Connect with us

Eventos

“Global, urgente e necessário”, diz consultor de meio ambiente sobre tema do 25º Fica

Publicado

on

De 11 a 16 junho, festival discutirá temas que envolvem “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”. Serão exibidas 42 produções audiovisuais, além de oficinas e cursos, na Cidade de Goiás. 

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) acontecerá entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade de Goiás, e abordará a temática “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”. O objetivo é abrir reflexões e debates sobre a relação entre ser humano e natureza e as consequências para o planeta.

Durante seis dias, a Cidade de Goiás será palco de discussões e atividades fundamentais para o futuro do planeta, a partir da exibição dos 42 filmes selecionados nas quatro Mostras Competitivas, além das oficinas, cursos e debates, que elevarão o nível e o acesso ao conhecimento sobre o que envolve o tema proposto.

A reflexão que se coloca em 2024 se alinha à visão do futuro indissociável da questão ambiental que sempre pautou as outras edições. Como a tecnologia e a inovação podem contribuir no cenário de aceleração das mudanças climáticas? Quais tecnologias – high techs, tradicionais, indígenas? Quais os limites dessas contribuições enquanto a humanidade não altera a ética da sua relação com a natureza? A riqueza desse tema está justamente em todas as questões que ele desperta.

Escolha e relevância do tema

O professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e consultor de meio ambiente, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, destaca a relevância atual do tema e a importância de reforçar o debate junto à população.

“Nós precisamos falar disso em todos os espaços possíveis, das mais variadas formas, inclusive usando os recursos audiovisuais. As mudanças climáticas constituem um dos grandes desafios contemporâneos globais. Essa temática não poderia ser mais relevante, urgente e necessária, principalmente pensando no Estado de Goiás, que tem uma economia fortemente baseada na produção de commodities agrícolas, que são afetadas pelas mudanças climáticas, além de ser um grande produtor de alimento e cultura, o estado é, sobretudo, produtor de água.  Precisamos debater esse assunto junto com a população e pensarmos também que o festival transcende a cidade e o Estado de Goiás”, afirma. 

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, existe uma contradição em relação aos avanços tecnológicos e o retrocesso na conservação ambiental. Para ela, “é preciso reverter a ideia de que o progresso em tecnologia e inovação e a conservação do meio ambiente não caminham juntos”.  

“Assim, por vivenciarmos essas contradições, a escolha do recorte temático para o 25º Fica não poderia ser diferente, pois é preciso (re) pensar o futuro no qual tecnologia, inovação e meio ambiente caminhem na mesma esteira em prol da sobrevivência”, completa.

Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura de Goiás, corrobora:  “A tecnologia é tanto causa dos diversos problemas ambientais que temos enfrentado, como a principal ferramenta de solução. O Fica, enquanto um dos principais festivais de cinema ambiental do mundo e o principal do Brasil,  é um canal importante para enriquecer esse debate na busca por soluções e engajamento”. 

Evento multicultural

O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. A 25ª edição do festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Crédito das fotos: Secult Goiás

OlhO Comunicação Estratégica
Twitter/Facebook: @OlhOComunica 

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Sicoob Coopercred comemora 40 anos com show de Almir Sater em Goianésia

Publicado

on

Cantor e ator será a atração principal em evento festivo da cooperativa de crédito

O Sicoob Coopercred, pioneira no ramo de cooperativas de crédito em Goiás, está prestes a celebrar quatro décadas de história e conquistas. Para marcar essa importante data, a cooperativa está preparando uma festa especial, que contará com um show exclusivo do cantor, compositor e ator Almir Sater. O evento, agendado para o dia 17 de maio, acontecerá no Clube Campestre de Goianésia e pretende reunir cerca 750 pessoas, entre cooperados, colaboradores, parceiros e convidados. Com ingressos à venda a partir de R$ 150,00, os participantes terão acesso a um ambiente festivo e acolhedor, com serviço open bar e open food.

Além de sua consagrada carreira na música, Almir Sater ganhou reconhecimento nacional também como ator, tendo participado de diversas produções televisivas de sucesso, incluindo a atual novela global “Renascer”. Entre os sucessos de Almir Sater destacam-se composições que se tornaram verdadeiros hinos da música regional-popular brasileiro, como “Tocando em Frente”, “Chalana” e “Cabecinha no Ombro”. 

Enquanto se prepara para celebrar seu quadragésimo aniversário, o Sicoob Coopercred também reflete sobre suas conquistas ao longo dos anos. “A cooperativa, que além de Goianésia, possui presença em Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e Correntina, todas na Bahia, destaca-se como a primeira cooperativa de crédito fundada em Goiás. Sua trajetória de sucesso é marcada não apenas pela inovação e excelência em serviços financeiros, mas também pelo compromisso com seus cooperados e com a comunidade em que está inserida”, desataca o diretor presidente do Sicoob Coopercred, Genilson Pinheiro.

Com a implantação da Governança Corporativa em 2014, o Sicoob Coopercred experimentou um crescimento significativo, contando atualmente com cerca de 4 mil cooperados. “Essa expansão é reflexo do comprometimento da cooperativa em oferecer soluções financeiras sólidas e acessíveis, alinhadas com as necessidades e expectativas de seus membros”, disse Isaac Amaral, diretor Operacional do Sicoob Coopercred.

