Connect with us

Cultura

Ações sociais movimentam o Caminho de Cora

Publicado

on

Por uma semana, várias atividades desenvolvidas nos municípios e povoados vizinhos que integram a rota levam ajuda e orientação a artistas e pequenos empresários da região

O Governo de Goiás promoveu, de 14 a 21 deste mês, uma série de ações sociais nos 300 quilômetros do Caminho de Cora Coralina, percorrendo municípios e povoados vizinhos que integram a rota. A expedição “Desafiando Limites”, liderada pelo supermaratonista Márcio Villar, foi destaque da programação.

A iniciativa contou com uma força-tarefa das secretarias de Estado de Cultura e da Retomada, GoiásFomento, Goiás Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e demais parceiros, levando ajuda a pequenos empresários e a artistas locais.

O ponto alto do roteiro foi realizado no sábado (21/08), na cidade de Goiás, com homenagens aos atletas da maratona, ao pé da cruz de Chico Mineiro, no melhor som da viola com músicos da Orquestra de Violeiros e a participação do prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia, que também integra a orquestra. Na sequência, os maratonistas passaram pelas Ruínas de Ouro Fino, um dos monumentos que integram o roteiro do Caminho de Cora.

O secretário de Estado de Cultura, César Moura, forçou a importância de programas como esses, que são primordiais e que podem fazer a diferença na vida do pequeno e médio empresário, além de aquecer o turismo e a economia da região.  “Foram dias extremamente propositivos nas regiões, em que gestores e parceiros se mobilizaram para divulgar e levar projetos de várias áreas da cultura, do meio ambiente, turismo, empreendedorismo, linhas de crédito e também, informar os diversos artistas sobre os novos editais da Lei Aldir Blanc. E essas ações não vão parar por aqui, vamos dar continuidade porque essa é a nossa missão, de auxiliar a classe artística e levar nossa cultura a todos os lugares”, conclui.

Atividades

Durante uma semana, moradores, empresários, artistas e trabalhadores da Cultura em geral puderam ter acesso à informação e orientação, por meio de cursos de treinamento e cadastro de artistas sobre os novos editais da Lei Aldir Blanc; análise e conclusão do processo de tombamento do Sítio Arqueológico de Ouro Fino; e termo de inclusão do Caminho de Cora Coralina na programação do 22º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2021).

Foram distribuídos também materiais de divulgação sobre a poetisa Cora Coralina, como gravuras emolduradas, livros, banners e kits de primeiros socorros em diversos pontos do trajeto, além de placas indicativas que foram afixadas pela equipe da Secult, ao longo do percurso do Caminho de Cora, visando orientar e informar os visitantes e turistas.

Os produtores da região receberam ainda oficinas de capacitação de horticultura e formação de horta comunitária para atendimento da população, por meio de parceria com o Senar – Povoado de Palestina; e entrega de diversos livros (arrecadados via campanha na Retomada) para o projeto Aprendizes de Cora, cuja finalidade se destina à alfabetização de adultos.

A Caravana nos Povoados fez o mapeamento e levantamento de demandas e deu orientações; visitação e acompanhamento com a equipe da Seapa aos produtores rurais previamente cadastrados para ofertar as linhas de crédito do Agronegócio, em parceria com a Goiás Fomento, além de curso de capacitação em informática, na cidade de Jaraguá.

Em Corumbá e região, comerciantes receberam a visita de agentes. “Incluí meu comércio no roteiro de carimbo do percurso por apoiar a iniciativa ambiental e para movimentar meu negócio”, destaca a comerciante de Corumbá, Enilma Dias, que havia feito a inscrição após uma visita da Caravana da Retomada, meses antes.

Gilma Barreto Rodrigues, da Pousada Recanto da Serrinha, que funciona desde 2012, também comemora o aquecimento do turismo na região. “Melhorou o movimento nos últimos dois meses. Eu e meu marido fizemos o caminho de Cora. Já recebi pessoas de outros estados. Na minha pousada já recebemos mineiros, gaúchos e pessoas da Amazônia”, afirma.

A comitiva também passou pela Pousada Riacho das Pedras, em Cocalzinho, seguindo pelo acampamento Del Rancho, ponto de carimbo de passaporte de Corumbá. Em Pirenópolis, a moradora Cleuza Alves, da Fazenda do Quinzinho, defendeu o trabalho pela conscientização do Meio Ambiente. “Muito bom receber a comitiva, acho que devemos preservar a natureza. Esse é o principal recado que fica”, diz.

No povoado de Radiolândia, também conhecido por “Rabeia Bode”, localizado a 40 quilômetros de Pirenópolis, equipes da Secult e da Retomada formaram multiplicadores para a Lei Aldir Blanc, na Escola Municipal Radiolândia. Com o resultado, servidores da localidade farão busca ativa de artistas na região para participação dos 20 editais de fomento.

No sábado, 21, o governador Ronaldo Caiado fez o encerramento da expedição Desafiando Limites, parabenizando os atletas com recepção na Casa de Cora Coralina, onde os maratonistas puderam conhecer a residência e um pouco da história da poetisa, um dos ícones da literatura goiana.

História

O Caminho de Cora é um percurso com cerca de 300 km, integrado por cidades históricas e belas paisagens naturais. Cada trecho guarda atrativos turísticos naturais, culturais, históricos, simbólicos e religiosos, evidenciando as raízes indígenas, africanas e europeias do povo goiano. O trajeto foi inspirado na coragem desbravadora da grande poetisa goiana, Cora Coralina.

Ponto turístico

Localizadas na  zona rural de Calcilândia, distrito da cidade de Goiás, as Ruínas de Ouro Fino são vestígios do que restou do Arraial de Ouro Fino, povoado que desapareceu da paisagem goiana, ficando presente apenas na memória das famílias que naquela região moravam.

