Jéssica Inácio é nutricionista da Clínica Vittá.
O segredo para se alimentar bem, ter energia e evitar a ressaca é focar em refeições leves, nutritivas e, acima de tudo, manter uma hidratação intensa.
Para os foliões que desejam curtir o Carnaval sem ter problemas digestivos, desidratação ou desnutrição, o ideal é caprichar nas refeições adequadas e desta forma aproveitar os festejos com energia e evitar mal-estares.
De acordo com a nutricionista Jéssica Inácio, da Clínica Vitta, o segredo é focar em refeições leves, nutritivas e, acima de tudo, manter uma hidratação intensa.
O alto gasto calórico e a exposição ao sol exigem carboidratos de boa qualidade para energia e proteínas para a recuperação muscular.
“A palavra de ordem é digestão leve.
O corpo vai gastar muita energia com movimento e calor, então você não quer que ele fique ‘ocupado’ demais tentando digerir uma feijoada.
Senão irá passar mal pois o corpo estará tentando digerir uma comida mais pesada e ao mesmo tempo gastando energia pulando ou correndo”, explica a nutricionista.
Ela aconselha priorizar a ingestão de carboidratos complexos (energia duradoura) e alimentos ricos em água.
Como por exemplo pães integrais, batata-doce, frutas como melancia e melão, e carnes magras – frango grelhado ou peixe.
Por isso, o folião deve ingerir os alimentos adequados para cada refeição ou momento. “Antes da folia, recomenda-se uma refeição rica em carboidratos de absorção lenta para criar um ‘estoque, como um sanduíche de pão integral com frango desfiado e ricota.
Evite frituras, comidas gordurosas, excesso de sal e alimentos industrializados, que sobrecarregam o fígado e a digestão.
Durante a folia, a nutricionista destaca que o foco deve ser a reposição rápida e segurança alimentar. “Evite molhos à base de maionese na rua”, alerta.
Devem ser consumidos alimentos a exemplo de barrinhas de castanhas, frutas desidratadas ou bananinha sem açúcar.
E depois dos festejos, deve-se focar na recuperação muscular e desintoxicação, consumindo água de coco para repor eletrólitos e uma sopa de legumes leve ou omelete.
Para não passar mal no meio do bloco, o corpo precisa de glicogênio nos músculos e hidratação. “Dica de ouro: consuma alimentos ricos em potássio e magnésio para evitar cãibras.
Entre as sugestões, banana, açaí sem excesso de xarope e bebidas isotônicas – como Gatorade ou Powerade – para repor sais minerais perdidos no suor”, aconselha Jéssica Inácio.
Esses alimentos e bebidas servem para garantir energia e força física para curtir a folia.
Sem ressaca
Durante a folia de Momo, é comum algumas pessoas exagerarem na bebida e sofrerem no dia seguinte com a famosa ressaca.
A boa notícia, segundo a nutricionista, é que é possível minimizar muito os danos.
“A ressaca é, basicamente, desidratação e intoxicação do fígado. Por isso, a dica é para cada copo de bebida alcoólica, beba um copo de água mineral. Isso dilui o álcool no sangue e mantém o cérebro hidratado”, orienta Jéssica Inácio.
A especialista aconselha também a não beber de estômago vazio. Lanches rápidos contendo uma fonte de carboidrato, proteína, fibras e gordura boa ajudam a retardar a absorção do álcool.
Um sanduíche básico de frango desfiado com salada é um ótimo exemplo.“Tenha sempre à mão garrafas de água mineral ou águas saborizadas naturalmente.
Suplementos de carvão ativado ou fórmulas ‘pré-party’, como a Beyond Focus ou Engov After, ajudam na recuperação, mas a água ainda é a rainha”, afirma.
Após a folia, a profissional aconselha:
“simplesmente volte para sua rotina normal, sem dietas mirabolantes, pois senão seu organismo não entenderá e entrará em estresse; volte a rotina de exercícios físicos, alimentação balanceada, estudos e trabalho; não ofereça mais estresse ao seu organismo tentando rebater os dias de folia”.Dica para as refeições
Café da manhã: tapioca com ovo mexido, suco de laranja com gengibre (termogênico e anti-inflamatório) e uma fatia de mamão.
Almoço: macarrão integral ao molho de tomate fresco, filé de frango grelhado e uma salada de folhas verdes escuras.
Lanche: mix de castanhas e nozes ou um iogurte grego com granola.
Jantar: sanduíche natural de atum ou frango (sem maionese, use creme de ricota) ou um bowl de salada com quinoa e tiras de carne.
Serviço
Pauta: Como se alimentar de maneira adequada para curtir a folia de Carnaval
Fonte especialista: Jéssica Inácio, nutricionista da Clínica Vittá
FOTOSFoto 1 – Jéssica Inácio é nutricionista da Clínica Vittá
Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação