As eleições que decidirão quem será o novo presidente do Brasil, assim como os próximos governadores, deputados estaduais, deputados federais e presidente, acontecerão no dia 2 de outubro. Se você precisa tirar pela primeira vez, transferir ou digitalizar seu título de eleitor, o ideal é que a ação seja feita o quanto antes, já que o prazo está se aproximando.
Para quem mudou de cidade, estado ou país, a transferência deve ser feita até o dia 4 de maio, mesma data limite para os jovens de 16 e 17 anos que querem tirar o título pela primeira vez.
Quem tem 15 anos agora, mas completará 16 até o dia 2 de outubro também já pode providenciar o documento. Para o grupo de 16 a 18 anos, o voto não é obrigatório, mas opcional.
Com o prazo cada vez mais próximo, ativistas, celebridades e apoiadores de diferentes opiniões políticas têm feito apelos para que os jovens regularizem seu título. Mais de sete milhões de brasileiros terão 16 ou 17 anos até 2 de outubro.
Como tirar o título de eleitor pela internet?
Segundo as instruções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, acesse o site TítuloNet, selecione a opção “não tenho”, localizada na guia “título de eleitor”. Em seguida, preencha todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade e endereço do eleitor ou eleitora.
A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência – são aceitos contratos de aluguel, recibo da declaração de imposto de renda ou contas.
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Como transferir o título de eleitor pela internet?
Para solicitar a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo local e não tenha transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores. Esse critério não se aplica ao servidor público civil, militar e autárquico (ou membros da família), que, por motivo de remoção ou transferência, tenha mudado de domicílio.
A alteração do domicílio eleitoral, entre outros processos, pode ser feita por meio do Autoatendimento do Eleitor, no site do TSE. Na página, você verá a opção “atualize seu endereço” e “eleitor no exterior”, para aqueles que mudaram de país.
Assim como no caso de quem vai tirar o título pela primeira vez, é necessário ter documentos de identificação, comprovante de residência atualizado e foto segurando o documento de identificação ao lado do rosto. No menu, busque a opção “iniciar seu atendimento a distância”, que pode ser encontrada na parte “faça seu requerimento”.
Em seguida, selecione o estado e confira a lista de documentos. Se você reside no exterior, número de passaporte e comprovante que ateste a residência também serão solicitados.
Nos passos seguintes, informações sobre o local para o qual a pessoa quer transferir o título serão pedidas.
Como criar o e-Título, o título de eleitor digital?
Se não houver qualquer pendência (como multas por não ter votado ou justificado a abstenção em alguma eleição do passado), basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS).
No aplicativo, a pessoa deve informar o número do título, data de nascimento, o nome e o do pai e da mãe. O e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico ,quando são capturadas a imagem e as impressões digitais.
Com mais de 60% de sua população formada por descendentes de italianos, o município que fica há 29 quilômetros de Goiânia preserva a cultura dos seus fundadores por meio da arquitetura e da culinária, que é um dos destaques do 19 Festival Italiano da cidade, que neste ano acontece de 5 a 8 de junho
O Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo, segundo o último “Rapporto Italiani nel Mondo” [Relatório Italiano no Mundo] feito pela Fondazione Migrantes. São cerca de 30 milhões de brasileiros com origens familiares na Itália. O número corresponde à metade do total das pessoas com ascendência italiana do mundo — excluídos os nascidos em solo italiano, evidentemente. A maioria desses descendentes, que ainda hoje mantém uma forte influência cultural vinda daquele país, concentra-se no sul e sudeste brasileiro.
Mas em Goiás, a 29 quilômetros da capital Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil, a pequena cidade de Nova Veneza guarda um saboroso pedaço da bella Italia. Com cerca de 60% de sua população formada por descendentes italianos, o município é uma das 15 cidades que integram o Circuito Gastronômico de Goiás, onde acontece o Festival Italiano de Nova Veneza.
Neste ano, o evento já chega a sua 19ª edição e acontece entre os dias 5 e 8 de junho. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO-462 ou GO-222.
Reduto dos colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, Nova Veneza é símbolo da imigração no Estado. Stival, Bisinoto, Faquim e Bosco foram as primeiras famílias vindas da Itália e que se fixaram na região por volta de 1912, unindo-se aos Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto e Constantino. “Já listei 36 sobrenomes italianos diferentes de famílias imigrantes que aqui se fixaram”, diz Marlene Stival, moradora da cidade e descendente de italianos. A localidade, por anos, ficou conhecida como “Colônia dos Italianos”, mas em 1958, tornou-se município e foi batizada de Nova Veneza.
O Festival Italiano
E foi justamente essa influência dos imigrantes italianos que vieram para Goiás que se deu origem a um dos mais tradicionais festivais do Estado, que chega à 19 edição em 2025. Com data agendada para os dias 5 a 8 de junho e tema “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a Nossa História, em Português), a festa oferece muita gastronomia, danças típicas e música típica.
“Esta se tornou a maior festa gastronômica e cultural do calendário oficial do Estado de Goiás”, diz a coordenadora do evento, Maria do Carmo Basílio. No ano passado, a cidade mais italiana de Goiás recebeu 130 mil pessoas nos quatro dias de festa, um recorde. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO 462 ou GO 222.
Para servir este grande público, os insumos são em números impressionantes. Só a Cantina da Nonna, restaurante oficial do evento, irá preparar 15 mil pratos e, para isso, irá utilizar quatro toneladas de molho, 2,5 toneladas de frango e 25 vacas. Para as tradicionais polentas fritas, o petisco mais procurado durante a festa, uma tonelada de fubá foi adquirida. “Nossa produção total irá crescer em 20%”, diz Maria do Carmo.
O Festival Italiano de Nova Veneza também mexe com a rotina dos moradores que participam ativamente da organização e realização da festa. Só na Cantina da Nonna, serão 100 cozinheiras durante o evento. De acordo com a organização do evento, toda a mão de obra contratada é preferencialmente de Nova Veneza. “Buscamos valorizar nossos conterrâneos e oportunizar criação de emprego e renda aqui”, finaliza Maria do Carmo.
No último sábado (26), quem passou pelo Bapi Ricardo Paranhos pôde desfrutar de uma manhã especial dedicada ao bem-estar. Em uma parceria entre o Restaurante Bapi e a Fast Massagem, os convidados viveram uma experiência completa, com café da manhã saudável e uma massagem relaxante pós-treino. O clima leve, a boa energia e o cuidado com cada detalhe transformaram o início do dia em um verdadeiro momento de pausa e autocuidado. Um convite carinhoso para começar o final de semana com mais leveza — e corpo e mente renovados.@bapirestaurante@fastmassagem
Dani Vargas reúne convidadas para almoço de lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”
A especialista em neurociência comportamental Dani Vargas recebeu, na última quinta-feira (25), um grupo seleto de speakers e madrinhas para um almoço especial no Balkan Rooftop, em Goiânia. O encontro marcou o lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”, que propõe uma jornada de transformação e liderança feminina.
O evento principal acontece no dia 31 de maio, na Casa Bueno, com a presença confirmada da influenciadora Bella Falconi. As inscrições estão abertas pelo site www.aforcaquehaemmim.com.br.
Mover bloco Parágrafo da posição 21 para a posição 20
Mover Parágrafo bloco da posição 21 para baixo na posição 22
Mudar alinhamento do texto
“A Força Que Há em Mim”
Dani Vargas reúne convidadas para almoço de lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”
A especialista em neurociência comportamental Dani Vargas recebeu, na última quinta-feira (25), um grupo seleto de speakers e madrinhas para um almoço especial no Balkan Rooftop, em Goiânia. O encontro marcou o lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”, que propõe uma jornada de transformação e liderança feminina.
O evento principal acontece no dia 31 de maio, na Casa Bueno, com a presença confirmada da influenciadora Bella Falconi. As inscrições estão abertas pelo site www.aforcaquehaemmim.com.br.