Connect with us

Gastronomia

Vinhos na Serra Catarinense

Published

on

Não conhecia os vinhedos de Santa Catarina. Fiquei impressionada com o seu potencial. O que achei estranho foi a pouca divulgação do lugar. A maioria dos proprietários das vinícolas, são empresários de outros segmentos e de sucesso, e não filhos ou netos de colonos do vinho, como acontece no Rio Grande do Sul. Não existe um trabalho bacana, profissional, visando o enoturismo, deveriam levar jornalistas do setor para lá, marcando presença em eventos de degustação. Eu que sou sommeliere e jornalista que escreve sobre vinhos e gastronomia não sabia quase nada do local. Estive alguns dias atrás em Santa Catarina para conhecer alguns vinhedos. Infelizmente, foi uma viagem curtíssima, mas fiquei feliz com o que encontrei.  Vinhos de qualidade e personalidade. Com paisagens belas e aprazíveis, além de excelente gastronomia e vinhos interessantes -, o que configura uma boa desculpa para todos os que visitam as vinícolas – e terminam por se encantar com elas. Os vinhedos de Santa Catarina são incríveis! Apesar de serem um atrativo mais para os meses frios do ano. A natureza também tem sua parcela de culpa nessa história. A região tem cachoeiras, estradas cênicas, cânions de tirar o fôlego, mirantes com montanhas a perder de vista. Tudo isso a apenas 180 km do Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN), que recebe voos diretos da Azul a partir de várias cidades do País. 

Tratando-se de vinhos, o novíssimo mundo realmente é a Serra Catarinense. Cada vez mais, os vinhos finos e espumantes produzidos no terroir de altitude de Santa Catarina estão conquistando qualidade, apreciadores e fama internacional. O enoturismo é fraco ainda, mas vem ganhando força na região, atraindo visitantes para experiências enogastronômicas repletas de novas sensações. O que mais me deixou maravilhada, foi a paisagem do lugar. A experiência de degustar bons vinhos é enriquecida pela exuberância de paisagens com montanhas, araucárias, campos e vinhedos que representam um atrativo único. A gastronomia das cidades serranas prepara moradores e visitantes para enfrentar as baixas temperaturas. É farta, calórica, saborosa. Em geral bebe-se mais vinho do que cerveja, e os catarinenses têm o hábito de servir champanhe a qualquer hora do dia, com sol ou chuva.

Hoje, a vitivinicultura faz parte da cidade, que elabora seus vinhos, onde nos últimos tempos colheu inúmeros reconhecimentos.  No primeiro e segundo dia, visitei algumas vinícolas que ficam nas altas encostas da Serra Catarinense. Por serem muitas vinícolas, dividi o roteiro em duas partes para que eu pudesse aproveitar melhor as paradas.

O meu roteiro começou no município de Bom Retiro, passando por São Joaquim, Lages e Campo Belo do Sul. Já pensou em harmonizar vinhos com paisagens? Com esse objetivo, preparei algumas dicas de vinhos e vinícolas com cenários inesquecíveis. Abaixo, destaco três vinícolas:

A primeira vinícola do roteiro, tem uma ótima opção para hospedagem. Dentro da vinícola Thera foi inaugurada a Pousada Fazenda Bom Retiro, um lugar interessante, bem boutique, que traz toda a atmosfera de charme e requinte que envolve os apreciadores de vinhos.

Para quem gosta de um contato maior com a natureza, o cenário da vinícola Thera tem uma bela paisagem. Dá para fazer pequenas caminhadas pela região e registrar muitas fotos.

Para quem não quer ficar hospedado na Thera, pode aproveitar o wine bar e o restaurante que é aberto para os visitantes.Provei o Thera Rosé (2016) Produzido com uvas Syrah, Merlot e Cabernet Franc, apresenta notas de frutos vermelhos, toques cítricos e florais. Sua acidez equilibrada revela uma agradável mineralidade, aspecto típico dos vinhos da região serrana de Santa Catarina.

