Ligada ao conceito de One stop shop, a proposta do mall é oferecer conveniência para o dia a dia das pessoas e uma gestão ativa que movimenta o comércio local
Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) , o Brasil tem quase 650 shoppings no total, com previsão de inaugurar mais 17 neste ano. Este mercado movimenta quase R$ 200 milhões anualmente e gera mais de 1 milhão de empregos diretos. Goiás tem 32 shoppings com uma Área Bruta Locável (ABL) total de 693 milhões de metros quadrados e o número deve aumentar em 2025, pois o segmento se consolidou como uma das preferências das famílias quanto o assunto é realizar compras, por motivos que envolvem praticidade por oferecer uma maior variedade de serviços e produtos em um mesmo local e até segurança.
Neste segmento, operações que têm crescido e se tornado uma tendência de ascensão na rotina da vizinhança é o de shoppings de bairro, avalia Victor Nakamura, CEO do Grupo Mauá, responsável pela gestão do Jardim Goiás Mall. Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, realizada em países da América Latina, incluindo o Brasil, apontou que 68% dos entrevistados fazem suas compras perto de casa, optando pela conveniência da proximidade com o ponto de venda. Segundo Nakamura, a pesquisa evidencia que, atualmente, as pessoas estão em busca de praticidade para resolver suas demandas do dia a dia e um street-mall é uma alternativa prática e moderna para isso.
“A rotina de vida intensa entre trabalho e responsabilidades da família, aliada à busca por saúde e soluções diárias muitas vezes resultam em grandes deslocamentos e longos tempos de permanência. Nos shoppings de bairro, o conceito de one stop shop considera o tempo para o que mais importa, onde a pessoa faz tudo o que precisa de forma prática, segura e rápida.”
Um exemplo é o Jardim Goiás Mall, desenvolvido pelo Grupo Mauá, em parceria com a Somos e a Toctao Soluções em Engenharia, em operação desde setembro de 2023. Com cerca de 5 mil metros quadrados, o projeto foi desenvolvido no Jardim Goiás, um dos bairros mais adensados e valorizados nos últimos anos, com objetivo de atender toda a vizinhança. Com o aumento da população de uma região amplamente residencial, cresceu também a necessidade de serviços e conveniências de apoio à rotina das famílias.
O centro de compras, situado na Avenida E do Jardim Goiás, oferece lojas âncoras como a academia SmartFit, o Empório Moreira, agência do Banco BRB e um mix de lojas de diversos segmentos como vestuário, acessórios e alimentação. “Temos estacionamento gratuito para nossos clientes e uma praça integrada como uma gentileza urbana para os usuários, onde realizamos vários eventos gratuitos para a comunidade”, destaca ele.
Gestão ativa
Para Victor Nakamura, o que diferencia um shopping de bairro de uma simples galeria vai além do tamanho, quantidade das lojas e infraestrutura oferecida: o grande diferencial está em participar da rotina dos clientes com soluções criativas e convenientes. Ele destaca o exemplo do Jardim Goiás Mall. “O mix de lojas busca compor soluções que estejam inseridas na rotina dos clientes. Valorizamos uma relação direta com o bairro e decidimos atuar com ativações criativas envolvendo desde crianças a adultos, com programações temáticas em datas comemorativas, feiras que promovem o empreendedorismo feminino e também ações com foco em promoção de saúde e qualidade de vida”, explica.
Uma consumidora que é adepta do conceito one stop shop e frequenta o Jardim Goiás Mall é a gestora de marketing Samara Borges de Oliveira, de 25 anos. A goiana conta que mora com a família na região do Jardim Goiás desde de sua infância e agora aproveita as facilidades do mall para ganhar tempo no seu dia a dia. “Eu sempre vou pra lá direto após o serviço para fazer meu exercício físico na academia e já aproveito para resolver o que preciso no mesmo lugar. Seja comprar algum presente, comer algo ou comprar as coisas do dia a dia”, relata ela.
A arquiteta Julieth Fernandes é outra usuária do Jardim Goiás Mall e percebe a importância de o bairro ter essa infraestrutura de serviços. Natural do Rio de Janeiro, ela decidiu se mudar para a capital goiana há cinco anos, após a pandemia, para ficar mais próxima da família, que reside no bairro. Ela conta que a abertura do shopping de bairro facilitou sua rotina, por ser mais próximo e oferecer um mix de serviços que atende às suas necessidades.
“Antes de ter o Jardim Goiás Mall eu frequentava um shopping de grande porte aqui perto, porém gastava muito tempo e enfrentava trânsito, com a abertura do mall eu migrei para resolver tudo aqui por ser mais prático”, afirma a arquiteta, que já é adepta deste tipo de rede de comércio desde que morava no Rio de Janeiro, pois, segundo ela, lá a presença deste perfil de mall é forte nos bairros. Julieth também foi atraída pela academia, mas hoje é cliente do empório, da farmácia e de outras lojas do local.
A Feijoada do Elpídio passa a integrar oficialmente o Calendário de Eventos de Goiânia pela Lei 11.399 de 12 de maio de 2025, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sandro Mabel. A propositura é do vereador Anselmo Pereira e valoriza a mais tradicional Feijoada de Goiânia. O restaurateur Elpidio Fiorda Neto, realiza a feijoada há 22 anos reunindo a sociedade goianiense e o sucesso aumenta a cada ano. Pela Lei, fica instituído o Dia da Feijoada do Elpídio, a ser realizado, anualmente, no mês de novembro. “É imensa a minha gratidão pela inclusão da Feijoada que realizo com tanta dedicação e carinho, no Calendário de Eventos de nossa capital. Isso reforça ainda mais a minha responsabilidade em fazer sempre o melhor para atender a todos nessa grande celebração da vida em torno do prato tradicional da culinária brasileira, uma paixão nacional”, comemora Elpidio. Ele garante que realizará muitas edições da feijoada para brindar com os amigos a conquista e a vida bem vivida.
Na próxima terça-feira, dia 27 de maio, Goiânia recebe o 1º Fórum de Escolas e Líderes de Goiás, um encontro que reunirá gestores e lideranças educacionais para discutir os desafios da chamada Gestão Escolar 5.0.O evento acontece das 18h30 às 21h, no auditório da Escola Átrio, e tem como tema central “O Malabarismo da Gestão Escolar 5.0”, uma reflexão sobre como equilibrar as demandas tecnológicas, humanas e organizacionais no contexto educacional contemporâneo.Entre os temas em pauta estão os impactos da inteligência artificial na educação, os riscos invisíveis que envolvem assédio, saúde mental e passivo trabalhista nas escolas, além dos desafios da liderança, da gestão de equipes e da construção de uma cultura de inovação.O Fórum contará com a participação de especialistas nas áreas de tecnologia, direito e gestão educacional, além de uma programação que inclui painel sobre inclusão escolar, mesa redonda com gestores convidados e apresentações no formato dinâmico Pecha Kucha.
A proposta é fortalecer a rede de líderes educacionais da região, promovendo a troca de experiências e a construção de soluções para uma escola mais conectada com os desafios e possibilidades do presente e do futuro.As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
A médica ginecologista com especialidade em estética íntima feminina Dra. Maria Augusta Ranulfo, acaba de chegar de uma viagem cheia de aventuras feita no continente africano, com direito a safari e visitas a aldeias locais