As ruínas, que ainda insistem em resistir ao inevitável avanço do tempo e na escrita da história, é um dos percursos que também integra o Caminho de Cora, sob a gerência da Goiás Turismo.

A obra está inserida em um processo de tombamento pelo Estado, via Secretaria de Cultura (Secult Goiás), que visa restaurar e preservar o espaço, mantendo viva sua história. Como ponto de parada dos turistas, no percurso do Caminho de Cora, a proposta é que a atração sirva para movimentar a economia local e gerar emprego na região.

As ruínas da antiga igrejinha de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Fino revelam parte do passado que alicerçou o que é hoje o Estado de Goiás. Memórias que não devem ser esquecidas.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Dia das mães no estilo Tenista.

Publicado

on


No último dia 10 de maio a ACT – Associação Clube de Tennis de Goiânia abriu a casa para receber o grupo Minions e celebrar o dia das mães. Este grupo de mulheres tenistas que somam mais de 40 participantes se reunem todas as sextas-feiras para uma descontraída partida, ou como elas dizem, para uma manhã de Play.

Coordenadoras do evento Lara Macedo e Kamilla Lobo


Essa sexta foi diferente, elas trocaram a raquete pela taça em um brunch patrocinado pela empresária Sophia Imai e os médicos Dermatologista Dr Fabiano Ribeiro e Elter Borges.
Mas além da festa a manhã foi lançamento do torneio:
“As Patroas”, o maior na categoria no estado e o encerramento da Ação Social em prol das vítimas da enchente do Rio Grande do Sul.
O grupo que se fortalece a cada dia pelo seu estilo único: unidas e barulhentas vem tomando espaço na categoria do esporte em nossa capital.

Fotos André Cywinski

CONTINUE LENDO

Musica

Mandingaman faz show em comemoração ao Dia Nacional do Reggae nesta sexta-feira (10)

Publicado

on

Considerado um dos pioneiros do gênero musical em Goiânia, grupo se apresentará a partir das 22h30, no Lowbrow Lab Arte & Boteco, com os melhores clássicos do Rei do Reggae Bob Marley

Nesta sexta-feira (10), o reggae será o ritmo do Lowbrow Lab Arte & Boteco. A casa receberá o grupo Mandingaman com o show “Marley Celebration”, em comemoração ao Dia Nacional do Reggae no Brasil, celebrado em 11 de maio. A apresentação terá início às 22h30 e promete uma noite repleta dos melhores clássicos de Bob Marley.

“O repertório do show Marley Celebration é composto pelos hits do rei do reggae, homenageando a essência do reggae com letras que defendem o despertar da fé, da positividade e da consciência no caminho contra a opressão, sempre defendendo a paz, união, igualdade e liberdade entre as pessoas, povos e nações”, destaca Nando Ras, vocalista da Mandingaman.

Neste show, além de Nando Ras (vocal) e Fernanda Andrade (vocal), que seguem desde a formação anterior, o Quarteto Reggae Jazz assumirá o posto de banda de apoio com os instrumentistas Daniel Jesus (guitarra), Rodrigo Vale (contrabaixo), Wagner Gamma (teclado) e André  Gobbi (bateria).

Considerado um dos pioneiros do reggae em Goiânia, o grupo Mandingaman está na ativa desde 1997 e tem se apresentado em eventos importantes do estado, como o Deu Praia Piri (2022 ), Canto da Primavera (2022 – 2023), Festival Cerrado Vive e Luau Piri Festival.

Situado na Rua 115, nº 1.684, no Setor Sul, o Lowbrow Lab Arte & Boteco abre às 19h com a exposição Gulira – Inovação e Destecnologia Ltda, da artista plástica Emília Simon, e também com os melhores drinks e comidas de boteco.

Encerramento da primeira temporada
O Lowbrow Lab Arte & Boteco anuncia que o mês de maio marcará o fim de sua primeira temporada, na Rua 115, nº 1684, no Setor Sul. Em oito anos de atividade, o local sediou mais de mil shows, 50 exposições, dezenas de workshops, oficinas e lançamentos de livros, consolidando-se como um polo de difusão de diversas manifestações artísticas. O Lowbrow, no entanto, não se despede da cidade. Em breve, a casa anunciará mais informações sobre a segunda temporada, que será em um novo local e contará com muitas novidades, bem como a programação de despedida da Rua 115.

Serviço
O que:
 Show “Marley Celebration” com banda Mandingaman
Quando: sexta-feira, 10/5
Horário de abertura da casa: 19h
Horário do show: 22h30
Entrada: R$ 25
Local: Lowbrow Lab Arte & Boteco (Rua 115, quadra F43A, lote 214, nº 1684, Setor Sul)
Em cartaz: Gulira: Inovação e Destecnologia Ltda, de Emilia Simon – visitação gratuita.
Reservas pelo whatsapp (62) 3932-4604

OlhO Comunicação Estratégica

CONTINUE LENDO

Musica

Goyaz Pop

Publicado

on

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a turnê Goyaz Pop, um encontro inédito de três grandes ícones da cultura goiana: Nila Branco, Anderson Richards, do Mr Gyn, e Marco Antonini. Serão três apresentações gratuitas.

A primeira delas no próximo dia 9 de maio, no palco Cultura, no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida de Goiânia. O show reúne uma grande equipe de 12 pessoas e marca os 25 anos de carreira de Nila Branco, que enfrenta um tratamento contra o câncer e nunca abandonou os palcos. “A energia que a gente recebe do público é o que me alivia”.

Fonte Jornalista Fernanda Arcanjo

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias