola e na Alemanha.

 

A série conta com depoimentos de artistas de diferentes países e gerações. Entre eles, os cineastas Ruy Guerra e Karim Ainouz; a coreógrafa Deborah Colker; o fotógrafo Bob Wolfenson, o ator e diretor Zé Celso Martinez Corrêa; a artista visual portuguesa Grada Kilomba, a arquiteta angolana Ângela Mingas, o músico e escritor paulistano Arnaldo Antunes e a cantora cabo-verdeana Mayra Andrade.

 

Saudade” é dividida em oito episódios temáticos de cerca de 52 minutos: “Muitas Saudades”, “O Olhar e a Saudade”, “Música e Saudade”, “Lugar e Saudade”, “Corpo e Saudade”, “Sentidos e Saudade”, “Morte e Saudade” e “Amor e Saudade”. Eles exploram manifestações que remetem às diferentes vivências desse sentimento.

 

O diretor Paulo Caldas conta que a ideia da produção surgiu por causa da ausência de dois grandes amigos e parceiros. Filmado durante três anos e em quatro países, a série trouxe para ele novas descobertas: “O que a gente descobriu é que não existe uma saudade, existem muitas saudades. Talvez por isso essa palavra seja tão difícil de ser traduzida em outra língua e tenha tantos significados, alguns até subjetivos”, comenta Caldas. “A saudade ligada à finitude é uma saudade diferente, mais doída e profunda e toca lugares muito determinantes e determinados. No episódio com o tema, conseguimos depoimentos elaborados de uma forma profunda, pessoal e sensível. Hoje, com a pandemia (de Covid), a saudade aumentou muito e estamos todos com muitas saudades diferentes. Quando tudo isso passar, a gente vai poder voltar a matar as nossas saudades”, completa.

 

O primeiro episódio da série, assinada pela 99 Produções, estreia no canal Curta! às 21h do dia 8 de julho, a Quinta do Pensamento, na grade temática do canal. No mesmo dia, todos os oito episódios estarão disponíveis no Curta!On.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias