Connect with us

Cultura

“Incertezas Críticas” estreia terceira temporada inédita com filósofos brasileiros

Publicado

on

Dedicada a expor o pensamento de intelectuais brasileiros, a terceira temporada da série “Incertezas Críticas”, de Daniel Augusto, estreia com exclusividade no canal Curta! e no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Essa nova leva de episódios inéditos traz as reflexões de 13 pensadores sobre o mundo contemporâneo. A cada episódio, há um novo convidado. São eles: Christian Dunker, Djamila Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Marilena Chaui, Olgária Matos, Paulo Arantes, Peter Pál Pelbart, Raquel Rolnik e Renato Janine Ribeiro.

No primeiro episódio, Christian Dunker — psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e autor de vários livros — aborda temas como fake news e a “lógica de condomínio” que, segundo ele, se instaurou no país a partir de 1973. “A solução da lógica de condomínio é mais ou menos a seguinte: o Brasil deu errado. E já que não vai dar para conversar com todo mundo, por que a gente não faz um mini Brasil? E, aí, vai dar certo. A gente excluiu, invisibilizou, patologizou essas formas de vida que trazem problema”, explica Dunker.

Em outro momento, o psicanalista reflete sobre a pós-verdade. “É um cinismo que consegue capturar uma verdade que tem uma estrutura de ficção e usá-la para a falsidade, para promover mais alienação, menos crítica, mais opressão e silenciamento. É um truque da sociedade condominial”, complementa.

“Incertezas Críticas” é uma produção da Grifa Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Quinta do Pensamento, 12 de agosto, às 20h30.

 

‘A mãe de todas as lutas’: a questão fundiária
pela ótica feminina

Cineasta premiada, Susanna Lira (Torre das Donzelas/Positivas/Damas do Samba) é a diretora de “A Mãe de Todas as Lutas”, que estreia com exclusividade no Curta! e no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Inédito, o filme mostra a luta pela terra no Brasil sob a ótica feminina, tendo como protagonistas duas mulheres: Shirley Krenak e Maria Zelzuita.

Com pesquisa extensa e rico acervo de imagens, o documentário convida o público a entender a complexidade do cenário fundiário. Das batalhas dos indígenas pela demarcação de terras, passando pelo MST e pela história do Massacre de Eldorado dos Carajás — no qual 21 trabalhadores rurais foram assassinados —, a produção aborda a questão agrária no Brasil de forma poética e, ao mesmo tempo, reflexiva.

Shirley Krenak traz, em sua trajetória, a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Já Maria Zelzuita, sobrevivente do Massacre de Eldorado dos Carajás, luta por uma terra produtiva e também pelo sonho da construção de uma memória, de sua morada, de pertencimento e acolhimento. A Modo Operante Produções assina a produção, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. exibição é na Sexta da Sociedade, 13 de agosto, às 21h35.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Dia das mães no estilo Tenista.

Publicado

on


No último dia 10 de maio a ACT – Associação Clube de Tennis de Goiânia abriu a casa para receber o grupo Minions e celebrar o dia das mães. Este grupo de mulheres tenistas que somam mais de 40 participantes se reunem todas as sextas-feiras para uma descontraída partida, ou como elas dizem, para uma manhã de Play.

Coordenadoras do evento Lara Macedo e Kamilla Lobo


Essa sexta foi diferente, elas trocaram a raquete pela taça em um brunch patrocinado pela empresária Sophia Imai e os médicos Dermatologista Dr Fabiano Ribeiro e Elter Borges.
Mas além da festa a manhã foi lançamento do torneio:
“As Patroas”, o maior na categoria no estado e o encerramento da Ação Social em prol das vítimas da enchente do Rio Grande do Sul.
O grupo que se fortalece a cada dia pelo seu estilo único: unidas e barulhentas vem tomando espaço na categoria do esporte em nossa capital.

Fotos André Cywinski

CONTINUE LENDO

Musica

Mandingaman faz show em comemoração ao Dia Nacional do Reggae nesta sexta-feira (10)

Publicado

on

Considerado um dos pioneiros do gênero musical em Goiânia, grupo se apresentará a partir das 22h30, no Lowbrow Lab Arte & Boteco, com os melhores clássicos do Rei do Reggae Bob Marley

Nesta sexta-feira (10), o reggae será o ritmo do Lowbrow Lab Arte & Boteco. A casa receberá o grupo Mandingaman com o show “Marley Celebration”, em comemoração ao Dia Nacional do Reggae no Brasil, celebrado em 11 de maio. A apresentação terá início às 22h30 e promete uma noite repleta dos melhores clássicos de Bob Marley.

“O repertório do show Marley Celebration é composto pelos hits do rei do reggae, homenageando a essência do reggae com letras que defendem o despertar da fé, da positividade e da consciência no caminho contra a opressão, sempre defendendo a paz, união, igualdade e liberdade entre as pessoas, povos e nações”, destaca Nando Ras, vocalista da Mandingaman.

Neste show, além de Nando Ras (vocal) e Fernanda Andrade (vocal), que seguem desde a formação anterior, o Quarteto Reggae Jazz assumirá o posto de banda de apoio com os instrumentistas Daniel Jesus (guitarra), Rodrigo Vale (contrabaixo), Wagner Gamma (teclado) e André  Gobbi (bateria).

Considerado um dos pioneiros do reggae em Goiânia, o grupo Mandingaman está na ativa desde 1997 e tem se apresentado em eventos importantes do estado, como o Deu Praia Piri (2022 ), Canto da Primavera (2022 – 2023), Festival Cerrado Vive e Luau Piri Festival.

Situado na Rua 115, nº 1.684, no Setor Sul, o Lowbrow Lab Arte & Boteco abre às 19h com a exposição Gulira – Inovação e Destecnologia Ltda, da artista plástica Emília Simon, e também com os melhores drinks e comidas de boteco.

Encerramento da primeira temporada
O Lowbrow Lab Arte & Boteco anuncia que o mês de maio marcará o fim de sua primeira temporada, na Rua 115, nº 1684, no Setor Sul. Em oito anos de atividade, o local sediou mais de mil shows, 50 exposições, dezenas de workshops, oficinas e lançamentos de livros, consolidando-se como um polo de difusão de diversas manifestações artísticas. O Lowbrow, no entanto, não se despede da cidade. Em breve, a casa anunciará mais informações sobre a segunda temporada, que será em um novo local e contará com muitas novidades, bem como a programação de despedida da Rua 115.

Serviço
O que:
 Show “Marley Celebration” com banda Mandingaman
Quando: sexta-feira, 10/5
Horário de abertura da casa: 19h
Horário do show: 22h30
Entrada: R$ 25
Local: Lowbrow Lab Arte & Boteco (Rua 115, quadra F43A, lote 214, nº 1684, Setor Sul)
Em cartaz: Gulira: Inovação e Destecnologia Ltda, de Emilia Simon – visitação gratuita.
Reservas pelo whatsapp (62) 3932-4604

OlhO Comunicação Estratégica

CONTINUE LENDO

Musica

Goyaz Pop

Publicado

on

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a turnê Goyaz Pop, um encontro inédito de três grandes ícones da cultura goiana: Nila Branco, Anderson Richards, do Mr Gyn, e Marco Antonini. Serão três apresentações gratuitas.

A primeira delas no próximo dia 9 de maio, no palco Cultura, no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida de Goiânia. O show reúne uma grande equipe de 12 pessoas e marca os 25 anos de carreira de Nila Branco, que enfrenta um tratamento contra o câncer e nunca abandonou os palcos. “A energia que a gente recebe do público é o que me alivia”.

Fonte Jornalista Fernanda Arcanjo

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias