- Os queijos curados e frescos, quase em maioria, harmonizam muito melhor com os vinhos brancos leves e que tenham um nível mais alto de acidez. Além disso, é importante escolher uma bebida mais seca, que não vai brigar com as texturas e sabores do queijo. Por isso, aposte em um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc;
- Já os queijos brancos moles pedem uma bebida que faça um contraponto entre o sal presente no queijo e os delicados sabores adocicados que vem do vinho. Nesses casos, invista em uma garrafa de Riesling ou Gewürztraminer;
- Os queijos considerados massa um pouco moles aceitam sem grandes conflitos de paladar os brancos de forte aroma, assim como alguns tintos mais frutados e leves, como os Barbera e o Dolcetto;
- Os queijos duros, por sua vez, possuem sabores mais intensos e complexos. Como vimos por aqui, os processos de maturação fazem com que esses queijos exijam bebidas mais encorpadas. Para não errar, aposte nos clássico Cabernet Sauvignon ou Syrah, preferencialmente maturados em barricas de carvalho.
- E para finalizar, para acompanhar um bom queijo azul, dê uma chance aos vinhos doces, como o Porto e Colheitas tardias, que vão promover o contraste doce/salgado que a harmonização exige.
Em uma reunião casual, na hora de servir por exemplo, calcula-se, em média, uma garrafa de vinho para cada duas pessoas. Mas e para os queijos?
Se o queijo será o acompanhamento principal da sua noite, a quantidade ideal sugerida é de cerca de 150 g a 200 g por pessoa. A mesa pode também ser composta por outros elementos que, além de variar o paladar, promoverão a limpeza das papilas, como oleaginosas e frutas secas.
Assim como os vinhos, que são servidos em rodadas e não vêm todos juntos à mesa, é preciso ter o mesmo cuidado com os queijos. Sirva-os em etapas, de acordo com a garrafa de vinho que está sendo servida no momento. Outra dica importante é oferecer, entre cada rodada, outra opção para limpeza do paladar dos seus convidados, como pães, torradas e água.
Com estas dicas, o D9 espera que sua reunião entre amigos ou com seu amor, seja um prazer à mesa.
Se vai fazer uma reunião importante, preparar um jantar harmonizado com comida e vinho, e quer arrasar na noite, mande um e-mail pra gente que vamos te ajudar organizar com dicas incríveis.
Edna Gomes – Jornalista, sommeliere e gastronoma