Visitação: apenas com agendamento e ocorrem nas sextas-feiras às 17h, sábados às 11h e às 17h e domingos às 11h.

 

A vinícola Villaggio Bassetti é uma segunda opção para quem está em São Joaquim. O local oferece visita guiada com degustação de até 4 rótulos, que são produzidos no local.

Um grande diferencial dessa vinícola é o seu acesso. Diferente da Thera e da Villa Francioni, você percorre uma via asfaltada entre os vinhedos. O local sofreu essa estruturação para permitir que pessoas com baixa mobilidade pudessem fazer o passeio sem dificuldade. É a única vinícola da região com esse tipo de suporte. Me impressionou o vinho Villaggio Bassetti Ana Cristina (2015) ,Varietal 100% Pinot Noir com um ano de passagem em barricas de carvalho francês. Frutado, macio e aveludado, de coloração avermelhada e intensa, com aromas de frutas vermelhas delicadas. Este vinho comprova que a altitude da Serra Catarinense é bastante apropriada para a elaboração de vinhos elegantes e complexos com esta casta, considerada uma das mais nobres do mundo.

A vinícola Abreu Garcia fica na cidade de Campo Belo do Sul e está a 950 metros acima do nível do mar. O cenário natural incrível da região.

Todos os visitantes são recebidos por enólogos da vinícola, que os levam para conhecer os vinhedos. Além de apresentar o espaço, esses profissionais também mostram como é o processo de fabricação dos vinhos da marca. No final, há a degustação de alguns rótulos e o visitante também pode optar por comprar garrafas por valores acessíveis.

A vinícola é um sítio arqueológico, com um danceiro indigena datado do século 15. Degustei o Sauvignon Blanc. É leve e persiste na boca, tem aromas evidentes mas sem excessos. Notas herbáceas, cítricas e aromas florais atípicos, lembram flores azuis, aparecem naturalmente no nariz. Em boca mantém a graça e a jovialidade, consequência da generosa acidez e estilo penetrante. 

Cabernet-Sauvignon Merlot 2011Na boca tem volume, as frutas vermelhas se confirmam, incorporadas ao toque terroso. Tem bom frescor, final sedoso, com álcool não muito em harmonia com taninos maduros mostrando vivacidade. Um vinho honesto. Não me seduziu.

Visitação: Todas as vinícolas precisam ser agendadas previamente.

Como foi a minha primeira vez pela rota das vinícolas catarinenses, o ideal é concentrar o passeio pelos vinhedos que ficam em São Joaquim e região serrana. Dessa forma dá para aproveitar mais tempo e fazer paradas mais longas. Foi a viagem mais incrível que fiz. Eu voltarei com certeza!!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Identidade

Published

on

A Pousada das Congadas, em Niquelândia será palco de mais um evento cultural com identidade local. Peças em tecido com estampa exclusiva com a marca Josephinas, destacando o “Biscoito Quebrador de flor” serão lançadas durante o “Chá Josephimo” no final da tarde do dia 14 de novembro e disponibilizadas à venda. A iguaria, receita secular faz parte da tradição culinária das famílias e dos festejos como o Festival Gastronômico Josephina’s Comida de Tradição, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia, no mês de setembro.

Continue Reading

Gastronomia

Celebração de quatro anos do Tatu Bola Goiânia reúne música e diversão com influenciadores

Published

on

Consolidado e o queridinho dos goianos, o Tatu Bola Goiânia celebrou seu 4º aniversário na cidade no último final de semana. O evento foi um sucesso, reunindo diversão, música de qualidade e experiências gastronômicas únicas, contando com a presença de influenciadores e da imprensa, o que garantiu ainda mais visibilidade e destaque à celebração.

O Tatu Bola Goiânia segue o estilo das outras casas da rede, apostando em um ambiente rústico com decoração tipicamente brasileira, incluindo fitinhas do Bonfim penduradas no teto, música ao vivo diariamente, além de uma gastronomia e carta de drinks que priorizam ingredientes e receitas nacionais — um sucesso entre o público.

O bar oferece um ambiente aconchegante e convidativo, ideal para almoço, happy hour ou encontro entre amigos e família, proporcionando tudo aquilo que o goiano gosta, em um só lugar.

Confira a programação completa desta semana que tem feriado no Tatu :

Dia 14/11:  Gustavo Rocha (Sertanejo)

Dia 15/11 – Allan Dias / Flávia Ventura (Sertanejo + Brasilidades)

Dia 16/11 – Erik Ribeiro /Montana e Rafael ( Pagode e Samba, Sertanejo, Ritmos Variados)

Dia 17/11 – Maluê/Igor Brenaz (Vamo de Pagogyn) 

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

Continue Reading

Gastronomia

Ceia de Natal:

Published

on

Chef de cozinha monta cardápio de inspiração para a data

Pensando em quem procura por agilidade e facilidade, Pedro Ernesto montou um menu especial com entradas, pratos principais e sobremesas; Os pedidos poderão ser realizados até o dia 20 de setembro

Com a aproximação do final do ano, os preparativos para as festividades dessa época se intensificam. Selecionar o menu para a ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados do ano, é a oportunidade ideal para saborear aqueles pratos típicos que só aparecem nessa temporada festiva, como o peru assado, o lombo de porco, o tender e o pernil.

A ceia costuma ser realizada no dia 24 de dezembro, em celebração ao nascimento de Jesus Cristo. Até hoje, a ceia natalina é repleta de abundância em alimentos e bebidas. Essa tradição se espalhou pelo mundo, e cada lugar possui suas próprias particularidades quanto aos pratos servidos.

Muitas pessoas começam a planejar o cardápio logo no início de dezembro, pensando em opções de entradas e pratos principais para receber a família.  Pensando nisso, o chef de cozinha Pedro Ernesto montou um cardápio especial com entradas, pratos principais e sobremesas, para quem procura por facilidade, agilidade e que não quer ir para a cozinha no dia da Ceia.

Os pedidos poderão ser realizados até o dia 20 de setembro. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp: (062) 99332-9917 e as entregas por meio de retirada na Casa Serafim, das 16h às 18h.

Pedro Ernesto é também professor de gastronomia no IGA (Instituto Gastronômico das Américas), autor do projeto Dieta do Pote (@dietadopote) e proprietário de um buffet que leva seu nome (@chefpedroernesto).

Cardápio da Ceia de Natal

Rocambole de Lombo Suíno fatiado

(Recheado com cenoura, mussarela, uva passa e acompanha geleia de cupuaçu)

250g: R$ 64,90

500g: R$ 99,90

1kg: R$ 169,90

Bacalhoada

(Azeitonas pretas, pimentões coloridos e batatinha bolinha)

250g: R$ 89,90

500g: R$ 154,90

1kg: R$ 214,90

Farofa Natalina

(Bacon, Ameixa, Linguiça)

250g: R$ 34,90

500g: R$ 54,90

1kg: R$ 84,90

Peito de Frango ao Creme de Gorgonzola

250g: R$ 64,90

500g: R$ 99,90

1kg: R$ 159,90

Frango Desossado

(Recheado com farofa natalina de frutas secas)

R$ 179,90

Arroz com Amêndoas Laminadas

250g: R$ 34,90

500g: R$ 54,90

1kg: R$ 84,90

Filé Mignon ao Molho de Mostarda Dijon

250g: R$ 74,90

500g: R$ 149,90

1kg: R$ 194,90

Escondidinho de Bacalhau com Mandioca

250g: R$ 75,00

500g: R$ 135,00

1kg: R$ 194,90

Sobremesas

Pudim de Panetone

R$ 99,90

Palha Italiana de Chocolate com Castanhas

250g: R$ 54,90

500g: R$ 74,90

1kg: R$ 119,90

Palha Italiana de Limão Siciliano

250g: R$ 54,90

500g: R$ 74,90

1kg: R$ 119,90


Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

Continue Reading
Advertisement

noticias