Confraternizações impulsionam aumento na procura por chope, que ganha espaço entre empresas pela praticidade, segurança e volume para grandes eventos.
Com a chegada da temporada de festas e confraternizações de fim de ano, produtores cervejeiros relatam uma elevação na demanda por chopp, especialmente para eventos corporativos e de grande escala.
De acordo com o empresário Murillo Porto, proprietário da Distribuidora Cervejaria Oktos (Goiânia), a tendência vem se intensificando em 2025.
“Estamos vendo cada vez mais empresas planejando confraternizações com antecedência e optando por chopp de qualidade para atender melhor seu evento e valorizar sua equipe.”, lembra Murillo que vários chopes da Cervejaria Oktos, empresa Goiana, vem sendo premiadas em concursos nacionais, como por exemplo o Chopp Oktos Pilsen medalha de Ouro pela ABRACERVA (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal).
Segundo ele, muitas corporações fazem pedidos para 10, 15 barris ou mais: “É um volume significativo, e para nós esse período acaba sendo estratégico, com Nohaal e logística conseguimos atender melhor nossos clientes em especial aos pedidos em escala com antecedência.
”Esse comportamento vai ao encontro de projeções do setor cervejeiro. Em Minas Gerais, por exemplo, o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas (SindBebidas) estima um aumento de até 20% nas vendas de chopp e cervejas artesanais durante a temporada de confraternizações de final de ano.
Além disso, dados mais amplos sobre a produção no Brasil reforçam a relevância desse segmento: conforme a Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE, mais de 90% da produção de bebidas alcoólicas industrializadas em 2024 foram cervejas e chopps.
Para Murillo, o movimento reflete não apenas a sazonalidade, mas uma mudança de comportamento do consumidor:
“As pessoas estão mais atentas à procedência das bebidas, valorizando não só o sabor, mas a segurança e a previsibilidade logística, especialmente quando se trata de eventos importantes com equipes inteiras reunidas.
Neste sentido a Cervejaria Oktos também é destaque, pelo 4º ano consecutivo ao receber o Selo Alimento Confiável do SENAI, que é um compromisso com a qualidade, segurança e boas práticas de fabricação.”
Além disso, dados mais amplos sobre a produção no Brasil reforçam a relevância desse segmento: conforme a Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE, mais de 90% da produção de bebidas alcoólicas industrializadas em 2024 foram cervejas e chopps.
Para Murillo, o movimento reflete não apenas a sazonalidade, mas uma mudança de comportamento do consumidor: As pessoas estão mais atentas à procedência das bebidas, valorizando não só o sabor, mas a segurança e a previsibilidade logística, especialmente quando se trata de eventos importantes com equipes inteiras reunidas.
Neste sentido a Cervejaria Oktos também é destaque, pelo 4º ano consecutivo ao receber o Selo Alimento Confiável do SENAI, que é um compromisso com a qualidade, segurança e boas práticas de fabricação.”
Outro ponto destacado por ele é a necessidade de planejamento: como os equipamentos para armazenar e servir chope são finitos, o final do ano exige confirmação antecipada.
“Quem deixa para última hora corre o risco de não conseguir barril, estrutura ou equipe para servir direito”, alerta.
A Oktos, cervejaria sediada em Aparecida de Goiânia, combina tradição e inovação. Fundada com inspiração em cervejarias europeias, a fábrica evoluiu muito desde 2006, a linha Pilsen já conquistou reconhecimento nacional. Para as empresas que planejam confraternizações desse tipo, Murillo reforça: “Faça a reserva cedo, garanta qualidade e segurança, e transforme a celebração em um momento realmente memorável.”
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.