Serviço:

40 anos Sicoob Coopercred – Show Almir Sater

Data: 17/05/2024

Local: Clube Campestre de Goianésia – Goianésia / GO

Horário: 20 horas

Valor: a partir de R$ 150,00

Ingressos pelo site: https://baladapp.com.br/a/festa-em-comemoracao-aos-40-anos-do-sicoob-coopercred/5050

Att,

Lucas Cássio de Moraes

CONTINUE LENDO

Eventos

Semana de Enfermagem

Publicado

on

A presidente Dra. Thais Luane Pereira de Almeida Prado e toda diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN-GO) promove, de 14 a 22 de maio, a Semana da Enfermagem, com foco nos Avanços Tecnológicos na Enfermagem. Palestras, mesas-redondas e apresentações marcam o evento, que aborda temas como ética profissional, novas áreas de atuação e estratégias para enfrentar o estresse na profissão. Inscrições disponíveis em www.corengo.org.br.

CONTINUE LENDO

Eventos

Vila Cultural Cora Coralina recebe evento de cultura pop/geek e HQ com entrada gratuita

Publicado

on

Mandrake Fest acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio com palestras, oficina de cosplay, mesa de RPG com a presença especial do ator e humorista Fernando Caruso, concurso de cosplay e feira de expositores. A programação é para todas as idades

A quarta edição do Mandrake Fest acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de maio, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. O evento, que é um dos maiores do estado sobre HQs, contará com uma programação que envolve palestras e atividades de entretenimento voltadas para a cultura pop/geek para todas as idades. Todo o line up é gratuito.

O festival começa na sexta-feira (10), a partir das 14h, e segue até às 17h do domingo (12) com as seguintes palestras: O Universo das Miniaturas, Literatura Expandida, Design Editorial, Processo Criativo em HQs, Dossiê do Artista, Cosplay no Evento, Da Gráfica para o Balcão – A Saga dos Livreiros e Mercado Editorial no Brasil – Livros dos 4 Cantos do Mundo Chegando ao Brasil.

As explanações terão como temática o “Caminho do Livro”, cuja ideia é abordar a jornada completa do livro, desde a criação até a distribuição, passando pelos processos de design, editoração, produção independente, curadoria e gestão de livrarias.

Além disso, na sexta-feira, o evento contará, ainda, com uma mesa de RPG, que é uma atividade que propõe um jogo de atuação para os participantes, com a presença especial do ator e humorista Fernando Caruso. Já no sábado, também haverá uma oficina de maquiagem para cosplay.

Quem for ao evento ainda poderá prestigiar a feira de artes, onde serão comercializados os trabalhos de editoras, livrarias e artistas independentes de diferentes partes do país.

O Mandrake Fest é uma realização da Mandrake Comic Shop, com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Mais informações sobre o festival podem ser conferidas no instagram @mandrakecomicshop.

Concurso de cosplay está com inscrições gratuitas abertas
Outra atração do Mandrake Fest é o concurso de cosplay, que está com inscrições abertas até o dia 8 de maio. Os interessados deverão preencher o formulário disponível no link da bio do Instagram da Mandrake (@mandrakecomicshop) e postar, até o dia seguinte, uma foto marcando a página e com a hashtag #mandrakefest. A inscrição é gratuita e aberta a todos, sendo que menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis.

Os inscritos serão observados e analisados durante o evento por jurados ocultos. Isso significa que, ao invés de desfilar em um palco formal, os cosplayers serão avaliados de forma anônima por critérios como fidelidade ao personagem representado; detalhes, acabamentos e acessórios da roupa ou de objetos complementares; e comportamento, movimentação e representação do personagem escolhido.

Os vencedores do concurso receberão troféu, além de vale-compras na Mandrake Comic Shop no valor de 400, R$ 200 e R$ 100, para os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. O resultado será anunciado após o término do evento nas redes sociais da loja.

Confira a programação completa:

MANDRAKE FEST 2024
10, 11 e 12 de Maio
Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/nº, Setor Central, Goiânia – GO
Entrada gratuita

SEXTA-FEIRA (10/5)
14:00 – Palestra “O Universo das Miniaturas” com Fábio Miniaturas
15:00 – Palestra “Literatura Expandida” com Ademir Luiz
17:00 – Mesa de RPG com Fernando Caruso, Gustavo Doo, Eduardo Kolody e Gustavo Marques

SÁBADO (11/5)
10:00 – Oficina de Maquiagem para Cosplay com Kim Batista
14:00 – Palestra “Design Editorial” com Tiago Holsi
15:00 – Palestra “Processo Criativo em HQs” com Edgar Franco Ciberpajé
16:00 – Palestra “Dossiê do Artista” com Luiz Gê e Márcio Jr.

DOMINGO (12/5)
11:00 – Palestra “Cosplay no Evento” com Thaiza Montine
13:00 – Palestra “Da Gráfica para o Balcão – A Saga dos Livreiros” com Mandrake Comic Shop, Livraria Palavrear, Livraria Pomar e Banca Tatui
15:00 – Palestra “Mercado Editorial no Brasil – Livros dos 4 Cantos do Mundo Chegando ao Brasil” com Pipoca & Nanquim

OlhO Comunicação Estratégica

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias